Pular para o conteúdo principal

Hertha Berliner Sport-Club e.V.

O Hertha Berlim foi fundado como BFC Hertha Berlim 92 no dia 25 de Julho de 1892 por quatro pessoas, duas duplas de irmãos adolescentes – Otto e Willi Lorenz e Max e Fritz Linder.

O nome (Hertha) foi dado por Fritz Linder, que se decidiu por ele depois de uma visita que fez com seu pais a um barco a vapor – as cores da empresa, branca, com listras azuis, que são até hoje também as cores do Hertha BSC.

Em 1901 o clube tornou-se membro da Associação Alemã de Clubes de Futebol (VDB). Na primeira temporada, entrou na segunda liga e terminou em segundo lugar. Três anos depois, mudou-se para a cidade de Gesundbrunnen, no distrito de Wedding, devido ao apoio do dono de restaurante Joseph Schebera (ele pagava o aluguel do novo terreno).

Na temporada 1905/1906 o então BFC Hertha 92 ganhou o primeiro Campeonato Berlim, uma das diversas ligas regionais existentes na Alemanha. No dia 4 de Maio de 1910 Hertha derrotou, em casa, o Southend United por 3 a 1 – foi a primeira vitória de uma equipe alemã sobre uma inglesa, o que fez o clube chamar a atenção.

Ao final da primeira década do século 20, o clube possuía 177 sócios, incluindo-se aí também jogadores – atualmente conta com 12.326 associados. No período da Primeira Guerra Mundial, 36 membros do Hertha foram mortos em combate – mas, apesar de não terem sido disputados campeonatos entre 1915 e 1918, o time apostou em amistosos.

O clube passou a enfrentar problemas financeiros e riscos de rebaixamento. Em 1923, fundiu-se com o Berliner Sports Club (BSC), de onde veio o atual nome do clube. Esta união, porém, foi rompida alguns anos adiante, sem, contudo, fazer o clube deixar de usar o nome pelo qual é conhecido até hoje: Hertha BSC.

No final desta década, a equipe acumulou quatro vice-campeonatos nacionais consecutivos. No começo dos anos 1930, entretanto, a glória: os dois únicos títulos nacionais conquistados pelo clube. O primeiro, diante do Holstein Kiel, foi ganho em uma partida disputada, que terminou 5 a 4. No ano seguinte, agora contra o TSV 1860 Munique, ganhou por 3 a 2 e comemorou o bicampeonato.

Durante o período nazista na Alemanha, houve a colocação de um membro do partido na presidência do clube, como ocorreu este tipo de intervenção em outras entidades.
O clube, como todo o país e também a Europa, sofreu com a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos seguintes, o time teve que mudar de nome para "SG Gesundbrunnen", referindo-se ao distrito de Berlim onde se localizava. Entretanto, retornou brevemente ao nome pelo qual é conhecido hoje – Hertha BSC. O time seguiu participando de uma das diversas ligas que eram disputadas pelo país – no caso, a Upper Liga Berlin e, depois, na Oberliga Berlin.

A partir de 1963 passou a ser disputada a Bundesliga. Na temporada seguinte, entretanto, o Hertha foi punido pela Federação Alemã (DFB), devido a violações ao código da entidade – como suborno – e acabou relegado às ligas regionais. Em 1968, o time consegue retornar para a divisão principal do campeonato nacional.

Em 1971, o Hertha envolveu-se em novo escândalo, relacionado a uma partida do Alemão, o que revelou a crise financeira da equipe, sanada com a venda de seu estádio histórico, “Plumpe”.

Porém, a década de 1970 reservou bons momentos para o clube. Na temporada de 1974/75, a equipe foi vice-campeã nacional, sua melhor colocação na Bundesliga; em 1979, foi semifinalista da Copa da Uefa. Além disso, foi terceiro colocado nacional nas temporadas de 1969/70 e 1970/71.

Na disputa de 1979/80, o Hertha acabou rebaixado para a segunda divisão. Retornou para a temporada de 1982/83, mas terminou outra vez caindo. Sem conseguir subir, desceu para as ligas regionais. O retorno à primeira divisão, para o campeonato de 1990/91, durou novamente apenas um ano.

O time chegou na decisão da Copa da Alemanha em três oportunidades – 1977, 1979 e 1993, nesta ocasião, com um time amador (foi derrotado pelo Bayer Leverkusen por 1 a 0). Na temporada de 1997/98, o clube voltou a disputar a Bundesliga. No campeonato seguinte, terminou na terceira posição.

Na atual década, manteve-se na divisão principal da Alemanha, apesar de alguns percalços com o risco de novo rebaixamento – o que originou diversas mudanças de técnicos – e alcançou algumas participações nas competições européias, porém sem grande destaque. Rebaixado na temporada 2009-10.

Títulos
Campeonato Alemão  1930 e 1931
Copa da Liga Alemã: 2001, 2002


Estádio


O Estádio Olímpico (Alemão: Olympiastadion) em Berlim, desenhado pelo arquiteto alemão Werner March, foi construído entre 1934 e 1936 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936.
Substituiu o Estádio Alemão (Deutsche Stadion) desenhado pelo pai de Werner, Otto March, construído entre 1912 e 1913 para ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1916 que acabariam por ser cancelados devido à Primeira Guerra Mundial. Foi restaurado para a Copa do Mundo de 2006 até meados de 2004.
Foi palco de 6 Jogos, incluindo a estréia do Brasil conta a Croácia, vencida pelos brasileiros por 1 a 0 e a Grande Final entre Itália e a França, com a vitória italiana nos pênaltis por 5 a 3.



Mascote
 
Em agosto de 1999, uma nova mascote apareceu em cena no Hertha Berlim. “Hertinho”, um simpático urso, é criado dentro do projeto de reestruturação do clube para o novo século e se tornou popular, em especial entre os jovens fãs do Hertha.

Alcunhas Alte Dame (Velha Senhora)

Site
http://www.herthabsc.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância