terça-feira, 1 de julho de 2014

Coimbra Esporte Clube

Coimbra Esporte Clube é um clube de futebol de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 5 de janeiro de2006, joga seus jogos no Estádio Municipal Castor Cifuentes.
O Coimbra Esporte Clube, equipe pertencente ao Banco Minas Gerais (BMG), está treinando desde o dia 12 de julho visando a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Para efeito de registro, muitos dos jogadores do BMG pertencem ao diminuto Coimbra Esporte Clube (MG), o melhor time do Brasil se não tivesse emprestado todo mundo.
O banco BMG patrocina seis dos 20 times da série A do Campeonato Brasileiro: Santos, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro e Coritiba. Somados, os valores chegam a cerca de R$ 65 milhões. Mas não precisa ter as três letras na camisa para receber dinheiro do banco: mesmo os clubes que não são patrocinados pelo BMG terminaram o ano passado com dívidas milionárias em empréstimos.
Segundo o diretor geral do Soccer BR1, Hissa Elias Moysés, o BMG não pode receber direitos de jogadores como pagamento pelos empréstimos: “A legislação bancária brasileira não permite. Jogador de futebol é uma garantia abstrata. O cara quebra a perna, morre, para de jogar, e aí?”, argumentou.
 E muitos outros – cerca de 60 atletas -, mas o grupo não revela, alegando “regra de sigilo com os investidores”, afirmou o diretor. “Sou o cara que compra e vende direitos econômicos ou federativos”, descreveu-se Moysés, que foi assessor de três ex-presidentes do Atlético-MG: Ricardo Guimarães, Nélio Brant e Ziza Valadares.
Como a lei impede que pessoas físicas ou jurídicas sejam donas dos direitos de jogadores, o Soccer BR1 comprou, em 2009, o Coimbra Esporte Clube, de Nova Lima (MG), hoje na 3.ª Divisão do Campeonato Mineiro.
Disputou o Campeonato Mineiro de Futebol da Segunda Divisão de 2010, obtendo um quinto lugar no Grupo B. Foi terceiro colocado do Grupo B em 2011, em ambas as oportunidades sendo eliminado na primeira fase.