Pular para o conteúdo principal

Verein für Leibesübungen Bochum 1848 Fußballgemeinschaft eingetragener Verein

Idealizado em julho de 1848, e fundado em fevereiro de 1849, na cidade de Bochum, o VfL Bochum é um dos mais antigos clubes esportivos da Alemanha. Inicialmente, a intenção era formar uma entidade focada na prática de ginástica artística, esporte muito popular no país. O modelo atual, que abriga esportistas de diversas modalidades, existe desde 1938, quando se tomou a decisão de juntar a ginástica aos demais esportes da organização para criar o VFL Bochum 1848.

Em julho de 1949, o setor de futebol da agremiação se tornou independente, onde, hoje, conta com mais de dois mil associados. Além do esporte bretão, o VfL Bochum oferece a prática de outras modalidades em suas dependências (badminton, basquete, esgrima, hockey, atletismo, handebol, natação, dança, tênis, tênis de mesa e vôlei), que chegam ao número de quase cinco mil membros.

Apesar de ter mais de 150 anos de existência, a história do VfL Bochum 1848 não é marcada por conquistas expressivas. O clube ingressou na Bundesliga (campeonato alemão) apenas em 1971, após vencer a liga regional do oeste da Alemanha. Em seu primeiro ano na liga profissional, durante a temporada de 1971/72, a equipe terminou em um modesto nono lugar.

Após 21 anos de resultados não muito animadores, o time amargou seu primeiro descenso, em 1994. Situação delicada que se repetiria em 1995, 1999, 2001 e 2005. Entre rebaixamentos e acessos à primeira divisão, o clube ganhou três títulos da 2° segunda divisão, nas temporadas de 1993/94, 1995/96 e 2005/06.

Seu melhor resultado, na elite do futebol do país, viria somente em 1997, quando terminou a competição em quinto e garantiu uma vaga para a Copa da Uefa, direito que também conquistaria em 2004.

Porém, estas duas participações, em um dos torneios interclubes mais importantes da Europa, não foram bem aproveitadas pelo VFL Bochum 1848. Nas Copas da Uefa de 1997/98 e 2004/05, o time foi eliminado na terceira e primeira fases, respectivamente.

Títulos

Regionalliga West: 1970 e 1971.
Bundesliga (Segunda Divisão): 1994, 1996 e 2006.


Estádio

O rewirpowerSTADION (até Julho de 2006: Ruhrstadion) é um estádio de futebol localizado na cidade de Bochum, na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha.
Foi inaugurado em 21 de Julho de 1979 num jogo entre o Bochum e o SG Wattenscheid 09. Originalmente foi projetado para receber públicos de até 50.000 espectadores. Hoje tem capacidade para receber até 31.328.
É a casa do clube da Bundesliga VfL Bochum. O nome vem de um contrato de naming rights de cinco anos de duração.

Hino

O hino da cidade de Bochum, escrito pelo ator alemão Herbert Grönemeyer (um fanático pelo time), normalmente é cantado pelos torcedores do VfL Bochum porque um dos trechos faz uma referência ao time:
Bochum
(Tief im Westen)

Tief im Westen,
wo die Sonne verstaubt!
Ist es besser, viel besser als man glaubt!

Tief im Westen.
Tief im Westen.

Du bist keine Schönheit,
vor Arbeit ganz grau!
Liebst dich ohne Schminke;
bist ne ehrliche Haut;
leider total verbaut,
aber gerade das macht dich aus!

Du hast'n Pulsschlag aus Stahl.
Man hört den Laut in der Nacht.
Bist einfach zu bescheiden!
Dein Grubengold hat uns wieder hochgeholt,
du Blume im Revier!

Bochum ich komm aus dir!
Bochum ich häng an dir!

ahh Glück auf.

Bochum!

Du bist keine Weltstadt!
Auf deiner Königsallee
finden keine Modenschauen statt.
Hier wo das Herz noch zählt, nicht
das große Geld!
Wer wohnt schon in Düsseldorf?

Bochum ich komm aus dir!
Bochum ich häng an dir!

ahh Glück auf.

Bochum!

Du bist das Himmelbett für Tauben!
Und ständig auf Koks!
Hast im Schrebergarten deine Laube.
Machst mit 'nem Doppelpass jeden Gegner nass,
du und dein VFL!

Bochum ich komm aus dir!
Bochum ich häng an dir!

ahh Glück auf

Bochum ich komm aus dir!
Bochum ich häng an dir!

ahh Glück auf.
ahha Glück auf.
ahh Glück auf.



Mascote

O VfL Bochum 1848, desde sua fundação, tem como mascote a figura de um rato. A partir de abril de 2007, aproveitando a tradição do clube, foi criada uma personagem chamada Bobbi Bolzer, que é um “rato-criança”.

Bobbi possui um site na Internet e sempre está presente em jogos e escolinhas de futebol do clube.

Apelido Die Unabsteigbaren

Site

http://www.vfl-bochum.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância