Pular para o conteúdo principal

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad.

Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado.
Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube.
Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje.
Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguração do estádio Es Fortí, mais precisamente em 1945, que passaria a abrigar as partidas do Mallorca.
O local seria palco do primeiro acesso da equipe à divisão principal, que só aconteceria 15 anos depois, em 1960/61. Os anos iniciais, porém, não foram animadores. Depois de três temporadas consecutivas entre os melhores, o Mallorca caiu novamente. Chegou a conquistar mais dois acessos ainda nos anos 1960, mas a queda em 1969/70 só seria recuperada na década de 1980.
Mesmo assim, as ascensões naquele período também não foram definitivas. Foram quatro participações na primeira divisão e três rebaixamentos. Mesmo quando permanecia, o Mallorca não conseguia obter campanhas suficientemente boas para animar o torcedor.
A estabilidade só veio mesmo na década de 1990. Logo em 1991 já ficava clara a mudança do time rubro-negro. Além do 15º lugar no Campeonato Espanhol, o Mallorca ainda conseguiu sagrar-se vice-campeão da Copa da Espanha pela primeira vez em sua história.
O momento definitivo aconteceu a partir de 1996/97. Foi naquele ano que o clube conseguiu seu último acesso. Depois disso, se firmou na primeira divisão e não saiu mais.
Na temporada seguinte, o time conseguiu o até então inédito quinto lugar na Liga, que garantiu vaga na Recopa, a primeira competição européia. Além disso, conseguiu mais um vice-campeonato da Copa da Espanha.
Em 1998/99, além do terceiro lugar no Campeonato Espanhol, o Mallorca conseguiu o inédito vice-campeonato da Recopa perdendo para a Lazio, da Itália, na final. Foi neste ano também que o clube inaugurou o estádio Son Moix, que é utilizado até hoje.
O ponto mais alto dessa trajetória aconteceria em 2002/03. Foi nessa temporada que o clube conseguiu conquistar seu primeiro título importante. Foi a Copa da Espanha, vencida após uma final ante o Recreativo de Huelva.

Estádio

O Estádio ONO, antes conhecido como Son Moix, é um estádio de futebol localizado em Palma de Maiorca. Ele foi criado para a celebração da universidade de Palma em 1999. É o estádio onde joga o RCD Mallorca desde 1999, porque o clube fez um acordo com o conselho da cidade para isto.

O estádio se situa na zona industrial de Can Valero em Palma, 3 km do centro da cidade.
Tem capacidade para 23.142 pessoas e mede 107X69m. O estádio tem 2.000 lampadas, uma area de imprensa de 1500m2 e capacidade para 300 jornalistas. Tem uma das melhores instalações da europa.

Hino

Mallorca, Mallorca,

tot Mallorca està amb tu;
i sempre direm
com el Mallorca no hi ha ningú.
Mallorca, Mallorca,... (bis)

Cap amunt, cap amunt!
sempre amunt, sempre amunt!
el Mallorca guanyarà.

Cap amunt, cap amunt!
sempre amunt, sempre amunt!
el Mallorca triomfarà.

Mallorca!!, Mallorca!!
Mallorca!!, Mallorca!!
Mallorca, Mallorca
tot Mallorca...
guanyarem, guanyarem!
triomfarem, triomfarem!
el Mallorca és superior!!

Guanyarem, guanyarem!!
triomfarem, triomfarem!!
El Mallorca ès superior!!

Títulos


Copa do Rei da Espanha: 1(2002-03)
Supercopa da Espanha: 1(1998-99)

Apelido Ensaimada Mecánica
Mascote


A mascote do Mallorca é um demônio vermelho, que representa o clube há muitos anos. A escolha, porém, gera polêmica. Em 2006, por exemplo, uma torcedora, insatisfeita com a má campanha da equipe no Campeonato Espanhol, disse que o motivo do desempenho era ter como símbolo algo demoníaco.
Depois desta declaração, a mascote não foi vista nas partidas do Mallorca durante cerca de três meses. A diretoria, no entanto, negou que tenha afastado o animador que se vestia de demônio, e logo depois que foi questionada pela imprensa sobre o assunto, recolocou a mascote a perambular nos gramados.

Site

http://www.rcdmallorca.es/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...