sexta-feira, 16 de julho de 2010

Real Sporting de Gijón

As partidas de futebol na cidade espanhola de Gijón começaram a ser disputadas no início de 1900, mas demoraria alguns anos para que um clube da modalidade fosse fundado. Tudo foi germinado em 1902, quando, sob a batuta de Luis Adaro, foi criado o Gijón Sport Club, primeira organização esportiva da localidade.

O primeiro passo havia sido dado. Os jovens praticantes de esportes da agremiação serviriam de inspiração para outras pessoas e, em 1905, Anselmo Lopez fundaria o Sporting Gijónes, antecessor do atual Sporting Gíjón.
A primeira formação da equipe vermelha e branca foi a seguinte: goleiro Anselmo López; defensores Oscar Muñiz e Manuel Muñiz; meias Constantino Palacio, Conrado Pineda e Félix Alonso e atacantes Loyola Pineda, José Morilla, Laureano Antuña, Ramón Muñiz e Eduardo García, atacantes.
Os anos se passaram e os clubes da região foram perdendo força. Em 1912, o rei Alfonso XIII assume a presidência de honra do Sporting Gijónes, que ganha o nome sustentado até hoje: Real Sporting Gijón.
A estréia do Sporting Gijón no Campeonato Espanhol não demorou a acontecer. Em 1917, a partida contra o Arenas de Guecho marcou o primeiro passo de uma trajetória brilhante. Porém, problemas financeiros atrapalharam a agremiação, que perdeu jogadores para equipes que pagavam salários melhores, como o Celta de Vigo e o Atlético de Madrid.
A Segunda Divisão foi a casa do Gijón durante muito tempo, até que conseguiu o acesso em 1944. Mas se manter na elite era difícil e o clube manteve a gangora de subir e descer de divisão durante muito tempo, até conseguir uma estabilidade na década de 70.
Os anos 70 e início dos 80 formaram o periodo dourado do clube. Nessa época, o Sporting Gijón fez suas melhores campanhas na história. A agremiação conquistaria no período um vice-campeonato nacional (1978/79) e dois vices da Copa do Rey (1981 e 1982).
Após essa fase de glórias, o Gijón reviveria problemas econômicos que o assombraram nos anos 20. O clube perdeu força e jogadores para equipes como Real Madrid e o Barcelona, caindo novamente para a Segunda Divisão e permanecendo lá por dez anos, sem bons resultados. Ainda assim, nessa época craques originaram-se na agremiação, tais como Luis Henrique, Abelardo e David Villa.
Graças à ótima campanha na temporada 2007/08, o Gijón encerrou a disputa da Segunda Divisão em terceiro lugar e conquistou a última vaga de acesso à elite nacional para tentar repetir as trajetórias de sucesso das décadas de 70 e 80.
Atualmente está na temporada 2008/09 da primeira divisão espanhola, após obter o acesso ao terminar em terceiro na temporada 2007/08 da Segunda Divisão, onde participava há 10 anos .

Estádio

El Molinón, o mais antigo estádio de futebol da Espanha, com capacidade para 25.000 pessoas.

Hino

Real Sporting equipo famoso,

de rancia solera y brillante historial,
que a Gijón tu le diste gran fama
y en El Molinón no tiene rival.

De tu cantera surgieron valores
que nadie ni nunca podrán olvidar,
vencedor por los campos de España
otra vez volverás a triunfar.

Aúpa Real Sporting,
equipo legendario,
que tanto has luchado para poder triunfar.

Revive tus laureles y siempre hacia delante,
tu fe nunca decaiga, no debes desmayar.
Sporting a la lucha batalla sin cesar.
¡Aúpa; Real Sporting! de ti esperamos más.

Alcunhas Rojiblancos

Site
http://www.realsporting.com/