sábado, 24 de julho de 2010

Real Murcia Club de Fútbol

Apesar de quase centenário, o Murcia não é dos clubes mais tradicionais da Espanha. Fundado em 1908, foi fruto de um grupo de jogadores de futebol da cidade que buscavam uma organização para a prática do esporte.

Nos primeiros anos de sua história, os fatos mais chamativos do clube foram as constantes mudanças de nome. A princípio, o time foi chamado de “Murcia F.C.”, e usava um uniforme totalmente branco.
Em 1920, o clube tornou-se o “Levante de Murcia”, e passou a vestir camisas verdes e shorts e meiões brancos. No ano seguinte, nova troca. Voltou a se chamar “Murcia F.C.”, e, no ano seguinte, adotou camisa vermelha e shorts azuis.
Em 1923, o clube ganhou o título de “real” do então rei Dom Alfonso XIII, e se firmou como Real Murcia Club de Fútbol , denominação que perdura até hoje.
Apesar do apoio do governo, o Murcia não foi escolhido para participar da primeira divisão do Campeonato Espanhol, que começou a ser organizada em 1929. O primeiro acesso viria apenas na temporada 1940/41.
Seria, então, o começo de uma história de idas e vindas com a elite do futebol nacional. Logo no primeiro ano o clube terminou na lanterna (12º lugar) e voltou à segunda divisão.
O Murcia retornaria na temporada 1944/45, mas, depois de três anos de desempenho abaixo do esperado, caiu novamente. Na década de 1950, mais dois acessos, com quedas logo na temporada seguinte.
Nos anos 1960, foram dois anos consecutivos na primeira divisão. Foi em 1963/64 e 1964/65, só que mais uma vez a equipe não correspondeu e foi rebaixada. O mesmo aconteceria na década de 1970.
A década de 1980, porém, marcaria o melhor momento da história do clube, com seis temporadas entre os melhores do país, apesar de nunca com bons resultados. Nos anos 1990, o Murcia não registrou nenhuma participação na elite.
O retorno à divisão principal, depois de 14 anos, aconteceu em 2003/04, mas logo o time voltou a ser rebaixado. Na temporada 2006/2007, novo acesso que garantiu o Murcia na disputa do Campeonato Espanhol de 2007/08.
Infelizmente o clube não foi bem na temporada passada e em 2008/2009 o clube disputará a segunda divisão do Campeonato Espanhol.


Estádio

Nueva Condomina
Capacidade 33.900 lugares
 
Hino
 
Tras la amplia singladura

de espinas y laureles,
hoy cantamos al murcia
club de nuestros amores.

Nos dió mil alegrias,
tambien cien sinsabores,
mas siempre a su regazo
permanecemos fieles.

Murcia, luz clara y potente
en el deporte español,
con nuestro canto te
ofrendamos
nuestro mas profundo amor.

Eres real murcia,en tu
historia,
cuna hidalga del honor,
y es, ser socio del real
murcia,
ser socio de un club señor

Tu nombre augusto, Murcia,
gritamos con orgullo
tu escudo coronado,
lucimos con pasion,
y tus siete coronas
que orlan un corazon,
le ofrendamos el nuestro
fundido con el tuyo..

Alcunhas Pimentoneros

Site
http://www.realmurcia.es/