terça-feira, 15 de julho de 2014

Clube Atlético Bandeirantes

Foi fundado em 25 de janeiro de 1941 como amador, pelo Sr. Masadi (Mario) Tagata (da colônia japonesa). Disputou durante vários anos, campeonatos amadores de São Carlos, e foi vice-campeão em 1949, quando o CE União foi o bi-campeão. Depois o clube juntou-se ao Bonsucesso FC, ao Vila Elizabeth FC, e ao CE União para disputar o Campeonato Amador do Estado em 1955, e para chegar ao profissionalismo em 1956, quando disputou por nove anos seguidos o Campeonato Paulista da segunda e terceira divisões, mas no fim de 1964 foi extinto. 
É o pioneiro do futebol profissional em São Carlos, e até hoje reconhecido como um clube que jamais poderia ter sido extinto, por ter levado o nome da cidade a todos os lugares do estado e do país, principalmente quando bateu o Santos FC de Pelé e do técnico Lula, no dia 4 de novembro de 1957, por 3 gols a 0, em jogo comemorativo pelo centenário de fundação da cidade, sendo que um dos gols foi "olímpico" feito por Rui Denucci, e a brilhante marcação de Fabião em cima de Pelé, em jogo realizado no Estádio Paulista.
Disputou nove campeonatos sucessivos na segunda e terceira divisões. O clube possuia “charme” com sua categoria e mandava seus jogos no “Estádio do Paulista EC” que já pertencia ao São Carlos Clube desde 1951, em 1957 mandou seus jogos no “Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira”, e em 1964 no seu último ano, mandou alguns de seus jogos no “Estádio Municipal Rui Barbosa” na Vila Nery.
Em 1964, o jogo marcante para o futebol profissional da cidade foi um amistoso que aconteceu, entre o Bandeirantes e o Corinthians, em que aconteceu uma briga generalizada entre jogadores e torcida, que causou vários danos ao "Estádio" do São Carlos Clube, porque o Corinthians mandou um time "juvenil"; e nesse dia a partir desse episódio, o Bandeirantes através de seu presidente José Tibúrcio do Prado Neto, informou que o clube estava saindo do futebol e sendo extinto.

Alcunhas Bandeirantes de São Carlos ; CAB

Mascote Bandeirante