domingo, 6 de julho de 2014

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube.
Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971).
O clube chegou a disputar as Séries B (em 1988 e 1989) e C (em 1994 e 1995) do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Campeão Mineiro do Interior de 1971, a última partida da fase de classificação para o quadrangular final Araxá 0 e 1 Valério concretizando o Título de Campeão Mineiro do Interior de 1971, sendo a final do quadrangular adiada para o inicio do ano de 1972 devido as chuvas do final do ano de 1971. Nesta partida final foi lançado o atleta juvenil Casaca pelo o técnico Hilton Chaves, e posteriormente conseguindo a titularidade e faixa de capitão do time no quadrangular final, sendo o melhor em campo na partida Cruzeiro 1 x 0 Valério.
O Dragão itabirano vem, desde 2006, tentando voltar à elite mineira, mas com poucos investimentos, as coisas estão cada vez mais difíceis para o clube. Para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deste ano, o Valério teve que se agarrar a uma parceria com o América, de Belo Horizonte.

Título
Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1965.

Estádio
Estádio Israel Pinheiro é um estádio de futebol de propriedade do Valeriodoce Esporte Clube, de Itabira. Localizado no bairro da Penha, na cidade mineira de Itabira. Tem capacidade para 4.500 pessoas e possui iluminação artificial.

Hino oficial
Salve, Salve o Valeriodoce
Teu nome é uma glória
Brandamos à tua bandeira
Vitória, vitória, vitória
No esporte és destemido
Lutar, vencer sem temor
E jamais terás teu nome esquecido
Sempre serás o vencedor
Do nome de Itabira és defensor
Terra de muita tradição
Na cancha que enfrentas com fervor
Valeriodoce serás sempre campeão
Mascote
Fernando Pieruccetti ou Mangabeira, o chargista que criou os principais mascotes mineiros, escolheu para o clube a ave ferreiro (ou araponga). Mais tarde o clube resolveu adotar o dragão como símbolo, em homenagem a locomotiva "Maria Fumaça", que era chamada de "Dragão", devido à fumaça que soltava.

Site