Pular para o conteúdo principal

Athletic Club

Assim como ocorreu com a maioria dos clubes espanhóis, o Athletic Bilbao iniciou suas atividades por influência dos ingleses, que chegaram ao País Basco no fim do século XIX interessados no poder industrial da região.

O crescimento do esporte e o interesse dos cidadãos pelo futebol fizeram com que o primeiro clube basco fosse criado em 1898. Era o Athletic Club, que tinha seu nome escrito com “th”, a grafia basca, em vez de “tl”, em espanhol . A opção pela escrita do nome já refletia a opção dos fundadores, que queriam um clube representando o orgulho do País Basco, que localiza-se próximo à fronteira da Espanha com a França e tem focos de luta para separar-se do restante do país.
Logo no início de sua história, o Athletic Bilbao teve como rival o Bilbao Foot-Ball Club, criado anos antes. Depois de um tempo, porém, as duas agremiações se aproximaram e chegaram a formar uma seleção (denominada Biscaya), que enfrentava clubes de outros locais da Espanha. Esse time, inclusive, conquistou o primeiro campeonato oficial da Espanha, em 1902, realizado sob a tutela do rei Dom Alfonso XIII, ao superar o Barcelona. Anos depois, uma nova mudança marcaria a história do clube.
Se nos primeiros anos o Athletic Bilbao vestia um uniforme totalmente branco, em 1910 o clube adotou as cores vermelho e branco, que predominam até hoje, em um confronto diante do Sporting Irún.
A construção do estádio San Mamés, palco das partidas dos Athleticanos nos dias atuais, foi iniciada em 1913. O fim das obras ocorreu no mesmo ano, e a partida inicial teve até a presença do rei Dom Alfonso XIII.
A presença entre os melhores da Espanha se fez valer na temporada 1929/30, quando o Athletic conquistou o troféu na segunda edição do Campeonato Espanhol.
Em 1941, com a Espanha já sob a ditadura do general Francisco Franco, o Athletic sofreu com a repressão.Na época, foi promulgada uma lei federal que proibia qualquer tipo de língua no país que não fosse o espanhol. Por isso, o Athletic mudou seu nome para Atlético de Bilbao, e só retomaria o nome original em 1973.
A mudança não afetou o desempenho do clube, que conseguiu o título espanhol em 1942/43. Em 1957, o time fez sua primeira participação em competições européias, mas foi eliminado pelo Manchester United, depois de ter passado pelo lendário Honved, da Hungria.
A equipe basca só conseguiria chegar perto de um título continental novamente na temporada 1976/77. Na oportunidade, o Athletic chegou à final da Copa da UEFA, mas perdeu o título para a Juventus, da Itália, no critério de gols marcados fora de casa.
Apesar do relativo sucesso na Europa, o Athletic passou por um jejum de títulos, que só foi quebrado em 1982/83. Depois de 27 anos sem troféus da Liga, o clube alvirrubro venceu o Campeonato Espanhol.
Atualmente, com mais de cem anos de história, o Athletic continua representando o orgulho basco. Além disso, comemora o fato de ser, ao lado do Real Madrid e Barcelona, o único clube que nunca caiu para a segunda divisão do Campeonato Espanhol.
Outra peculiaridade do Athletic, que tem a ver com sua ideologia política, é a rejeição a jogadores estrangeiros. Mas a mesma regra não vale para treinadores. Muitos técnicos de outras nacionalidades já passaram pelo comando da equipe, casos do tcheco Fernando Daucik, nos anos 50, e o austríaco Helmut Senekowitsch, que dirigiu o clube no fim dos anos 70.

Títulos


Campeonato Espanhol : 8 (1930, 1931, 1934, 1936, 1943, 1956, 1983, 1984).

Copa do Rei : 23 (1902, 1903, 1904, 1911, 1914, 1915, 1916, 1921, 1923, 1930, 1931, 1932, 1933, 1943, 1944, 1945, 1950, 1955, 1956, 1958, 1969, 1973, 1984).

Supercopa da Espanha : 1  (1984).

Hino

Athletic, Athletic, eup!

Athletic gorri ta zuria
danontzat zara zu geuria.
Erritik sortu zinalako
maite zaitu erriak.

Gaztedi gorri-zuria
zelai orlegian
euskalerriaren
erakusgarria.

Zabaldu daigun guztiok
irrintzi alaia:
Athletic, Athletic
zu zara nagusia!
Altza gaztiak!

Athletic, Athletic
gogoaren indarra.
Aritz zarraren enborrak
loratu dau orbel barria.

Aupa mutillak!
Aurrera gure gaztiak!
Bilbo ta Bizkai guztia
goratu bedi munduan.
Aupa mutillak!
Gora beti euskalerria!
Athletic gorri-zuria
geuria.

Bilbo ta Bizkaiko gaztiak gora!
Euskaldun zintzoak aurrera!

Estádio

O Athletic de Bilbao joga num dos estádios mais antigos da Espanha, o San Mamés. Com capacidade para 40.000 espectadores, foi inaugurado em 21 de Agosto de 1913. É o único estádio da Espanha que teve jogos em todas as edições da Liga Espanhola

Mascote

A mascote oficial do Athletic Bilbao é um leão. No primeiro semestre de 2007, a diretoria do clube divulgou no site oficial a imagem de um leão, que seria o símbolo da equipe dali em diante. O problema é a escolha do nome. Inicialmente, o animal foi batizado de Harrotxu. O site oficial do Athletic, porém, informa aos fãs associados que um novo nome pode ser escolhido, e o vencedor do concurso cultural será premiado de maneira especial, mas ainda não divulgada pelos organizadores.
 
 
Site
 
http://www.athletic-club.net/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância