Pular para o conteúdo principal

Verein für Bewegungsspiele 1893 Sttutgart

O Sttugart foi criado no ano de 1893, no dia 9 de setembro, como Fussballverein 1893 Sttutgart. No início era um clube de Rugby e exerceu essa atividade até 1897. Nesse ano viu crescer uma agremiação poliesportiva chamada Kronen-Clubs Cannstatt. Em 1912 os dois se fundiram e formaram o que é hoje o Sttutgart.

Em 1926 veio o primeiro título regional do time e pela primeira vez o escudo oficial do clube aparecia nas camisas dos atletas. Já em 1929 chegou em Sttutgart um técnico húngaro chamado Dr. Kovacs, que trouxe o segundo título regional para a galeria da agremiação. Com esse título, o primeiro ídolo do clube, Ernst Blum, foi convocado para a seleção nacional. Era o primeiro jogador do VfB a ser chamado.

Em 1933 o Sttutgart passou a mandar suas partidas no novo estádio, o Neckarstadion, com capacidade para 40 mil espectadores. O estádio foi construído para as Olimpíadas Alemãs, e lá o time foi campeão da sua primeira Copa do Sul da Alemanha. Dois anos depois, em 1935, o clube foi pela primeira vez campeão nacional batendo o Cologne Schalke 04, colocando o nome do clube em evidência no país.

Em 1945 foi fundada a Liga do Sul da Alemanha (Süddeutschen Oberliga), na casa Krone. Em 4 de novembro do mesmo ano, 16 clubes – incluindo o Sttutgart – se filiaram à liga. No ano seguinte, com jogadores lendários como Robert Schleinz e Otto Schmid, o VfB venceu o primeiro título pós-guerra da Alemanha.

Em 1950 o time enfrentou o Offenbacher Kickers e, ao vencer por 2 a 1, sagrou-se campeão nacional pela primeira vez em sua história, com um público de 96 mil espectadores no estádio Olímpico de Berlim, e outro ainda maior de 100 mil pessoas na principal estação de trem da cidade, esperando a volta dos campeões. Em 1952 veio o segundo título, este vencido contra o 1.FC Saarbrücken, com outro grande público de 86 mil pessoas. Em 1954 ainda veio a conquista da primeira copa nacional, vencendo o FC Cologne.

Em 1963 foi formada a Bundesliga, campeonato no formato atual. Na época, 16 clubes de todo o país duelavam pelo título da liga. Com o status de fundador do campeonato, o Sttutgart era um dos times mais importantes da competição.

Apesar disso, o VfB passou por uma fase ruim muito grande, caindo de divisão e só voltando a vencer um título novamente na década de 1980. Anos antes, em 1975, o clube viveu uma das piores fases de sua história. Após um desempenho ridículo, onde sofreu 74 gols em 34 jogos, uma reforma foi iniciada no clube. O manager Gerhard Mayer-Vorfelder foi eleito presidente, dando início a uma nova era em Sttutgart.

Os reflexos foram sentidos já em 1977, quando o time voltou à primeira divisão alemã. No ano seguinte, o clube teve uma espetacular média de 54 mil pessoas por partida. Em 1979 a equipe respondeu à sua torcida, ficando em 2º lugar na Bundesliga.

Em 1981 o Sttutgart construiu um novo centro de treinamento, chamado Clubzentrum, que contava com restaurante, raias de corrida e outras modernidades. O resultado de tal investimento veio três anos depois, quando em 1984 o clube venceu o seu terceiro campeonato nacional, sob a batuta do treinador Helmut Benthaus. Dois anos depois, venceu a Copa da Alemanha, batendo o Bayern de Munique na decisão.

Em 1989, o VfB chegou à sua primeira final de campeonato europeu. Na Copa da Uefa, enfrentou o Napoli, de Maradona, e perdeu após uma derrota no primeiro jogo e um empate no segundo. Ainda assim, o time passou a ser respeitado no continente.

Em 1992 veio o quarto título alemão de sua história. Com nomes como Balakov, Buchwald e Élber em início de carreira européia, além do treinador Christoper Daum, o Sttutgart levantava a sua quarta taça apenas na última rodada, com muita emoção.

Em 1993 o Neckarstadion foi reformado para novas olimpíadas mundiais. O estádio passou a se chamar Gottlieb-Daimler Stadion. Em 1997, o Sttutgart foi campeão da Copa pela terceira vez contra o Energie Cottbus no estádio Olímpico de Berlim. No ano seguinte chegou novamente à final da Copa da Uefa, mas perdeu para o Chelsea por 1 a 0.

