quinta-feira, 31 de julho de 2014

Spartax João Pessoa Futebol Clube

Uma das novidades da segunda divisão do Campeonato Paraibano é o Spartax de João Pessoa, que pela primeira vez vai disputar um campeonato profissional. A equipe, que foi fundada no ano passado como clube amador, não ficou muito tempo no anonimato e já em seu segundo ano de atividade resolveu tentar o acesso à elite estadual.
Confirmado para as disputas da segundona de 2014, o Spartax quer subir de divisão logo na primeira tentativa. O intuito do clube é fazer o elenco com muitos jogadores jovens e alguns com mais experiência. O projeto principal, no entanto, é de fazer do Spartax um formador de atletas.
Spartax quando entrar em campo vai lembrar um clube tradicional de João Pessoa. O time pessoense acabou escolhendo o branco e vermelho como cores oficiais, igual ao Auto Esporte, o quarto maior vencedor do futebol paraibano que ainda segue em atividade. A escolha das cores, segundo o presidente José Morais, não é para homenagear o Auto Esporte, mas sim as cores da bandeira de João Pessoa.
Em relação ao nome da equipe, o fato é curioso. A intenção inicial era colocar o nome Sparta, igual ao de Roterdã, da Holanda. Mas segundo Weider Cavalcante, a marca já era patenteada e, por isso, aleatoriamente, entrou a letra “x” no fim do nome Sparta, se tornando Spartax. O nome da cidade também foi incorporado na nomenclatura oficial e a equipe é denominada Spartax João Pessoa Futebol Clube.
Estádio
A equipe vai mandar seus jogos no estádio da Graça, no bairro de Cruz das Armas, na capital.