Pular para o conteúdo principal

Borussia Verein für Leibesübungen 1900 Mönchengladbach

Apesar de ter sido criado em 1899 por um grupo de jovens, a fundação oficial do Borussia Monchengladbach data de 1° de agosto de 1900, com o nome de Fussball Club Germania München-Gladbach.
O primeiro resultado expressivo do clube aconteceu apenas em 1912. Na ocasião, o FC München-Gladbach chegou à final da Westdeutsche Verbandsliga , sendo derrotado por 4 a 2 pelo Kölner BC na decisão.
Em 1919, após uma fusão com o Turnverein Germania 1889, foi formado o Verein für Turn- und Rasensport 1889 München-Gladbach. Um ano depois da união dos clubes, o VfTuR chegou novamente à final da Westdeutsche Verbandsliga, de novo contra o Kölner BC, e desta vez sagrou-se campeão ao bater o rival por 3 a 2.
Em 1921, o time passou a se chamar Borussia VfL München-Gladbach, nome que foi mantido até 1933, quando, após uma fusão com o SC München-Gladbach, surgiu o SC Borussia München-Gladbach. A nova união, porém, durou pouco e em agosto de 1934 os clubes se separaram.
Após anos sem grandes conquistas expressivas, a história do VfL começou a mudar - em 1960. Na ocasião, o clube venceu o Karlsruher SC por 3 a 2 e sagrou-se campeão da Copa da Alemanha. A partir de então, passou a se chamar Borussia Monchengladbach, nome pelo qual é conhecido até hoje.
Com a formação da Bundesliga, a liga alemã, em 1963, o Monchengladbach passou a disputar a Regionalliga West, a segunda divisão do futebol germânico. Na temporada 1965-66, o clube conseguiu enfim alcançar a elite. A partir de então começou uma briga entre o Borussia e o Bayern de Munique pela hegemonia do futebol alemão.
O Bayern saiu na frente ao vencer a Bundesliga em 1968-69, mas a década seguinte seria do Monchengladbach. De 1970 a 1979 foram cinco títulos alemães, os únicos da história do clube, uma Copa da Alemanha, a segunda do Borussia, e duas Copas da Uefa, além de um vice-campeonato da Copa dos Campeões da Europa em 1977.
A fase de ouro do M’gladbach acabou em 1980. Para se estabilizar financeiramente, a diretoria do clube se viu obrigada a vender os principais jogadores do elenco. Assim, não foi possível manter o Borussia no topo. Apesar disso, o Monchengladbach se manteve nas primeiras posições da tabela, e chegou perto de conquistar o título da Bundesliga em 1984, quando terminou o campeonato com um ponto a menos que o Bayern de Munique.
Na década de 1990, porém, a situação do Borussia Monchengladbach não foi boa. Apesar do título da Copa da Alemanha em 1995, o clube passou a terminar a Bundesliga nas posições inferiores da tabela, até que em 1999 veio o rebaixamento. Foram dois anos disputando a 2ª divisão da Bundesliga, até a volta à elite em 2001.
A partir daí, o M’gladbach passou a ficar sempre no meio da tabela da Bundesliga, sem conseguir resultados expressivos. Nem mesmo a inauguração do estádio Borussia-Park , em 2004, conseguiu melhorar a situação do clube, que voltou a ser rebaixado na temporada 2007-08. Agora, de volta à primeira divisão, o Borussia sonha em um dia recuperar os anos de glória.

Títulos

Campeonato Alemão 1970, 1971, 1975, 1976 e 1977
Copa da Alemanha 1960, 1973 e 1995
Copa da UEFA 1975 e 1979 

Estádio

O estádio do Borussia Mönchengladbach é o Borussia-Park. Inaugurado em 30 de Julho de 2004 para substituir o estádio Bökelbergstadion, tem capacidade para 54.019 torcedores nos jogos da Bundesliga (45.500 para jogos internacionais).


Apelido: Die Fohlen (os Potros)

Site
http://www.borussia.de/



Mascote
BorussiaA mascote do Borussia Monchengladbach é chamada de Jünter. Ela foi nomeada em homenagem ao lendário Günter Netzer, ídolo do clube nas décadas de 1960 e 1970. Trata-se de um potro que veste o uniforme do Fohlen, com o número 10 estampado na camisa.

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância