quinta-feira, 3 de julho de 2014

Betim Futebol Clube

No fim de 2006, precisamente em 14 de novembro, nasce o Betim FC. Alguns abnegados atuantes no futebol amador se reuniram e fundaram o clube. O 1º presidente foi Wellington Wadson Lins. Infelizmente a Prefeitura Municipal não apoiou o projeto e o clube foi mesmo comandado por pouquíssimas pessoas. O presidente era uma espécie de “faz tudo”.


A estréia no profissionalismo foi na 2ª divisão estadual (na prática, a 3ª, já que a 1ª divisão tem módulos I e II) de 2007.Vale dizer que a equipe não possui estádio (nem sede) próprias e mandou seus jogos no campo do Vera Cruz, clube amador da cidade.

A campanha foi catastrófica. Sem apoio financeiro, o clube recrutou atletas locais “semi profissionais”, oriundos de equipes amadoras da região. A equipe perdeu todos os jogos: 0×3 Funorte (C), 1×2 Nacional de Uberaba (F), 1×3 Arsenal (F), 0×2 União Luziense (C), 0×1 Venda Nova (C), 0×6 Ideal 7Lagoas (F).

Mas o pior estava por vir: a sétima partida seria em Araxá, no Triangulo Mineiro, a cerca de 500km de BH. A dificuldade financeira era evidente e o presidente do clube mal conseguia arcar com as taxas da FMF. O transporte dos atletas seria feito em 2 vans, largamente utilizadas para transporte escolar. Ocorre que uma delas quebrou no caminho e a equipe se apresentou em Araxá com apenas 7 atletas. Como o material esportivo ficou na van que não concluiu a viagem, a equipe não pode disputar a partida por falta de caneleiras.
Primeiro escudo

Após esse episódio, evidentemente o clube foi retirado da competição e todos os seus resultados foram anulados. Como curiosidade, o clube também disputou nesse ano os estaduais da categorias de base, com resultados igualmente pífios, a FMF suspendeu a filiação do Betim FC.
Em 2012 foi anunciada a decisão de se tranferir o Ipatinga Futebol Clube para a cidade de Betim, adotando nome da cidade , o que levantou questões quando à legalidade de se usar o mesmo nome de outra equipe . Como solução foi realizado um acordo para a desfiliação do Betim Futebol Clube , encerrando sua história após apenas 6 anos de fundação.
Como o Ipatinga Futebol Clube retornou para Ipatinga em 2014, o Betim  Futebol Clube foi reativado para disputa do Campeonato Mineiro da segunda divisão.

Alcunhas Beija-flor, Betinense

Mascote Beija-flor