sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fußball-Club Energie Cottbus

Em 31 de janeiro de 1966 o Energie Cottbus foi fundado na então Alemanha Oriental, que era separada da outra metade do país pelo Muro de Berlim. O elenco foi montado com jogadores que então eram de um outro clube, o Aktivist Brieske-Ost, por ordem do governo comunista, que intervinha no futebol e nos esportes em geral por motivos políticos.

O antigo clube havia sido fundado por mineradores e fazia um papel razoável na primeira divisão da Alemanha Oriental, terminando sempre no meio da tabela. Apesar disso, a equipe acabou perdendo força e caindo para a quarta divisão. Então, o time terminou e seus jogadores se transferiram para o recém-criado Energie.

Depois de passar anos na segunda divisão do campeonato alemão no lado oriental do país, com algumas passagens medíocres pela elite, o Energie Cottbus foi um dos poucos clubes da metade comunista que sobreviveu à reunificação da nação alemã, em 1990. Passou cinco temporadas na terceira divisão nacional, até conseguir subir em 1997.

Em 2000, conseguiu pela primeira vez o acesso à Bundesliga (primeira divisão alemã). O Energie Cottbus agüentou três temporadas na elite do futebol alemão, até ser novamente rebaixado. Logo depois de cair, teve a oportunidade de retornar à elite, mas perdeu vaga para o Mainz no saldo de gols.

Então, problemas financeiros atrapalharam o Energie Cottbus, que teve um desempenho lamentável na temporada seguinte. Depois de uma luta intensa contra o rebaixamento à terceira divisão, o time se salvou devido ao número de gols marcados, que era critério de desempate.

Finalmente, na temporada seguinte, o Energie Cottbus fez uma boa campanha na segunda divisão e conseguiu o acesso à Bundesliga, competição que não jogava desde o último rebaixamento, em 2002/2003.

A temporada 2006/2007 foi a de melhores resultados para o Energie em sua história: além de terminar em 13º lugar, o time somou o maior número de pontos que já conseguiu em uma edição da competição: 41.

O clube tem um dado curioso: no dia 6 de abril de 2001 o Energie Cottbus se tornou o primeiro time da história da Bundesliga a colocar uma equipe com 11 jogadores estrangeiros em campo. Até mesmo os três atletas que entraram durante a partida nasceram em outros países.

Título

Regionalliga Nordost - 1997

Estádio

O estádio do Energie Cottbus é o Estádio Freundschaft com capacidade para 22.450 pessoas.

Alcunhas Die Lausitzer

Site : http://www.fcenergie.de/





Mascote

Energie