Pular para o conteúdo principal

1. Fußball-Club Nürnberg Verein für Leibesübungen

O FC Nürnberg foi fundado em 1900 por um grupo de jovens que, após lerem uma revista local, tiveram a idéia de criar um clube voltado para a prática do futebol, que começava a se popularizar, diferente do rugby, muito praticado na época.

A ascensão da equipe começou após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1909, quando o time ganhou reputação nacional e passou a disputar a primeira divisão alemã. Na temporada 1919/20, o clube ganhou seu primeiro título nacional, o Campeonato Alemão.

Com a conquista, o Nurenberg dominou o cenário futebolístico do país e passou a ser chamado pelos seus torcedores de “Der Club”, ou “O Clube”. No ano seguinte, novamente a agremiação ergueu o torneio nacional e a supremacia prosseguiria até o fim da década, triunfando por mais três vezes (1923/24, 1924/25 e 1926/27).

Nos anos 1930, o clube não repetiu a boa fase e perdeu espaço para outros times como o Schalke 04, que derrotou o Nurenberg, na final do Campeonato Alemão de 1933/34. Antes da Segunda Guerra Mundial, que paralisaria o torneio nacional e dizimaria muitas entidades esportivas, o clube faturou sua sexta competição, na temporada 1935/36 e suas duas primeiras Tschammerpokal – hoje Copa da Alemanha – em 1935 e 1939, sendo também o primeiro clube a vencer o campeonato após a guerra, em 1947/48.

A década de ouro da equipe aconteceu nos anos 1960, quando na temporada 1960/61 o clube ganhou seu oitavo Campeonato Alemão. No ano seguinte, em 1962, o time chegou novamente à decisão da competição nacional, mas acabou derrotado, porém venceu sua terceira Copa da Alemanha.

Com seu bom desempenho em campeonatos nacionais, o Nurenberg estava entre as 16 equipes a participar da primeira edição da Bundesliga, em 1963. O primeiro título da nova competição veio em 1968, com cinco rodadas de antecedência, coroando uma década brilhante para o time.

Com uma equipe considerada “velha” para o futebol e sob o comando de Max Merkel, o clube caiu em declínio e foi rebaixado no ano seguinte ao campeonato conquistado. O “Der Club” precisou nove anos para retornar a elite do futebol alemão e, quando voltou, na temporada 1977/78, novamente caiu de divisão.

O período negro do Nurenberg permanecia e o clube não repetia as boas temporadas de outras décadas, continuando na segunda divisão alemã. A melhor campanha do time foi um quinto lugar em 1988. Além da crise, a torcida via o rival Schalke 04 se tornar uma das equipes mais fortes do país.

Os problemas financeiros assolaram a entidade alemã, o que resultou em uma perda de seis pontos na segunda divisão, culminando com mais um rebaixamento, desta vez para o terceiro escalão, na temporada 1995/96. A administração passou por mudanças, melhorou e o clube voltou à elite do futebol alemão, mas no campeonato de 1998/99, o Nurenberg passou por um susto e flertou com mais um descenso, se livrando apenas no terceiro critério de desempate, o número de gols marcados, terminando, assim, uma posição acima da zona da degola, rebaixando o Frankfurt.

No século 21, o clube se estabilizou na Bundesliga, alternando boas e más campanhas no campeonato nacional. Sob a gerência de Martin Bader e o comando do técnico Hans Meyer, o time contratou o experiente Tomas Galasek, entusiasmando os torcedores.

As mudanças deram resultado e a equipe viveu um dos melhores períodos de sua história, após 40 anos. Na temporada 2006/07, o Nurenberg voltou a conquistar um título alemão e venceu a Copa da Alemanha, após derrotar o Stuttgart, por 3 a 2, assegurando uma vaga na Copa da UEFA.

O clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo rebaixado. Em 2008/2009 o Nurenberg disputará a segunda divisão do Campeonato Alemão. Retorna na temporada  2010/11 à Bundesliga.

Títulos

Campeonato Alemão:  1920, 1921, 1924, 1925, 1927, 1936, 1948, 1961 e 1968
Copa da Alemanha: 1935, 1939, 1962 e 2007
2. Bundesliga: 1980, 1985, 2001, 2004

Estádio

O Frankenstadion é um estádio de futebol da cidade de Nuremberg, na Alemanha. É a sede do FC Nürnberg, time alemão que disputa a Bundesliga (Primeira divisão do Campeonato Alemão).
O estádio tem capacidade para 46.780 pessoas e foi um dos estádios utilizados na Copa do Mundo de 2006.
O estádio foi utilizado, em 1933, pela Juventude Hitlerista e fica próximo do Campo Zeppelin, onde eram realizados eventos do Partido Nazista e onde seria construído o Deutsche Stadion (o Estádio Alemão, em estilo Greco-romano, com capacidade para 400.000 pessoas).
O estádio passou por renovações em 1988, 1991 e 2002 (para a Copa do Mundo de 2006). Na última foram gastos € 56,2 milhões.
Em 14 de Março de 2006 o estádio foi renomeado para EasyCredit-Stadion, num contrato de naming rights por cinco anos com uma financeira.

Hino

Ein Fels in wilder Brandung
Der alles überstand
Er hielt in vielen Jahren
So manchen Stürmen stand

Ein Fels in wilder Brandung
Ist unser FCN
Sein Stern er wird für immer
Am Fußballhimmel steh'n

Die Legende lebt
Wenn auch die Zeit vergeht
Unser Club der bleibt besteh'n

Die Legende lebt
Wenn auch der Wind sich dreht
Unser Club wird niemals untergeh'n
So vieles wird gescheh'n

Die Uhren laufen schneller
Die Zeit - sie bleibt nicht steh'n
Der Weg führt in die Zukunft
So vieles wird geschehen

Ein Fels in wilder Brandung
Ist unser FCN Sein Stern er wird für immer
Am Fußballhimmel steh'n

Die Legende lebt
Wenn auch die Zeit vergeht
Unser Club der bleibt besteh'n

Die Legende lebt
Wenn auch die Zeit vergeht
Unser Club der bleibt besteh'n

Die Legende lebt
Wenn auch die Zeit vergeht
Unser Club der bleibt besteh'n

Die Legende lebt
Wenn auch der Wind sich dreht
Unser Club wird niemals untergeh'n
Unser Club wird niemals untergeh'n



Apelido: Die Roten (os vermelhos)

Mascote



Site
http://www.fcn.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância