segunda-feira, 12 de julho de 2010

Villarreal Club de Fútbol

O Villarreal surgiu em 1923 com o intuito de promover o esporte na cidade espanhola. No início, o clube, que hoje é conhecido por suas cores amarelas, adotou um uniforme com camisas brancas e shorts pretos. A mudança para o que vigora atualmente ocorreu apenas em 1946.

Ao contrário do que aparentam suas boas campanhas recentes na primeira divisão, o Villarreal é considerado um clube pequeno da Espanha. No início de sua história, ficou marcado por tentar, sem sucesso, o acesso à segunda divisão nacional.
Pelo contrário, depois da paralisação de três anos no fim da década de 1930, devido à Guerra Civil Espanhola, o clube acabou caindo para a divisão inferior, abaixo da terceira nacional.
O acesso à segunda divisão só viria nos anos 1970, mas não duraria muito. O clube subiu em 1970/71, e logo no ano seguinte voltou à terceira.
Durante a década de 1980, o panorama não seria diferente. O time alternava campanhas na divisão regional, na terceira e, pouquíssimas, na segunda, sempre longe de uma vaga na elite do Campeonato Espanhol.
As coisas só começariam a ganhar contornos mais otimistas nos anos 1990. Logo no primeiro ano, 1990/91, o Villarreal subiu para a segunda divisão e conseguiu, enfim, uma seqüência em busca do tão sonhado acesso à primeira divisão.
E ele veio na temporada 1997/98, com uma vitória no confronto direto contra o Compostela. Assim, o clube, depois de 65 anos nas divisões inferiores, estreava na elite do futebol espanhol.
Não foi, no entanto, um começo positivo. De cara, o Villarreal ficou na 18ª posição do certame e foi rebaixado. Voltaria, porém, em 2000/01, e começaria uma história surpreendente no torneio nacional.
Conseguiu um sétimo lugar logo no primeiro ano depois do retorno, e, dois anos depois, garantiu vaga na Copa da UEFA ao vencer a Copa Intertoto (torneio de pré-temporada que define últimos classificados para a competição européia).
O melhor, porém, ainda estaria por vir. Na temporada 2004/05, o Villarreal terminou o Campeonato Espanhol na inédita terceira colocação, e conseguiu vaga na Liga dos Campeões. Na mais importante competição interclubes do Velho Continente, a equipe chegaria até as semifinais na temporada 2005/06, perdendo para o Arsenal-ING.

Títulos

Tercera División: 1 (1969/70)
Copa Intertoto da UEFA: 2(2003 e 2004)

Estádio

El Madrigal, inaugurado em 17 de junho de 1923 com nome de Campo de Villarreal, o estádio foi reconstruído em 1999/2000 com capacidade para abrigar 22.000 pessoas. Tem dimensões de 105 por 68 metros, está na mesma localização desde seu início, na província de Castellón, a cinco quilômetros do Mar Mediterrâneo.

Hino

La il.lusió de tot un poble,

industrial i llaurador,
és un club que a tots pregona
la força de l'aficció...

La gent de la nostra Vila,
de la Plana, del Millars,
porta al cor la seua estima
per l'equip més exemplar.

Els nostres colors són el blau i el groc
i els nostres amors perl Villarreal;
en el Madrigal sempre lluitarem,
tots agermanats sempre animarem...

Canteu penyes!! Canta aficció!!
Endavant, a triomfar, a guanyar Villarreal!
Endavant, a triomfar, a guanyar Villarreal!

Els nostres colors són el blau i el groc
i els nostres amors perl Villarreal;
en el Madrigal sempre lluitarem,
tots agermanats sempre animarem...

Canteu penyes!! Canta aficció!!
Endavant, a triomfar, a guanyar Villarreal!
Endavant, a triomfar, a guanyar Villarreal!

Alcunhas Submarino Amarelo

Mascote


O nome da mascote do Villarreal é Groguet, e ela representa um submarino, que é o apelido que o clube recebeu desde que subiu à primeira divisão do Campeonato Espanhol. Trata-se de uma referência à música “Yellow Submarine” (submarino amarelo, em inglês), da famosa banda inglesa The Beatles.






Site

http://www.villarrealcf.es/