Pular para o conteúdo principal

Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona

O Espanyol foi fundado em 1900 por universitários da cidade Barcelona com o intuito de criar um espaço na cidade para a prática do futebol apenas por espanhóis. No começo, inclusive, o clube foi batizado de Sociedade Española de Fútbol. Isso para diferenciar o novo time dos outros de Barcelona, que aceitavam muitos estrangeiros.

Com o passar do tempo, porém, a agremiação foi se adaptando e passou por uma série de mudanças de nomes, até firmar o atual em 1912. Com o aval do então rei Dom Alfonso XVIII, a equipe passou a se chamar Real Club Deportivo Espanyol.
As cores branca e azul, que predominam até os dias atuais, foram definidas em 1910. A opção foi uma homenagem a Roger de Lluria, um guerreiro catalão que usava essas cores no seu escudo em batalhas pela Catalunha na Idade Média.
Na segunda década do século XX, o clube passou por um momento importante de sua história ao comprar o estádio do Sarriá. O local posteriormente ficaria marcado por ter sido palco da Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha.
Apesar de ser um clube tradicional, o Espanyol poucas vezes esteve na disputa dos principais títulos espanhóis. Seu primeiro troféu de expressão nacional, por exemplo, veio apenas em 1929, quando o time conquistou a Copa da Espanha.
Mesmo assim, o Espanyol fez valer sua tradição e foi incluído na primeira edição oficial do Campeonato Espanhol. Não conseguiu, porém, ir bem, e terminou o certame no sétimo lugar, entre dez concorrentes. Desse campeonato, só se orgulha do fato de ter sido responsável pelo primeiro gol marcado na história do Campeonato Espanhol. O autor do feito foi o atacante Prat, que superou a defesa do Real Irún, na primeira rodada da competição.
Depois disso, a equipe não conseguiu muitos outros destaques positivos. Na temporada de 1962/63, teve um desempenho irregular e caiu pela primeira vez para a segunda divisão.
Pouco mais de vinte anos depois, o Espanyol conseguiria um feito inédito até então: uma final de copa européia. Na temporada 1987/88, o time catalão perdeu o troféu da Copa da UEFA para os alemães do Bayer Leverkusen apenas nos pênaltis.
Em 1992, a situação financeira do clube, que já não era boa, culminou na transformação do Espanyol em uma sociedade anônima, como forma de adequar-se às normas impostas pela recém-criada pela Liga de Futebol Profissional da Espanha para a participação em competições oficiais.
A medida, no entanto, não sanou todas as dívidas. Acumulados, os débitos forçaram a diretoria do Espanyol a se desfazer do estádio de Sarriá, que foi vendido. Desde então, o clube manda suas partida no Olímpico Lluís Companys, de posse da prefeitura.

Estádio

Em 2009 ,  o Espanyol inaugurou o seu novo estádio, em Cornellà-El Prat (região metropolitana de Barcelona). Assim, o clube volta a ter casa própria, algo que não ocorria desde 1997, quando o clube vendeu o Sarriá para saldar suas dívidas e se viu obrigado a jogar no estádio Olímpic de Monjuïc.
A expectativa dos espanyolistas é que, com um estádio mais “aconchegante” e bem localizado (o Olímpico fica em uma montanha, localizada em região distante da base de torcedores pericos), a média de público melhore. E o time passe a ter seu “alçapáo”.
Capacidade 20000
 
Títulos


Copa do Rei da Espanha: 4(1929, 1939-40, 1999-00 e 2005-06)
Segunda Divisão Espanhola: 1 (1993-94)

Hino

Espanyol,

nostre crit,
Espanyol ,
surt del pit .
Espanyol,
Espanyol,
Espanyol

A la grada i a la gespa
l'Espanyol ens ha unit,
esportiva la bandera
blanc de cor i blau d'esperit.

Són colors forjats en la noblesa
que amb honor portem per tot el món
com un cant d'amor a nostra terra,
la terra de l'Espanyol.

Jo t'estimo, Espanyol.
Ets l'orgull de l'esport
i de Catalunya glòria.
Jo t'estimo, Espanyol.

Espanyol,
nostre crit,
Espanyol,
surt del pit.
Espanyol,
Espanyol,
Espanyol.

Sempre al teu rival respectes
fent ressó del nostre anhel,
però al damunt de la gespa
no hi ha cap de més valent.

D'avis a néts, en noble nissaga,
som una sola generació,
el cor encès i la ment molt clara
fidels sempre a l'Espanyol.

Jo t'estimo, Espanyol.
Ets l'orgull de l'esport
i de Catalunya glòria
Jo t'estimo, Espanyol.

Jo t'estimo, Espanyol.
Ets l'orgull de l'esport
i de Catalunya glòria.
Jo t'estimo, Espanyol.
Espanyol

Alcunhas Periquitos ; Blanquiblaus
 
Mascote

Existem duas histórias diferentes para a adoção do periquito como mascote do Espanyol. A primeira, e também mais aceita, é que na região do estádio do Sarriá havia muitos ninhos de passarinhos, que inclusive deram nome ao estádio. A outra é que o personagem “Gato Perico” (um periquito), de um jornal da cidade de Barcelona, teria sido ligado por um jornalista aos torcedores do Espanyol.
 
 
 
Site
 
http://www.rcdespanyol.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância