Pular para o conteúdo principal

Turn- und Sportverein Bayer 04 Leverkusen e. V.

O TSV Bayer 04 Leverkusen e.V foi criado após uma iniciativa de trabalhadores alemães, que pediram ao seu chefe para criar um clube esportivo com o intuito de ajudar financeiramente o lugar para o qual trabalhavam. A idéia foi aceita e o então presidente da empresa, Friedrich Bayer, em 1904, resolveu criar a agremiação.
A companhia fundadora foi a Bayer Company, hoje umas das mais importantes do mundo no setor de medicamentos. O time de futebol ganhou forma apenas em 1907, mas foi em 1928 que a entidade se desligou do antigo centro esportivo e fundou o clube Sportvereinigung Bayer 04 Leverkusen, que englobava futebol, handebol e atletismo, excluindo os ginastas, já que na época havia uma rixa entre eles e os praticantes de outros esportes.
Os jogadores mantiveram as cores tradicionais do time, o vermelho e preto, e os ginastas adotaram o azul e amarelo. Em 1936, a entidade já disputava a segunda divisão do Campeonato Alemão e, neste mesmo ano, a empresa que fundou o clube trocava de mãos, não pertencendo mais à família Bayer.
Em 1951, o Bayer Leverkusen ascendeu à primeira divisão de futebol da Alemanha, disputando a Oberliga ocidental até a temporada de 1956, quando foi rebaixado para segunda divisão.
Evolução dos Escudos
Até a criação da Bundesliga – como é chamado o Campeonato Alemão -, na temporada 1962/63, o clube não havia conseguido retornar à elite do futebol alemão. Em 1968, o Bayer ganhou o título da segunda divisão, mas foi eliminado nos playoffs de aceso à elite. Em 1973, o time foi novamente rebaixado, mas desta vez para a terceira divisão, retornando no ano seguinte para a segunda divisão.

O time disputou pela primeira vez o Campeonato Alemão apenas na temporada 1979/80 e, na metade dos anos 1980, conseguiu estabilizar-se na elite do futebol profissional alemão. O primeiro título do clube veio em 1988, quando o time conquistou a Copa da UEFA, após vencer o Espanyol nos pênaltis por 3 a 2, depois de dois resultados por 3 a 0 – um para cada time.
No mesmo ano, o executivo Reiner Calmund assumiu a gerência da equipe e não hesitou em contratar jogadores renomados da Alemanha Ocidental, como Ulf Kirsten, Andreas Thom e Jens Melzig, que se tornaram ídolos da torcida. O mandatário do clube também investiu na contratação de atletas brasileiros, como Jorginho e Paulo Sérgio. Foram contratados também símbolos do clube como Bernd Schuster e Rudi Völler, que ajudaram o time a aumentar sua reputação no país e no cenário internacional, ganhando com isso mais torcedores.
Na temporada 1993/94, o Bayer ganhou seu segundo e último título, a Copa da Alemanha, após vencer por 1 a 0 o Hertha Berlim. Nos anos seguintes o clube viveu uma de suas piores fases ao ser rebaixado novamente em 1996. Quando o técnico Christoph Daum assumiu o comando da equipe, o clube voltou à primeira divisão da Bundesliga e contratou jovens revelações do futebol como os brasileiros Lúcio, Émerson, Zé Roberto e Juan e o alemão Michael Ballack. Depois desse período negro da história do Bayern, o time voltou a jogar um bom futebol, chegando ao vice-campeonato alemão em quatro ocasiões (1997/98, 1999/00, 2000/01 e 2002/03) e a final da Liga dos Campeões de 2002, quando perdeu para os espanhóis do Real Madrid por 2 a 1.
Além de sua melhor participação no maior campeonato internacional europeu, os alemães entraram para a história como a primeira equipe a chegar a final desta competição sem ganhar um título nacional antes.
Na temporada 2002/03 o clube perdeu peças importantes como Zé Roberto e Ballack para o rival Bayern de Munique e nas temporadas seguintes ficou perto mais uma vez do rebaixamento, mas o fato não se consumou.

Títulos

Copa da UEFA 1988
Copa da Alemanha 1993


Estádio

O BayArena é um estádio localizado na cidade de Leverkusen, na Alemanha. É a casa do time de futebolBayer Leverkusen, da Bundesliga.
Inaugurado em 1958 como Ulrich-Haberland-Stadion, um dos gerentes da companhia química-farmacêutica Bayer, que fundou o clube. Originalmente tinha capacidade para 20.000 torcedores.
Em 1986 começou o processo de renovação do estádio, que só foi concluido em 1997, com a ampliação da capacidade para 22.500 lugares. O estádio passou a se chamar BayArena em 1998.
A cidade de Leverkusen se candidatou a ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2006, mas devido a obrigação de estádios com, no mínimo, 40.000 lugares, não se tornou viável.

Hino

Verso 1
Du bist das Leben,
das unsren Tag bestimmt.
Du bist das Spiel,
das jeden Samstag neu beginnt.
Wir sind Dir treu,
Du stehst niemals allein.
Leverkusen - so wird es immer sein.

Verso 2
Du bist der beste Verein
auf dieser Welt.
Du machst uns glücklich,
weil Du spielst, wie’s uns gefällt.
Wir geben alles für Dich
und unsern Sieg.
Leverkusen – mach’ Dich auf
und flieg’.

Refrão 1
Bayer, Bayer 04 – siegen werden wir auch hier.
Wir sind der zwölfte Mann
und steh’n zu Dir.
Das Herz der Löwen schlägt für Dich,
Bayer 04.

Verso 3
In ganz Europa
haben wir uns vorgestellt.
Unser Bayer kämpft gegen den Rest der ganzen Welt.
Wir siegen, weil wir zusammenstehen.
Leverkusen – gemeinsam
wird es gehen.

Verso 4
Wir stehen zum Trainer,
zur Mannschaft und zum Team.
Zu den Spielern,
die einfach nur nach vorne ziehen.
Schwarzrote Löwen,
das werden wir immer sein.
Leverkusen – die einz’ge Macht
am Rhein.

Refrão 2
Bayer, Bayer 04 – siegen werden wir mit Dir.
Wir sind der zwölfte Mann
und steh’n zu Dir.
Das Herz der Löwen schlägt für Dich,
Bayer 04.


Mascote
O principal apelido do Bayer Leverkusen é Löwen (leão, em alemão). Por conta disso, a mascote do clube não poderia ser outra. Com o nome de Brian e amarelo, o animal veste o uniforme do time e representa força e poder, características que significam domínio. O símbolo, quando escolhido, foi muito bem recebido pelos torcedores, principalmente pelas crianças, que são alvo de diversas promoções da equipe.

Apelido: Esquadrão da Fábrica, Löwen (leão).Neverkusen ; Werkself

Site
http://www.bayer04.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância