Pular para o conteúdo principal

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad.

Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado.
Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube.
Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje.
Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguração do estádio Es Fortí, mais precisamente em 1945, que passaria a abrigar as partidas do Mallorca.
O local seria palco do primeiro acesso da equipe à divisão principal, que só aconteceria 15 anos depois, em 1960/61. Os anos iniciais, porém, não foram animadores. Depois de três temporadas consecutivas entre os melhores, o Mallorca caiu novamente. Chegou a conquistar mais dois acessos ainda nos anos 1960, mas a queda em 1969/70 só seria recuperada na década de 1980.
Mesmo assim, as ascensões naquele período também não foram definitivas. Foram quatro participações na primeira divisão e três rebaixamentos. Mesmo quando permanecia, o Mallorca não conseguia obter campanhas suficientemente boas para animar o torcedor.
A estabilidade só veio mesmo na década de 1990. Logo em 1991 já ficava clara a mudança do time rubro-negro. Além do 15º lugar no Campeonato Espanhol, o Mallorca ainda conseguiu sagrar-se vice-campeão da Copa da Espanha pela primeira vez em sua história.
O momento definitivo aconteceu a partir de 1996/97. Foi naquele ano que o clube conseguiu seu último acesso. Depois disso, se firmou na primeira divisão e não saiu mais.
Na temporada seguinte, o time conseguiu o até então inédito quinto lugar na Liga, que garantiu vaga na Recopa, a primeira competição européia. Além disso, conseguiu mais um vice-campeonato da Copa da Espanha.
Em 1998/99, além do terceiro lugar no Campeonato Espanhol, o Mallorca conseguiu o inédito vice-campeonato da Recopa perdendo para a Lazio, da Itália, na final. Foi neste ano também que o clube inaugurou o estádio Son Moix, que é utilizado até hoje.
O ponto mais alto dessa trajetória aconteceria em 2002/03. Foi nessa temporada que o clube conseguiu conquistar seu primeiro título importante. Foi a Copa da Espanha, vencida após uma final ante o Recreativo de Huelva.

Estádio

O Estádio ONO, antes conhecido como Son Moix, é um estádio de futebol localizado em Palma de Maiorca. Ele foi criado para a celebração da universidade de Palma em 1999. É o estádio onde joga o RCD Mallorca desde 1999, porque o clube fez um acordo com o conselho da cidade para isto.

O estádio se situa na zona industrial de Can Valero em Palma, 3 km do centro da cidade.
Tem capacidade para 23.142 pessoas e mede 107X69m. O estádio tem 2.000 lampadas, uma area de imprensa de 1500m2 e capacidade para 300 jornalistas. Tem uma das melhores instalações da europa.

Hino

Mallorca, Mallorca,

tot Mallorca està amb tu;
i sempre direm
com el Mallorca no hi ha ningú.
Mallorca, Mallorca,... (bis)

Cap amunt, cap amunt!
sempre amunt, sempre amunt!
el Mallorca guanyarà.

Cap amunt, cap amunt!
sempre amunt, sempre amunt!
el Mallorca triomfarà.

Mallorca!!, Mallorca!!
Mallorca!!, Mallorca!!
Mallorca, Mallorca
tot Mallorca...
guanyarem, guanyarem!
triomfarem, triomfarem!
el Mallorca és superior!!

Guanyarem, guanyarem!!
triomfarem, triomfarem!!
El Mallorca ès superior!!

Títulos


Copa do Rei da Espanha: 1(2002-03)
Supercopa da Espanha: 1(1998-99)

Apelido Ensaimada Mecánica
Mascote


A mascote do Mallorca é um demônio vermelho, que representa o clube há muitos anos. A escolha, porém, gera polêmica. Em 2006, por exemplo, uma torcedora, insatisfeita com a má campanha da equipe no Campeonato Espanhol, disse que o motivo do desempenho era ter como símbolo algo demoníaco.
Depois desta declaração, a mascote não foi vista nas partidas do Mallorca durante cerca de três meses. A diretoria, no entanto, negou que tenha afastado o animador que se vestia de demônio, e logo depois que foi questionada pela imprensa sobre o assunto, recolocou a mascote a perambular nos gramados.

Site

http://www.rcdmallorca.es/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância