quarta-feira, 21 de julho de 2010

Levante Unión Deportiva

O Levante foi uma das primeiras equipes da cidade de Valência. Há quem diga que o clube nasceu em 1903, sob o nome Cabanayal. Esse clube só durou quatro anos, dando espaço para o nascimento do Levante.

Nessa época, os principais torneios espanhóis eram os regionais, já que a liga nacional só nasceu em 1929. Foi durante esse período que aconteceram as maiores conquistas do Levante, que sagrou-se campeão regional por duas vezes e vice-campeão em outras duas oportunidades.
Durante esse período nasceu a grande rivalidade entre Valencia e Levante, que eram considerados as duas maiores forças do futebol da cidade. Durante as partidas entre as equipes era comum haver brigas dentro e fora de campo, sendo necessária a intervenção constante da polícia. Essa rivalidade, porém, acabou quando foi criada a liga espanhola de futebol, onde o Levante acabou não conseguindo acompanhar a escalada do Valencia.
Durante a guerra civil espanhola, o gramado do Levante teve um papel importante para o exército, que utilizou o estádio da equipe como acampamento de seus soldados. Isso impossibilitou o Levante de utilizar seu estádio por três temporadas após o término da guerra, já que seu gramado ficou completamente destruído com a ocupação.
Durante a guerra civil, o futebol espanhol parou, com exceção de um torneio organizado pelos republicanos. E o campeão da competição foi o Levante. Esse título é um dos orgulhos dos torcedores do time, já que foi o único disputado durante toda a guerra civil.
Com o fim da guerra, o Levante, que tinha uma equipe pronta para jogar, mas não um gramado, acabou se juntando com outro clube, o Gimnástico, que atravessava dificuldades financeiras para montar uma equipe. Nasceu então o UDLG, popularmente conhecido como Udelage.
Na temporada de 1941/2, quando a equipe caiu da terceira divisão para a divisão regional, a equipe deixou de chamar-se UDLG e passou a ter seu nome atual: Levante UD. Foram mantidas, porém, as cores do uniforme do Gimnástico, azul e roxo (antes da fusão as cores do Levante eram o preto e o branco). Em 1952, a fusão finalmente chegou ao fim, quando o Levante comprou o estádio Vallejo por 6 milhões de pesetas.
Os anos 50 e começo dos anos 60 foram os anos de ouro para o Levante, que se popularizou na cidade de Valência. As cores do clube estavam em alta. O estádio estava constantemente lotado. Foi nessa época que nasceu o hino do clube, quando cinco torcedores se uniram e criaram a música que se tornaria o hino oficial do Levante UD. Essa música passou a ser cantada no estádio e, hoje, é motivo de orgulho para os torcedores da equipe, que consideram este o mais solene hino espanhol.
Em 1962/3 aconteceu a maior vitória do clube, que conseguiu pela primeira vez chegar à primeira divisão espanhola, quando ficou na segunda colocação da Segundona espanhola e venceu o Deportivo La Coruña na disputa da segunda vaga para a divisão principal. Dois anos depois, porém, o clube não conseguiu mais se manter e acabou voltando para a segunda divisão.
Depois disso, porém, não voltou tão cedo à primeira divisão. O sonhado retorno aconteceu apenas em 2004/05, mas foi seguido de um novo rebaixamento. No ano seguinte, mais um acesso, e, posteriormente, o clube se manteve na primeira divisão.

Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo rebaixado. Na temporada 2008/2009 o Levante disputará a segunda divisão do Campeonato Espanhol.

Estádio

Até o ano de 1969, o estádio do Levante foi o Vallejo. No dia 9 de setembro desse ano, o Levante inaugurou o local onde mandaria suas partidas desde então: o Ciutat de València.

Com capacidade para 25.354 espectadores, o estádio tem estacionamento para os torcedores e loja oficial do clube, além de um placar eletrônico que passa, em tempo real, o andamento das outras partidas do campeonato.
Em 1984, foi inaugurada no estádio uma capela, que é aberta aos torcedores e recebe até missa semanal ministrada pelo bispo da cidade.

Hino

¡Levante!

En las barras azul y grana
de tu clásico jersey,
¡Levante!

La afición más fiel y sana
con ardor puso su fe.
¡Levante! Tu coraje y nuevos bríos,
de entusiasmo hacen vibrar

¡Levante!
Tus colores son los míos
tus colores son los míos
y tu nombre mi ideal.

Que el sol valenciano le da a tus colores
su cálido beso rendido de amor,
el mar acaricia, la huerta sus flores,
y nuestro deporte "su hinchada" mejor.

Prodigas Levante, tu esencia y solera
que es futuro de un limpio y honroso historial
y hoy firme tu paso, el triunfo te espera
se cubre de gloria tu nombre inmortal.

Alcunhas Granates

Mascote


A mascote do Levante é uma das mais antigas e tradicionais do futebol espanhol. A rã com as cores do clube foi criada em 1923. O motivo da escolha do símbolo foi o local no qual o time mandou seus jogos durante muito tempo. Como o estádio era perto do rio Turía, a região era povoada de rãs, que inspiraram os torcedores.






Site
http://www.levanteud.com/