segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Hannoverscher Sportverein von 1896

Primeiro escudo
O clube foi fundado em 1896 com o nome de Hannoverscher FC 1896 e suas principais modalidades eram o rúgbi e o atletismo. Em 1913, juntou-se com o Ballverein Hannovera von 1898, formando o Hannoverscher Sportverein von 1896. Nos primeiros jogos da equipe as cores escolhidas para o uniforme foram verde, branco e preto, mas mudaram posteriormente para o vermelho. Por isso, os jogadores receberam o apelido de Die Roten (os vermelhos, em alemão).

O primeiro título do Hannover veio na temporada 1937/38, quando, na última, derrotou de virada o Schalke 04 por 4 a 3, em uma partida épica, que garantiu o primeiro Campeonato Alemão para a equipe. Quatro anos mais tarde, em 1941/42, o clube caiu de produção e acabou sendo rebaixado.

Com a Segunda Guerra Mundial, a instituição foi perdendo força, assim como muitas outras entidades alemãs. Voltou a tomar forma novamente em 1945, com o fim da guerra, e fundiu-se com o Arminia Hannover, juntando jogadores das duas equipes.

O time disputou novamente uma competição oficial em 1947, pela Oberliga (antecessora da Bundesliga), mas logo no primeiro ano caiu de divisão, voltando à elite um ano após a queda. Durante toda esse período o clube não chegou a nenhuma final de torneios oficiais, alcançando o feito apenas em 1954, sagrando-se novamente campeão alemão ao vencer o Kaiserslautern por 5 a 1.

Quando a Bundesliga foi criada, em 1963, o Hannover não estava entre as 16 melhores equipes do país e, por isso, não disputou a primeira temporada do certame. Neste ano, os Roten participavam da Regionalliga Nord (ii), equivalente à segunda divisão. Na mesma temporada conseguiram voltar à elite do futebol alemão.

Um dos períodos críticos do Hannover começou na temporada 1974/75, quando o time caiu novamente de divisão, permanecendo no segundo escalão do futebol alemão em 17 dos 20 anos seguintes. Até o início da década de 1990, o Hannover encontrava-se em uma profunda crise financeira. Começou a se reerguer apenas em 1992, quando conquistou a Copa da Alemanha ao vencer o Borussia Mönchengladbach nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal. Foi o primeiro time de divisões inferiores à Bundesliga a vencer a competição.

O título parecia que iria melhorar a má fase pela qual o clube passava, mas isso não aconteceu. Quatro anos mais tarde, na temporada 1996/97, o Hannover 96 caiu mais uma vez de divisão, desta vez para a Regionalliga Nord (iii), a terceira divisão alemã.

Os dirigentes resolveram, então, apostar em jovens revelados nas categorias de base como Gerald Asamoah (ganês naturalizado), Sebastian Kehl e Fabian Ernst, que mais tarde defenderiam a seleção nacional. A iniciativa deu resultado. O time subiu de divisão em 1997/98 e, em 2001/02, retornou à elite do futebol alemão.

Títulos

Campeonato Alemão  1937/38 e 1954/55
Copa da Alemanha 1992


Estádio: AWD Arena
Capacidade 49 mil pessoas



Apelido: Die Roten (os vermelhos)


Hino


Niemals allein, wir gehen Hand in Hand,
zusammen sind wir groß und stark wie eine Wand!
Wir danken dir, du hast und viel gegeben,
du bist der Mittelpunkt in unserem Leben!

96, alte Liebe!­
Rot steht dir ja viel besser als Gelb - Blau,
lass die andern alle r­eden,
von Bayern oder Bremen,
wir sind immer bei dir,
96 - HSV!

Schon lange Zeit bist du uns so vertraut,
mit dir haben wir nie nur auf Sand gebaut.
Wir sind dabei, egal, obs regnet oder schneit,
nicht nur an guten Tagen, wenn die Sonne scheint!

96, alte Liebe!
Rot steht dir ja viel besser als Gelb - Blau,
lass die andern alle reden,
von Bayern oder Bremen,
wir sind immer bei dir,
96 - HSV!

Manchmal geht es nicht so wie man will,
doch unsere Liebe steht deswegen noch nicht still.
Tränen können fließen, doch in der größen Not,
rudern wir gemeinsam im roten Fußballboot!

96, alte Liebe!
Rot steht dir ja viel besser als Gelb - Blau,
lass die andern alle reden,
von Bayern oder Bremen,
wir sind immer bei dir,
96 - HSV!

96, alte Liebe!
Rot steht die ja viel besser als Gelb - Blau,
lass dir andern alle reden,
von Bayern oder Bremen,
wir sind immer bei dir,
96 - HSV!

Immer bei dir
96 - HSV!
Immer bei dir
96 - HSV!

Site

http://www.hannover96.de/