Pular para o conteúdo principal

Hertha Berliner Sport-Club e.V.

O Hertha Berlim foi fundado como BFC Hertha Berlim 92 no dia 25 de Julho de 1892 por quatro pessoas, duas duplas de irmãos adolescentes – Otto e Willi Lorenz e Max e Fritz Linder.

O nome (Hertha) foi dado por Fritz Linder, que se decidiu por ele depois de uma visita que fez com seu pais a um barco a vapor – as cores da empresa, branca, com listras azuis, que são até hoje também as cores do Hertha BSC.

Em 1901 o clube tornou-se membro da Associação Alemã de Clubes de Futebol (VDB). Na primeira temporada, entrou na segunda liga e terminou em segundo lugar. Três anos depois, mudou-se para a cidade de Gesundbrunnen, no distrito de Wedding, devido ao apoio do dono de restaurante Joseph Schebera (ele pagava o aluguel do novo terreno).

Na temporada 1905/1906 o então BFC Hertha 92 ganhou o primeiro Campeonato Berlim, uma das diversas ligas regionais existentes na Alemanha. No dia 4 de Maio de 1910 Hertha derrotou, em casa, o Southend United por 3 a 1 – foi a primeira vitória de uma equipe alemã sobre uma inglesa, o que fez o clube chamar a atenção.

Ao final da primeira década do século 20, o clube possuía 177 sócios, incluindo-se aí também jogadores – atualmente conta com 12.326 associados. No período da Primeira Guerra Mundial, 36 membros do Hertha foram mortos em combate – mas, apesar de não terem sido disputados campeonatos entre 1915 e 1918, o time apostou em amistosos.

O clube passou a enfrentar problemas financeiros e riscos de rebaixamento. Em 1923, fundiu-se com o Berliner Sports Club (BSC), de onde veio o atual nome do clube. Esta união, porém, foi rompida alguns anos adiante, sem, contudo, fazer o clube deixar de usar o nome pelo qual é conhecido até hoje: Hertha BSC.

No final desta década, a equipe acumulou quatro vice-campeonatos nacionais consecutivos. No começo dos anos 1930, entretanto, a glória: os dois únicos títulos nacionais conquistados pelo clube. O primeiro, diante do Holstein Kiel, foi ganho em uma partida disputada, que terminou 5 a 4. No ano seguinte, agora contra o TSV 1860 Munique, ganhou por 3 a 2 e comemorou o bicampeonato.

Durante o período nazista na Alemanha, houve a colocação de um membro do partido na presidência do clube, como ocorreu este tipo de intervenção em outras entidades.
O clube, como todo o país e também a Europa, sofreu com a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos seguintes, o time teve que mudar de nome para "SG Gesundbrunnen", referindo-se ao distrito de Berlim onde se localizava. Entretanto, retornou brevemente ao nome pelo qual é conhecido hoje – Hertha BSC. O time seguiu participando de uma das diversas ligas que eram disputadas pelo país – no caso, a Upper Liga Berlin e, depois, na Oberliga Berlin.

A partir de 1963 passou a ser disputada a Bundesliga. Na temporada seguinte, entretanto, o Hertha foi punido pela Federação Alemã (DFB), devido a violações ao código da entidade – como suborno – e acabou relegado às ligas regionais. Em 1968, o time consegue retornar para a divisão principal do campeonato nacional.

Em 1971, o Hertha envolveu-se em novo escândalo, relacionado a uma partida do Alemão, o que revelou a crise financeira da equipe, sanada com a venda de seu estádio histórico, “Plumpe”.

Porém, a década de 1970 reservou bons momentos para o clube. Na temporada de 1974/75, a equipe foi vice-campeã nacional, sua melhor colocação na Bundesliga; em 1979, foi semifinalista da Copa da Uefa. Além disso, foi terceiro colocado nacional nas temporadas de 1969/70 e 1970/71.

Na disputa de 1979/80, o Hertha acabou rebaixado para a segunda divisão. Retornou para a temporada de 1982/83, mas terminou outra vez caindo. Sem conseguir subir, desceu para as ligas regionais. O retorno à primeira divisão, para o campeonato de 1990/91, durou novamente apenas um ano.

O time chegou na decisão da Copa da Alemanha em três oportunidades – 1977, 1979 e 1993, nesta ocasião, com um time amador (foi derrotado pelo Bayer Leverkusen por 1 a 0). Na temporada de 1997/98, o clube voltou a disputar a Bundesliga. No campeonato seguinte, terminou na terceira posição.

Na atual década, manteve-se na divisão principal da Alemanha, apesar de alguns percalços com o risco de novo rebaixamento – o que originou diversas mudanças de técnicos – e alcançou algumas participações nas competições européias, porém sem grande destaque. Rebaixado na temporada 2009-10.

Títulos
Campeonato Alemão  1930 e 1931
Copa da Liga Alemã: 2001, 2002


Estádio


O Estádio Olímpico (Alemão: Olympiastadion) em Berlim, desenhado pelo arquiteto alemão Werner March, foi construído entre 1934 e 1936 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936.
Substituiu o Estádio Alemão (Deutsche Stadion) desenhado pelo pai de Werner, Otto March, construído entre 1912 e 1913 para ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1916 que acabariam por ser cancelados devido à Primeira Guerra Mundial. Foi restaurado para a Copa do Mundo de 2006 até meados de 2004.
Foi palco de 6 Jogos, incluindo a estréia do Brasil conta a Croácia, vencida pelos brasileiros por 1 a 0 e a Grande Final entre Itália e a França, com a vitória italiana nos pênaltis por 5 a 3.



Mascote
 
Em agosto de 1999, uma nova mascote apareceu em cena no Hertha Berlim. “Hertinho”, um simpático urso, é criado dentro do projeto de reestruturação do clube para o novo século e se tornou popular, em especial entre os jovens fãs do Hertha.

Alcunhas Alte Dame (Velha Senhora)

Site
http://www.herthabsc.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...