sábado, 16 de outubro de 2010

Karlsruher Sport-Club Mühlburg-Phönix

O Karlsruher Sport-Club Mühlburg-Phönix e.V começou a ganhar forma em 1894, com o nome de KFC Phönix. O time cresceu no âmbito nacional e, em 1909, ganhou o Campeonato Alemão. Em 1912, o Phönix fundiu-se com KFC Alemannia formando o Phönix Alemannia.
Na temporada de 1935/36, o clube já estava na divisão de elite do futebol alemão, mas nos anos seguintes não alcançou bons resultados e voltou novamente a disputar divisões inferiores. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Phönix competiu na primeira divisão, na recém-criada Oberliga Süd, mas foi rebaixado novamente no ano seguinte. Na temporada 1946/47, o clube ascendeu à elite e estabilizou-se na então primeira divisão alemã, sempre fazendo campanhas medianas.
Em 1952, o KFC Phoenix e o VfB Mühlburg uniram-se e deram forma final ao Esporte-Clube Mühlburg-Phönix e.V. de Karlsruher, que se fortaleceu e conquistou bons resultados nas temporadas seguintes. O segundo título da equipe veio em 1955, quando o derrotou o Schalke 04, por 3 a 2, na final da Copa da Alemanha. No ano seguinte o time conquistou o bicampeonato da Copa, ao vencer o Hamburgo, por 3 a 1.
Com a criação do atual Campeonato Alemão, a Bundesliga, em 1963, o Karlsruher se reforçou para fazer melhores campanhas no território nacional, mas nas cinco temporadas seguintes sua melhor participação não passou de um 13º lugar, e o time acabou rebaixado para Regionalliga Süd, a segunda divisão alemã.
Nos anos seguintes, o clube alternou-se entre a primeira e a segunda divisão alemã, subindo na temporada 1975/76, mas sendo rebaixado dois anos depois. Voltou à elite em 1980/81, mas quatro anos mais tarde foi novamente para a segunda divisão.
A década de 1990 começou com bons resultados para o time alemão. Sob o comando do técnico Winfried Schafer, o clube chegou às semifinais da Copa da UEFA, na temporada 1993/94, mas foi eliminado pelo Salzburg, da Áustria. Na competição a equipe bateu equipes tradicionais como: PSV, Valencia e Bordeaux. A vitória, em casa, por 7 a 0 sobre o Valencia é um dos pontos altos da história do Karlsruher em torneios internacionais.
Nos anos seguintes o clube classificou-se novamente para a Copa da UEFA, nas temporadas 1996/97 e 1997/98, quando foi eliminado na terceira-fase em ambas. O time também foi derrotado na final da Copa da Alemanha, em 1996, depois de perder por 1 a 0 para o Kaiserslautern. No fim da década, não conseguiu repetir as boas campanhas no campeonato nacional e acabou rebaixado na temporada 1997/98.
Na sua primeira temporada após o descenso, o Karlsruher ficou apenas dois pontos atrás do último time que subiu para a primeira divisão. No campeonato seguinte, na temporada 1999/00, uma crise financeira tomou conta do clube, que foi rebaixado para a terceira divisão. A equipe se reestruturou e voltou à segunda divisão um ano depois. Após quatro anos na Regionalliga Süd, a entidade se reergueu e voltou a figurar entre os grandes da Alemanha, retornando à elite em 2007.
  
Títulos

Campeonato Alemão 1909
Copa da Alemanha 1955, 1956

Hino

Heute ist, ihr wisst es schon,
ein Fussballfest im Stadion.
Jung und alt, gross und klein,
alle wollen bei dir sein.
Hoch die Fahnen in den Wind,
die Stimmung riesengroß.
Wir geben alles ganz bestimmt,
jetzt geht's lohohohoooss.
KSC olé, olé, Superteam aus Baden,
blau-weiß Powerplay, ihr seid alle eingeladen,
Tor für Tor, Punkt für Punkt,
der Sieger steht schon fest
KSC olé, olé, you are the best.
K-S-C, K-S-C, K-S-C, oh oh
Abwehr, Sturm und Mittelfeld,
die Spieler sind gut drauf.
Fussball, das ist unsre Welt,
es geht immer nur bergauf.
Im Wildpark haben's alle schwer,
der Gegner resigniert.
Wir geben keine Punkte her,
weil hier der KSC regiert.
jetzt geht's lohohooss.
KSC olé, olé, Superteam aus Baden,
blau-weiß Powerplay, ihr seid alle eingeladen,
Tor für Tor, Punkt für Punkt,
der Sieger steht schon fest
KSC olé, olé, you are the best.
you are the best.
KSC olé, olé, Superteam aus Baden,
blau-weiß Powerplay, ihr seid alle eingeladen,
Tor für Tor, Punkt für Punkt,
der Sieger steht schon fest
KSC olé, olé, you are the best.


 Estádio

O Wildparkstadion é um estádio de futebol e atletismo localizado na cidade de Karlsruhe, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha.
Inaugurado em 7 de Agosto de 1955, passou por várias renovações ao longo do tempo (1978, 1986 e 1993). Atualmente possui 29.699 lugares para os jogos do Karlsruher SC na Bundesliga, porém apenas 14.724 são lugares com assento.





Mascote


A mascote do Karlsruher é o porco selvagem Willi Wildpark. O animal veste o uniforme do time, leva o número 94 nas costas (ano de fundação do clube) e foi escolhido por meio de uma votação no site do clube. O sobrenome da mascote faz referência ao nome do estádio do time. Willi substituiu a raposa Swinny, antiga mascote e primeiro símbolo da equipe.

Alcunhas Os Azuis


Site

http://www.ksc.de/