No ano de 2007 veio o quinto título Alemão da história do VfB, se classificando novamente para a Uefa Champions League.

Títulos
 
Campeonato Alemão 1950, 1952, 1984, 1992, 2007.
Copa da Alemanha
1954, 1958, 1997.
Supercopa da Alemanha
1992.

Estádio

Mercedes-Benz Arena
É o estádio da equipa da cidade, o VfB Stuttgart, que joga na primeira divião da Alemanha, a Bundesliga. Tem capacidade para 54.267 espectadores. Seu nome anterior era em homenagem a Gottlieb Daimler , um construtor de automóveis que fundou a Daimler-Motoren-Gesellschaft, atualmente a Daimler AG.
Antes de 1993 era designado de Neckarstadion, devido ao rio Neckar que passa ao lado. O estádio foi construído em 1933, pelo arquitecto alemão Paul Bonatz. No final da sua construção, deram-lhe o nome de Adolf-Hitler-Kampfbahn. De 1945 a 1949 chamou-se de Century Stadium e mais tarde Kampfbahn. Foi usado igualmente por tropas norte-americanas como campo de baseball. O nome Neckarstation foi usaddo até 1949.
Após remodelações na década de 80 e 90, parcialmente financiadas pela Daimler-Benz, a cidade de Estugarda quis dedicar o estádio a Gottlieb Daimler. O estádio tem capacidade para aproximadamente 58 mil pessoas, após a remodelação da parte este em 2005.
O estádio foi palco de jogos marcantes na história da Seleção Alemã de Futebol. Foi no Gottlieb Daimler que a Alemanha enfrentou a Suíça em 22 de novembro de 1950, no primeiro jogo internacional em solo alemão após o término da Segunda Guerra Mundial. O estádio também recebeu, no dia 19 de dezembro de 1990, o primeiro jogo internacional depois da reunificação, em outra partida contra os suíços. A Alemanha ganhou os dois jogos—1 a 0 e 4 a 0, respectivamente.

Hino

 Wir trainieren in der Kneipe,
Schrein den Gegner ins Abseits,
Wir verschenken keine Punkte,
Wir Schwaben stehn zu unsrem Geiz.

Jeden Samstag 15.30,
Das ist unsre Tradition,
Wo immer ihr auch spielt,
Wir sind mit euch im Stadion.

Wir werden niemals auseinander gehen,
Wir sind euch treu bis in den Tod,
Ob Abstiegskampf oder Champions League,
Wir sind ein Leben lang weiß-rot.

Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
VfB ein Leben lang.
Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
Wir sind euer zwölfter Mann.

Wir wolln euch siegen sehn und kämpfen,
Auswärts und daheim,
Wir geben unser Bestes,
Stuttgart
Für unsern Traumverein!!

Wir sind stolz auf diese Mannschaft,
Denn sie kämpft für unsre Stadt,
Weil sie von allen Kurven
Ja die allerbeste hat.

Nach Berlin fahrn wir nur einmal,
Wie hoch wir siegen ist egal,
Wir werden deutscher Meister
Und holn bei euch noch den Pokal.


Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
VfB ein Leben lang.
Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
Wir sind euer zwölfter Mann.

Wir wolln euch siegen sehn und kämpfen,
Auswärts und daheim,
Wir geben unser Bestes,
Stuttgart
Für unsern Traumverein!!

Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
VfB ein Leben lang.
Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
Wir sind euer zwölfter Mann.

Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
VfB ein Leben lang.
Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
Wir sind euer zwölfter Mann.

Wir wolln euch siegen sehn und kämpfen,
Auswärts und daheim,
Wir geben unser Bestes,
Stuttgart.

Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
VfB ein Leben lang.
Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
Wir sind euer zwölfter Mann.

Wir wolln euch siegen sehn und kämpfen,
Auswärts und daheim,
Wir geben unser Bestes,
Stuttgart
Für unsern Traumverein!!

Hey,hey,hey,
VfB ein Leben lang.
Hey,hey,hey,
Hey,hey,hey,
Wir sind euer zwölfter Mann.

Wir wolln euch siegen sehn und kämpfen,
Auswärts und daheim,
Wir geben unser Bestes,
Stuttgart
Für unsern Traumverein!!



Mascote
 
A mascote do Stuttgart é um jacaré, conhecido como Fritzle. A figura é muito utilizada pelo departamento de marketing do clube, que separa, inclusive, um espaço em seu site oficial apenas para a divulgação da marca.

Alcunhas Die Roten  ; Die Schwaben


Site  http://www.vfb-stuttgart.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância