Pular para o conteúdo principal

Getafe Club de Fútbol

O Getafe surgiu em 1945 como um clube pequeno da região metropolitana da capital espanhola, Madrid, sem pretensões de fazer frente aos poderosos Real e Atlético. Mesmo assim, o Club Getafe Deportivo foi criado com o intuito de fomentar o esporte na pequena cidade.

A agremiação, porém, só seria confirmada no começo de 1946, quando os fundadores conseguiram confirmar a criação com a prefeitura. No início de sua história, o Getafe mandava suas partidas no “Campo del Regimento de Artillería”, que não contava com balizas. Assim, para poder atuar, o time precisava deslocar as traves do “Campo de los Sindicatos” até o gramado oficial.
Em campo, o desempenho começava a impressionar. Logo na temporada 1956/57, o Getafe conseguiu o acesso à terceira divisão nacional, e não demorou a adaptar-se a ela, já que logo no ano seguinte o clube passou perto de uma nova ascensão.
Na década de 1970, o Getafe conseguiria um novo trunfo fora dos gramados. O time inaugurava seu primeiro estádio próprio, o “Las Margaritas”. Logo nas primeiras temporadas deu sorte. A equipe conseguiu o acesso à segunda divisão em 1975/76.
O Getafe Club de Fútbol foi fundado em 1 de Setembro de 1976, quando com o nome de Peña Madridista Getafe, se inscreve tanto no Conselho Superior de Esportes como na Federação Territorial Castelhana.. Durante quatro temporadas, o Getafe disputou diferentes categorias, até que na temporada de 1980 passa a se chamar Club Deportivo Peña Getafe. O clube teve esta denominação por duas temporadas, até que, finalmente, em 10 de julho de 1982, funde-se com o então existente Club Getafe Promesas.
O clube utiliza-se dessa denominação até agosto de 1983, quando realmente assume o atual nome :GETAFE CLUB DE FÚTBOL. Referendado e definitivo, é aprovado na Assembléia Geral de Associados no dia 8 de Julho deste ano.


Recomeçando em ligas regionais em 1983/84, Getafe foi promovido por quatro temporadas seguidas até participar da Segunda División B. O clube permaneceu nessa divisão, até à sua promoção à Segunda División na temporada 1994-95, permanecendo por lá por duas temporadas.
Enquanto o clube era despromovido a Segunda Divisão B da Espanha na temporada 97/98, foi inaugurado 1º de Janeiro de 1998 o seu atual estádio: o Coliseum Alfonso Pérez.
O time retornou a Segunda División logo na temporada seguinte (99/00). Nessa mesma temporada, retornam a Segunda División B. O retorno foi rápido, duas temporadas depois do descenso o time voltava a Segunda Divisão Espanhola. Consolidado nessa divisão, o Getafe consegue sua promoção com o 3º lugar no campeonato 03-04, ficando atrás apenas do Levante UD(campeão) e do CD Numancia ( vice).
Em seu ano de estréia, os Azulones terminaram em 13º lugar, excelente para um estreante, e foi coroado com uma vitória sobre o poderoso Real Madrid. Na temporada seguinte,05/06, o clube ficou em 9º com 54 pontos.
A temporada 06/07 foi a mais vitoriosa da história do clube. No campeonato espanhol terminou em oitavo, com 52 pontos. Porém isso acabou em segundo plano, pois nessa mesma temporada o Getafe foi ainda mais longe. Após passar por: Xerez, Valencia, Osasuna e Barcelona pela Copa do Rei , chegou a final desta competição contra o Sevilla FC. Entre esses jogos, vale ressaltar a semifinal contra o Barcelona, que no jogo de ida venceu o Getafe por 5-2. Na volta, os Azulones precisavam abrir quatro gols de diferença para passarem e foi o que fizeram, vencendo por 4-0.

Na final, com um gol de Kanouté, o Sevilla evitou que o Getafe atingisse seu primeiro título na história, porém o vice campeonato garantiu a classificação do clube para a Copa da UEFA pelo fato do Sevilla já estar classificado para a Champions League. Esta excelente temporada fez com que Schuster, seu treinador, fosse contratado pelo Real Madrid.
Com a vaga na Copa da UEFA assegurada, o clube pode fazer alguns investimentos, trazendo algumas jovens promessas de times espanhóis, como De la Red e Kepa, e jovens do futebol sul-americano (casos de Ustari e Albin).

Apesar do fraco desempenho no campeonato espanhol (apenas o 14° lugar), esses investimentos valeram a pena. Na Copa da UEFA, chegou até as quartas-de-final, quando foi eliminado pelo Bayern de Munique (mesmo após estar vencendo por 3-1 na prorrogação, cedeu o empate no último minuto de jogo e, assim, perdendo a vaga na fase seguinte em virtude dos gols marcados fora).
Na Copa do Rei, o time foi ainda mais longe. Após passar por Burgos, Levante, Mallorca, Racing Santander, o clube chegou a final contra o Valencia. Na final, realizada no Estádio Vicente Calderón, como no ano anterior, o título escapuliu das mãos do Getafe. Com gols de Alexis, Mata e Morientes, o Valencia venceu a partida por 3-1 ( Granero, de pênalti, descontou para o Getafe).
Apesar de não ter conquistado nenhum título, a temporada excelente para o time, que ganhou destaque no contexto europeu (com a boa campanha na Copa da UEFA) e consolidou sua imagem em campos espanhóis (com o novo vice-campeonato na Copa do Rei).

Estádio

O Coliseum Alfonso Pérez é o estádio do Getafe Club de Fútbol. Se localiza na cidade de Getafe, nos arredores de Madrid, mais precisamente no bairro Getafe Norte.
O estádio foi construído em 1998. Hoje, depois de várias reformas e ampliações, tem a capacidade para 16.000 pessoas. As arquibancadas norte e leste ficam sobre colinas naturais. Recentemente, a arquibancada oeste recebeu uma cobertura.
O nome do estádio é em homenagem ao jogador Alfonso Pérez. Curiosamente, Alfonso (como era conhecido) nunca jogou pela equipe, nem ao menos enfrentou o clube. A homenagem se deu pois Alfonso é natural de Getafe, sendo o jogador de futebol mais famoso dessa cidade. Além disso, em 1998 o jogador se encontrava no alge de sua carreira quando atuava pelo Real Bétis.

Hino

Oh! Getafe Club de Fútbol

siempre alcanzas la victoria,
y tus triunfos son motivo
que te llevan a la gloria.

En tu juego la nobleza
va unida a la gallardía,
es tu emblema la bidalguia
y tu escudo es el valor.

(Estribillo)
Lucha Getafe con gallardía
tus jugadores leones son,
y cuando avanzas exclaman todos
viva el Getafe que es el mejor.

Sigue la ruta que hasta ahora llevas
llena de triunfos, honra y honor,
hasta que todos decirte puedan
viva el Getafe que es campeón.

A la lucha por la gloria
va el Getafe Club de Fútbol,
y va formando su historia
con triunfos para el futuro.

Sus defensas y portero
forman valla infranqueable,
sus medios y delanteros
son de empuje arrollador.

(Estribillo)
Lucha Getafe con gallardía
tus jugadores leones son,
y cuando avanzas exclaman todos
viva el Getafe que es el mejor.

Sigue la ruta que hasta ahora llevas
llena de triunfos, honra y honor,
hasta que todos decirte puedan
viva el Getafe que es campeón.

Alcunhas Azulones  ;  Geta

Site
http://www.getafecf.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância