quarta-feira, 14 de julho de 2010

Club Atlético Osasuna

O nome do clube, Osasuna, proposto por Benjamín Andoain Martínez, significa saúde em basco.

Existe certa incerteza em quanto a data de constituição de Osasuna. Em 24 de outubro de 1920 apareceu uma notícia no jornal El Pueblo Navarro sobre a criação de Osasuna e a disputa de sua primeira partida contra o Regimento da Constituição, tendo como resultado o empate a 1. O Osasuna surgiu em 1920 a partir da fusão de duas equipes da cidade de Pamplona, o New Club e o Sportiva. Dessa união redundou o Club Atlético Osasuna, que em seus primeiros anos disputou torneios regionais em busca de afirmação.

O início, porém, foi irregular. O time não conseguia bons resultados nem contra equipes do seu município e, assim, foi disputar a terceira divisão do Campeonato Espanhol quando a competição foi criada, em 1929.
Já na temporada 1931/32, o Osasuna conseguiu o acesso à segunda divisão. O auge dessa geração aconteceu na disputa de 1934/35, quando o time subiu pela primeira vez na sua história à elite do futebol espanhol.No entanto, a permanência entre os melhores do país duraria apenas uma temporada, já que o clube acabou em último lugar e retornou à divisão de acesso.
Depois disso, com a paralisação das competições por três anos devido à Guerra Civil Espanhola, a situação do Osasuna se complicou ainda mais. Isso porque o time perdeu a base que havia consolidado e só voltaria à divisão principal na década de 1950.
Isso ocorreu em 1953/54. Porém, novamente o Osasuna não conseguiu se sustentar na elite e foi rebaixado, em um calvário que duraria dois anos. Em 1956/57, o clube voltou a conquistar o acesso e obteve sua primeira seqüência de duas temporadas na competição principal. Depois de ascender no começo dos anos 1960, o clube voltou à segunda divisão e retornou a figurar entre os melhores em 1980/81.
Nesse espaço de tempo de 20 anos, o Osasuna passou por algumas transformações. A principal delas foi no palco em que recebia seus jogos. Em 1967, o clube abandonou o antigo San Juan para inaugurar o El Sadar, com capacidade para 25 mil pessoas.
No início dos anos 80, finalmente o clube emendou uma série de boas temporadas. Foram 14 campeonatos seguidos na elite, com campanhas que oscilaram entre razoáveis e boas.
Nesse período, o Osasuna conseguiu, inclusive, sua primeira classificação a uma competição européia. Isso ocorreu na temporada1984/85, quando o sexto lugar no Campeonato Espanhol valeu ao time de Pamplona uma vaga na Copa da UEFA.
A série de participações na primeira divisão terminaria em 1993/94, quando o clube não resistiu ao crescimento do futebol espanhol (que via os grandes voltarem à briga pelos títulos continentais) e sentiu mais uma vez o amargor do rebaixamento.

Aí então, seriam mais alguns anos longe do grupo principal. O Osasuna só voltaria à primeira divisão já no século XXI. O clube ascendeu na temporada 2000/01 e desde lá estabeleceu uma seqüência de desempenhos razoáveis.
O auge ocorreu em 2004/05, quando foi à final da Copa da Espanha pela primeira vez em sua história, perdendo na decisão para o Bétis. Na temporada seguinte, o Osasuna conseguiu o quarto lugar no Campeonato Espanhol e seu maior feito até hoje: uma vaga na Liga dos Campeões, principal competição interclubes do continente europeu.
Em 16 de maio de 2006 se classificou pela primeira vez em sua história para a Liga dos Campeões da UEFA, mas foi eliminado pelo Hamburger SV da Alemanha na fase de classificação.

Em 25 de fevereiro de 2007 disputou sua partida número 1.000 na Primeira Divisão da Espanha contra o Espanyol de Barcelona no Estádio Reyno de Navarra. O resultado foi de 0-2 favorável à equipe catalã.
Em 14 de março de 2007 conseguiu uma histórica classificação às quartas de final da Copa da UEFA, eliminando o poderoso Glasgow Rangers de Escócia. Em 12 de abril de 2007 volta a fazer história ao se classificar pa as seminais da Copa da UEFA após vencer o Bayer Leverkusen. Nesta semifinal foi derrotado pelo Sevilla, posteriormente campeão do torneio.
Após um mau começo da equipe na temporada 2008/2009, a direção do Osasuna resolveu destituir o técnico "Cuco" Ziganda e colocar em seu lugar José Antonio Camacho, permanecendo a equipe em posição desconfortável na classificação. O Osasuna só conseguiu sua permanência na Primeira Divisão na partida disputada em Pamplona, contra o Real Madrid, com uma vitória por 2-1.

Estádio

Joga no estádio de Reyno de Navarra, que tem uma capacidade de 19.800 espectadores sentados. Inaugurado em 1967, suas dimensões são 105 metros de comprimento e 67,5 metros de largura.

Nas Instalações Desportivas de Tajonar, inauguradas em 1982, se encontra a escola de futebol de Tajonar, onde se formam jogadores com o fim de que se participam na disciplina profissional do CA Osasuna. Foram inaguradas de acordo com a presidencia de Fermín Ezcurra, uma superfície de 80.000 metros quadrados, completando assim uma velha pretensão do Clube com o fim de trabalhar com a canteira.
Na temporada de 1987/88, se adquiriram na propriedade de 80.000 metros quadrados mais de terrenos lindões com as instalações de Tajonar. No ano de 2001, quando a Cidade Desportiva se veio ampliada com a construção de três novos campos e seus respectivos vestiários, tinha 2 campos de grama natural, um de grama artificial, quatro de arena e um campo de grama natural que se utiliza para o treinamento de jogadores.

Hino

El "once" de Osasuna, valiente y luchador

defiende sus colores con brío arrollador
y por eso los hinchas le gritan sin cesar
Osasuna ¡aúpa!, que tú sabes triunfar.

De tu blusa y tu bandera, fuerte y rojo es el color
de tu blusa y tu bandera, como el roble montañés
y el vino de la ribera vibra en tí Navarra entera
en donde quiera que estés.

Artistas en el juego, dominan el balón,
derrochan valentía y luchan con tesón
y el público entusiasta así suele gritar
Osasuna ¡aúpa!, que tú sabes triunfar.

De tu blusa y tu bandera, fuerte y rojo es el color
de tu blusa y tu bandera, como el roble montañés
y el vino de la ribera vibra en ti Navarra entera
en donde quiera que estés.

Osasuna valiente, no dejes de luchar
que Navarra te admira porque sabes jugar.
Osasuna valiente, juega con ilusión
que jugando y venciendo tú serás campeón.

Alcunhas Rojillos, Gorritxo

Site

http://www.osasuna.es/