quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Meidericher Spielverein Duisburg 02 e.V.

O Duisburg surgiu em 1902 inicialmente como uma agremiação distrital da cidade de Duisburgo, conhecido como Meidericher SV. Essa situação, porém, só duraria três anos, já que, em 1905, o clube se uniu ao SC Viktoria Meiderich, outro time do município.

Nos gramados, o time não tardou a conseguir bons resultados em competições locais, tendo, inclusive, realizado grandes temporadas. Em 1913/1914, por exemplo, fez 113 gols e sofreu apenas 12.

O crescimento teria seqüência na década seguinte. Nos anos 1920, o Duisburgo conseguiu ficar entre os melhores. Venceu, em 1929, o campeonato regional e classificou-se, pela primeira vez, à elite do futebol alemão.

O bom momento, porém, seria interrompido por motivos políticos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o clube passou por situação financeira complicada e quase foi obrigado a fechar as portas.

A recuperação veio logo após o fim do conflito, quando o time venceu o torneio da cidade, em 1946. Em 1951, o clube conseguiu a vaga na Uberliga, que, até então, era a primeira divisão do futebol da Alemanha.

Aquela foi uma das melhores fases da história do clube. O Duisburg, ainda sem esse nome, esteve na elite até a criação da Bundesliga, o grande divisor de águas do esporte no país, que profissionalizou o futebol.
Escudos Antigos

Naquele momento, o Duisburg garantiu presença entre os 16 clubes que formaram a primeira edição do certame. Fez, inclusive, grande campanha em 1963/64, quando terminou a competição com o vice-campeonato, atrás apenas do campeão Colônia.

No restante da década de 1960 e nos anos 1970, o clube não repetiria o desempenho, mas, ao menos, se manteve na primeira divisão alemã. Naquele momento, o fato mais considerável na história do clube foi mais uma mudança de nome. Em 1967, após anos de consolidação como o principal time da cidade, o Meidericher finalmente passa a ser conhecido como Duisburg.

Em campo, o time conseguia resultados razoáveis. Em 1974/75, por exemplo, foi finalista da Copa da Alemanha, mas perdeu a decisão para o Hannover. Antes, já havia perdido tal título em 1966, diante do Eintracht Frankfurt.

A melhor campanha da época, porém, veio em 1978/79, quando o time chegou a disputar a semifinal da Copa da Uefa, sua melhor colocação em competições continentais, mas acabou sendo eliminado pelos compatriotas do Borussia Moenchengladbach.

A grande fase acabou com a chegada dos anos 1980. Foi nessa época que o sonho da Bundesliga foi interrompido pela primeira vez. Em 1981/82, após 19 anos entre os melhores do campeonato profissional alemão, o Duisburg caiu para a segunda divisão.

Desde então, o Duisburg passou a ser chamado de “elevador”, apelido que os times na Alemanha recebem por trocarem de divisões com facilidade, sem muita estabilidade. A primeira alternância, porém, foi negativa. Em 1985/86, a equipe caiu para a terceira divisão.

Depois de três anos, o clube voltaria a figurar na segunda divisão. O retorno à elite só viria em 1991/92, e de maneira breve, pois a equipe logo foi rebaixada. Desde então, participou oito vezes da primeira divisão e oito da segunda, o que prova sua instabilidade.

Nesse período, o único momento de destaque veio em 1997/98, quando chegou à decisão da Copa da Alemanha. O Bayern de Munique, porém, conquistou o título vencendo por 2 a 1.
Na temporada 2007/2008 o clube não foi bem e acabou sendo rebaixado, tendo que disputar a segunda divisão do Campeonato Alemão na temporada 2008/2009.

Estádio

Inaugurado em 8 de Novembro de 2004, substituindo o antigo Wedaustadion, tem capacidade para 31.500 torcedores.



Hino

Wir sind Zebras, weiß-blau
unser Club der MSV
und wir stehen für euch immer hier.
Denn hier zwischen Rhein und Ruhr
ja da gib es einen nur
MSV unser Club im Revier.

Duisburg, unsere Stadt
hier ist pralles Leben pur.
Menschen die hier Wohnen
bleiben dran, sind machmal stur.
Dietz, Krähmer, Rahn
das war damals als alles begann.
Und noch immer fängt das Spiel von Vorne an.
Wir gehen mit euch durchs Feuer
und wir feiern jeden Sieg in unserer Arena.

Wir sind Zebras, weiß-blau
unser Club der MSV
und wir stehen für euch immer hier.
Denn hier zwischen Rhein und Ruhr
ja da gib es einen nur
MSV unser Club im Revier.

Früher gabs hier nur Kohle
früher war hier nur Stahl.
Für die Zukunft kämpfen
das ist für uns normal.
Unser Blick geht nach vorne
aber auch mit Stolz zurück.
Von uns wartet keiner auf sein Glück.

Wir sind Zebras, weiß-blau
unser Club der MSV
und wir stehen für euch immer hier.
Denn hier zwischen Rhein und Ruhr
ja da gib es einen nur
MSV unser Club im Revier.


Mascote
A mascote do Duisburg é uma zebra desde a criação do clube, em 1902. A opção foi feita por causa das listras tradicionais da camisa do time, em azul e branco.

Apelido: Die Zebras

Site

http://www.msv-duisburg.de/
­