Pular para o conteúdo principal

Verein für Leibesübungen Wolfsburg

Em 1938, a cidade de Wolfsburg foi fundada por operários da indústria automobilística. Em 12 de setembro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu o VSK Wolfsburg, time de futebol do município.
Desde o seu começo, a agremiação já usava as cores verde e branca que são a marca da equipe atualmente, porque o treinador Bernd Elberskirch tinha um jogo de uniforme nestas cores à disposição.
Contudo, em 15 de dezembro de 1945 uma crise quase causou a extinção do Wolfsburg, quando vários atletas saíram da equipe para se juntarem a outro time da cidade. Apesar disso, com esforços do único jogador que permaneceu no clube, Josef Meyer, a equipe conseguiu se recuperar e adquiriu o nome que tem até hoje: VfL Wolfsburg.
Logo depois, o time passou a ser patrocinado pela empresa automobilística Volkswagen, que possui ainda hoje 95% dos direitos do clube.
Durante a maior parte de sua história, o Wolfsburg jogou nas divisões inferiores do Campeonato Alemão, oscilando principalmente entre a segunda e a terceira divisão. Em 1996/1997, conseguiu o acesso à elite do futebol do alemão.
Em sua primeira temporada na primeira divisão, o Wolfsburg teve muitos problemas e lutou durante todo o campeonato contra o rebaixamento. Entretanto, logo no ano seguinte terminou em sexto na Bundesliga e se classificou pela primeira vez para uma competição européia, a Copa da Uefa.
Depois de conseguir algum sucesso na divisão principal, mas nunca lutando pelo título, a equipe caiu de rendimento nas edições do Campeonato Alemão de 2005/2006 e 2006/2007, na qual brigou contra o descenso em ambas, conseguindo escapar.
Já na edição de 07/08 o VfL consegui ficar em 5º lugar, garantindo assim a vaga na Copa da Uefa, feito que não acontecia a quase 10 anos, foi bem na primeira fase da Copa da Uefa, ficando em 1º no grupo que tinha o Heerenveen, Milan, Portsmouth e Sporting Braga. Já na segunda fase o Wolfsburg foi eliminado pelo Paris-Saint-Germain da França.
Em 2009, conquistou o inédito título do Campeonato Alemão, com uma vitória sobre o Werder Bremen por 5 a 1. O Wolfsburg ainda teve o artilheiro e vice-artilheiro da competição: Grafite (28 gols) e Džeko (26 gols), respectivamente.

Títulos:
Campeonato Alemão 2008/09

Estádio

O Volkswagen Arena é um estádio de futebol localizado na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxónia, na Alemanha.
Inaugurado em 13 de Dezembro de 2002, tem capacidade para 30.000 espectadores.
É a casa do clube da Bundesliga VfL Wolfsburg. Recebe o nome do contructor de automóveis Volkswagen devido a um contrato de naming rights. Foi lá que o VfL Wolfsburg aplicou uma de suas maiores goleadas da hístoria, aplicando um 5 a 1 no Werder Bremen.


Hino

Grün-Weiß VfL
Unsere Farben leuchten hell
Hell am Fußball-Firmament
Wolfsburgs VfL

Wolfsburg ist 'ne grüne Stadt
Die einiges zu bieten hat
Ein Schloß, ein Werk, das Arbeit gibt
Und einen See, den jeder liebt

Nach kurzer Zeit merkt jeder schnell
Das schönste doch ist unser VfL

Grün-Weiß VfL
Unsere Farben leuchten hell
Hell am Fußball-Firmament
Wolfsburgs VfL

Wir sind der Stolz der Niedersachsen
Hier sind wir die Nummer 1
Sturmfest und echt erdverwachsen
Woll'n wir einmal die Größten sein

Du wirst niemals alleine steh'n
Wir werden jeden Weg zusammen geh'n

Grün-Weiß VfL
Unsere Farben leuchten hell
Hell am Fußball-Firmament
Wolfsburgs VfL




Mascote

Em alemão, "wolf" significa lobo. Portanto, nada mais natural do que o Wolfsburg ter escolhido este animal como sua mascote.

Apelido: Die Wölfe (os lobos)


Site   http://www.vfl-wolfsburg.de/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância