Pular para o conteúdo principal

Real Sociedad de Fútbol

A Real Sociedad de São Sebastián foi fundada em 1909, baixo o nome de Sociedade de Foot-ball de São Sebastián, adquirindo o título de ´Real´ em 1910 a mãos do rei Alfonso XIII. A Sociedade de Foot-ball surgiu fruto de uma escisión do São Sebastián Recreation Clube, primeiro clube do que se tem constancia em Guipúscoa, nascido em 1903 e escindido seis anos depois. Entre 1903 e 1908, as cores do São Sebastián Recreation Clube eram o verde e o amarelo mas já em Março de 1908 estreou-se uma nova equipación: camisa branca, iniciais SS em azul e pantalón azul.

Durante estes primeiros anos os donostiarras obtiveram muito bons resultados mas não podiam participar nos campeonatos oficiais ao não estar inscrita a Sociedade de Foot-ball no Registro Civil. Para poder participar no Campeonato de Espanha de 1909, recorreu-se a jogar baixo o nome do Clube Ciclista de São Sebastián, entidade que sim cumpria com os requisitos legais, e com a denominación de Clube Ciclista chegou o primeiro título da sua história ao derrotar na final ao clube Espanhol de Madrid por 3 golos a 1.
Durante esses primeiros anos existe uma grande rivalidad com o Athletic Clube e o Racing de Irún, ademais em 1913 inaugura-se o campo de Atotxa.
Na temporada 1927-28 produz-se uma das finais mais épicas que se recordam, a triplo final de Taça de Santander contra o FC Barcelona, que desencadeou uma batalha poética entre Rafael Alberti e o txuriurdin Gabriel Celaya, Alberti que estava presenciando o partido escreveu "Oda a Plattko" em honor à memorable actuação do porteiro húngaro, e Celaya respondeu-lhe com "Contraoda do poeta da Real Sociedade" onde lhe respondia dizendo que mais que Plattko era ao arbitro a quem tinha que agradecer o FC Barcelona. No ano 1928 a Real Sociedade junto com outros nove clubes participam na Primeira edição da Primeira Divisão de Espanha, ficando em 4ª lugar e sendo o seu jogador Bienzobas o máximo goleador do Campeonato.
No ano 1928 a Real Sociedade junto com outros nove clubes participam na Primeira edição da Primeira divisão espanhola, ficando em 4º lugar e sendo o seu jogador Bienzobas o máximo goleador do Campeonato.
A partir de então inicia-se umas temporadas de altibaixos, no que a incapacidade de manter aos seus melhores jogadores impede que se consolide a equipa, no entanto consegue-se um subcampionato de Liga espanhola de futebol. Durante esta época Ignacio Eizaguirre e Epifanio Fernández, "Epi", vão-se ao Valencia CF na temporada 40-41, enquanto que Silvestre Igoa fá-lo na 42-43 conseguindo ali diversos títulos de Liga e de Taça. Trás a volta destes três internacionais, na temporada 1950-51, consegue-se o Subcampeonato de Taça, outra vez face ao FC Barcelona, eliminando em semifinais ao Real Madrid com um 0-2 em Nuevo Chamartín com o grande Benito Díaz de treinador.
Em 1957 acredite-se o Sanse, equipa filial, que será o grão sementeiro de jogadores para o Primeira Equipa.
Evolução dos Escudos
No ano 1967 inicia-se a época mais gloriosa do clube, esse ano acaba com uma década de ascensões e descensos com a definitiva ascensão de Puertollano, a partir desse momento começa-se a construir a equipa que uma década depois converter-se-ia em Campeão de Liga, no ano 1974 participa pela primeira vez num competição européia, a Taça da UEFA.
A temporada 1979-80 será uma das mais recordadas pese a não conseguir o título e é que estabeleceu um récord de imbatibilidade, que ainda perdura, ao estar 32 jornadas consecutivas sem conhecer a derrota, que somadas às 6 últimas da temporada 1978-79 deixariam o record em 38, e foi precisamente no penúltimo partido contra o Sevilha onde a perdeu e ao cabo significo que a Liga lha levasse o Real Madrid, mas ao ano seguinte 1980-81 conseguiu o que tanto merecera o ano anterior, ser Campeão, e conseguiu-o de modo épico, no último minuto do partido Zamora conseguiu, num embarrado Ele Molinón, marcar o golo que ia dar à Real o primeiro título de Liga.
Na temporada 1981-82 voltou ganhar a Liga e na Taça da Europa fixo um extraordinário campeonato chegando às semifinais onde foi eliminado pelo Hamburgo, ao cabo campeão da Europa.
Na temporada 1987 alcança o título de Taça do Rei ao impor-se na tanda de penáltis ao Atlético de Madrid, sendo Luís Arconada o herói da noite ao parar o penálti decisivo.
Na temporada 1989-90 a Real, ante a fuga de três dos seus jogadores mais importantes o ano anterior, onde se consegue o Subcampeonato de Liga e de Taça, Bakero, Begiristain e Rekarte ao FC Barcelona, e Loren ao Athletic de Bilbao começa a contratar a futebolistas estrangeiros sendo John Aldridge o primeiro procedente de Liverpool FC inglês.
Depois de  40 temporadas consecutivas na Primeira divisão espanhola (1967-2007), foi rebaixado , última jornada da temporada 2006/2007, perdeu a categoria, com o que passou a jogar a campanha 2007/2008 na Segunda divisão espanhola.
Após passar três temporadas amargando a segunda divisão, a Real Sociedad voltou à elite do futebol espanhol em 2010/11 , sendo campeã da Segunda divisão.
 
Títulos


2 títulos de La Liga: 1980-81 e 1981-82
1 título de Segunda Divisão Espanhola: 2009-10
2 títulos de Copa del Rey: 1909 e 1987
1 Supercopa: 1982-83

Hino

txuri urdin txuri urdin maitea

txuri urdin txuri urdin aurrera
beti beti maite maitea maitea
donostia donostiarra

txuri urdin txuri urdin maitea
txuri urdin txuri urdin aurrera
beti beti maite maite maitea
donostia donostiarra

aurrera mutilak
aurrera gipuzkoa
aurrera txuri urdinak

aurrera mutilak
aurrera gipuzkoa
aurrera txuri urdinaaaak

gazte gazte gazte gazte gaztedi
gaztedi aupa aupa mutilak
gazte gazte gazte gazte gaztedi
gaztedi txuri urdinak

gazte gazte gazte gazte gaztedi
gaztedi aupa aupa mutilak
gazte gazte gazte gazte gaztedi
gaztedi txuri urdinaaaak


Estádio
 
O Estádio Municipal de Anoeta é um estádio de futebol, localizado e de propriedade do município de San Sebastián, Espanha. Ali, o principal clube da cidade, o Real Sociedad, disputa seus jogos.

Multiuso, também abriga espetáculos de música, competições de atletismo e jogos de rugby.
Sua construção, bancada pelo município basco, iniciou-se em 1990 visando substituir então Estádio de Atocha. Inaugurado em 13 de agosto de 1993 com o campeonato europeu juvenil de atletismo, seu primeiro jogo foi o amistoso Real Sociedad 2x2 Real Madrid, em 13 de agosto de 1993. Loren, do Sociedad, marcou o primeiro gol do Estádio.

Alcunhas   Los Txuri-urdin ; La Real ; Erreala

Site

http://www.realsociedad.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância