Pular para o conteúdo principal

Real Racing Club de Santander

A história do futebol na cidade de Santander é mais antiga que o Racing propriamente dito. Há registros de partidas disputadas desde 1902. Os amistosos, porém, eram sempre realizados de maneira informal, muitas vezes sem a indumentária necessária.

A criação do Racing só aconteceria em 1913, quando um grupo de jovens resolveu organizar um clube. Nos anos seguintes, o time se preocupava em firmar-se no esporte regional, disputando torneios locais de menor importância.
Como não tinha um adversário direto em sua cidade, o Racing freqüentemente se confrontava com o basco Athletic de Bilbao. A rivalidade, no entanto, não pôde ser cultivada por muito tempo, já que os clubes de Santander entraram em conflito com os de Bilbao no começo da década de 1920, quando os últimos ganharam poder na federação regional.
Daí até a criação do Campeonato Espanhol, que aconteceu em 1929, o Racing jogou pouco, devido à falta de equipes capacitadas na cidade. Mesmo com poucos jogos nos anos anteriores, o time foi lembrado para a primeira divisão da competição.
Nos dois anos iniciais, campanhas decepcionantes quase levaram o Racing à divisão de acesso. No ano 1930/31, porém, o clube surpreendeu, e teve o melhor desempenho de sua história. Foi segundo colocado do certame, ficando atrás apenas do campeão, o Atlético de Madrid.
Com seguidas boas posições no Espanhol, o Racing se firmava na elite e se aproximava cada vez mais do título. Só que a paralisação de três anos por causa da Guerra Civil Espanhola minou os planos do clube.
No retorno aos gramados, em 1939/40, o time não correspondeu às expectativas e acabou caindo à segunda divisão. Foram dez anos buscando um acesso, que só veio no fim da década de 1940.
As temporadas longe da elite parecem ter tirado o fôlego do clube. Foram cinco anos sem brilho na primeira divisão, que culminaram com o rebaixamento em 1954/55.
Começava, então, o período mais sombrio da história do Racing. Na década de 1960, o time ficou na primeira divisão em apenas duas temporadas (1960/61 e 1961/62). Nos anos 1970, também se manteve irregular, com apenas cinco participações.
Na década seguinte, mais alternância de divisões, e o Racing não conseguia boas campanhas quando estava na elite do futebol espanhol. A estabilidade só viria nos anos 1990.
Com o acesso em 1993/94, o Racing começava a se firmar entre os melhores do país. Sempre com campanhas tímidas, o clube conseguia, apesar de tudo, evitar a constante ameaça do rebaixamento.
Conseguiu, então, uma boa seqüência na primeira divisão, só quebrada em 2000/01, quando o time caiu e recuperou-se logo no ano seguinte.

Estádio

Campos de Sport de El Sardinero
Capacidade 22.500

Hino

Santander tiene un buen Club.

Con mucha y fiel afición,
que le sigue entusiasmada
y le inyecta su emoción. (Bis)

El Racing tiene una historia,
una historia limpia y noble
y, aunque llueva o sople el sur,
la afición canta este acorde:
Racing! Racing! Ra, ra, ra!
Racing! Racing! Ra, ra, ra!

Aquí el fútbol español
ha tenido un buen vivero,
nuestros internacionales
lo han probado el mundo entero.

Santander tiene un buen once
y el seguidor con entraña
siempre canta el estribillo
famoso por toda España:
A la bim bo! A la ba!
A la bim bo ba! (Bis)
Racing! Racing! Ra, ra, ra!

Apelido Montañeses

Site
http://www.realracingclub.es/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância