segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Verein für Leibesübungen Wolfsburg

Em 1938, a cidade de Wolfsburg foi fundada por operários da indústria automobilística. Em 12 de setembro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu o VSK Wolfsburg, time de futebol do município.
Desde o seu começo, a agremiação já usava as cores verde e branca que são a marca da equipe atualmente, porque o treinador Bernd Elberskirch tinha um jogo de uniforme nestas cores à disposição.
Contudo, em 15 de dezembro de 1945 uma crise quase causou a extinção do Wolfsburg, quando vários atletas saíram da equipe para se juntarem a outro time da cidade. Apesar disso, com esforços do único jogador que permaneceu no clube, Josef Meyer, a equipe conseguiu se recuperar e adquiriu o nome que tem até hoje: VfL Wolfsburg.
Logo depois, o time passou a ser patrocinado pela empresa automobilística Volkswagen, que possui ainda hoje 95% dos direitos do clube.
Durante a maior parte de sua história, o Wolfsburg jogou nas divisões inferiores do Campeonato Alemão, oscilando principalmente entre a segunda e a terceira divisão. Em 1996/1997, conseguiu o acesso à elite do futebol do alemão.
Em sua primeira temporada na primeira divisão, o Wolfsburg teve muitos problemas e lutou durante todo o campeonato contra o rebaixamento. Entretanto, logo no ano seguinte terminou em sexto na Bundesliga e se classificou pela primeira vez para uma competição européia, a Copa da Uefa.
Depois de conseguir algum sucesso na divisão principal, mas nunca lutando pelo título, a equipe caiu de rendimento nas edições do Campeonato Alemão de 2005/2006 e 2006/2007, na qual brigou contra o descenso em ambas, conseguindo escapar.
Já na edição de 07/08 o VfL consegui ficar em 5º lugar, garantindo assim a vaga na Copa da Uefa, feito que não acontecia a quase 10 anos, foi bem na primeira fase da Copa da Uefa, ficando em 1º no grupo que tinha o Heerenveen, Milan, Portsmouth e Sporting Braga. Já na segunda fase o Wolfsburg foi eliminado pelo Paris-Saint-Germain da França.
Em 2009, conquistou o inédito título do Campeonato Alemão, com uma vitória sobre o Werder Bremen por 5 a 1. O Wolfsburg ainda teve o artilheiro e vice-artilheiro da competição: Grafite (28 gols) e Džeko (26 gols), respectivamente.

Títulos:
Campeonato Alemão 2008/09

Estádio

O Volkswagen Arena é um estádio de futebol localizado na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxónia, na Alemanha.
Inaugurado em 13 de Dezembro de 2002, tem capacidade para 30.000 espectadores.
É a casa do clube da Bundesliga VfL Wolfsburg. Recebe o nome do contructor de automóveis Volkswagen devido a um contrato de naming rights. Foi lá que o VfL Wolfsburg aplicou uma de suas maiores goleadas da hístoria, aplicando um 5 a 1 no Werder Bremen.


Hino

Grün-Weiß VfL
Unsere Farben leuchten hell
Hell am Fußball-Firmament
Wolfsburgs VfL

Wolfsburg ist 'ne grüne Stadt
Die einiges zu bieten hat
Ein Schloß, ein Werk, das Arbeit gibt
Und einen See, den jeder liebt

Nach kurzer Zeit merkt jeder schnell
Das schönste doch ist unser VfL

Grün-Weiß VfL
Unsere Farben leuchten hell
Hell am Fußball-Firmament
Wolfsburgs VfL

Wir sind der Stolz der Niedersachsen
Hier sind wir die Nummer 1
Sturmfest und echt erdverwachsen
Woll'n wir einmal die Größten sein

Du wirst niemals alleine steh'n
Wir werden jeden Weg zusammen geh'n

Grün-Weiß VfL
Unsere Farben leuchten hell
Hell am Fußball-Firmament
Wolfsburgs VfL




Mascote

Em alemão, "wolf" significa lobo. Portanto, nada mais natural do que o Wolfsburg ter escolhido este animal como sua mascote.

Apelido: Die Wölfe (os lobos)


Site   http://www.vfl-wolfsburg.de/