Pular para o conteúdo principal

Real Sporting de Gijón

As partidas de futebol na cidade espanhola de Gijón começaram a ser disputadas no início de 1900, mas demoraria alguns anos para que um clube da modalidade fosse fundado. Tudo foi germinado em 1902, quando, sob a batuta de Luis Adaro, foi criado o Gijón Sport Club, primeira organização esportiva da localidade.

O primeiro passo havia sido dado. Os jovens praticantes de esportes da agremiação serviriam de inspiração para outras pessoas e, em 1905, Anselmo Lopez fundaria o Sporting Gijónes, antecessor do atual Sporting Gíjón.
A primeira formação da equipe vermelha e branca foi a seguinte: goleiro Anselmo López; defensores Oscar Muñiz e Manuel Muñiz; meias Constantino Palacio, Conrado Pineda e Félix Alonso e atacantes Loyola Pineda, José Morilla, Laureano Antuña, Ramón Muñiz e Eduardo García, atacantes.
Os anos se passaram e os clubes da região foram perdendo força. Em 1912, o rei Alfonso XIII assume a presidência de honra do Sporting Gijónes, que ganha o nome sustentado até hoje: Real Sporting Gijón.
A estréia do Sporting Gijón no Campeonato Espanhol não demorou a acontecer. Em 1917, a partida contra o Arenas de Guecho marcou o primeiro passo de uma trajetória brilhante. Porém, problemas financeiros atrapalharam a agremiação, que perdeu jogadores para equipes que pagavam salários melhores, como o Celta de Vigo e o Atlético de Madrid.
A Segunda Divisão foi a casa do Gijón durante muito tempo, até que conseguiu o acesso em 1944. Mas se manter na elite era difícil e o clube manteve a gangora de subir e descer de divisão durante muito tempo, até conseguir uma estabilidade na década de 70.
Os anos 70 e início dos 80 formaram o periodo dourado do clube. Nessa época, o Sporting Gijón fez suas melhores campanhas na história. A agremiação conquistaria no período um vice-campeonato nacional (1978/79) e dois vices da Copa do Rey (1981 e 1982).
Após essa fase de glórias, o Gijón reviveria problemas econômicos que o assombraram nos anos 20. O clube perdeu força e jogadores para equipes como Real Madrid e o Barcelona, caindo novamente para a Segunda Divisão e permanecendo lá por dez anos, sem bons resultados. Ainda assim, nessa época craques originaram-se na agremiação, tais como Luis Henrique, Abelardo e David Villa.
Graças à ótima campanha na temporada 2007/08, o Gijón encerrou a disputa da Segunda Divisão em terceiro lugar e conquistou a última vaga de acesso à elite nacional para tentar repetir as trajetórias de sucesso das décadas de 70 e 80.
Atualmente está na temporada 2008/09 da primeira divisão espanhola, após obter o acesso ao terminar em terceiro na temporada 2007/08 da Segunda Divisão, onde participava há 10 anos .

Estádio

El Molinón, o mais antigo estádio de futebol da Espanha, com capacidade para 25.000 pessoas.

Hino

Real Sporting equipo famoso,

de rancia solera y brillante historial,
que a Gijón tu le diste gran fama
y en El Molinón no tiene rival.

De tu cantera surgieron valores
que nadie ni nunca podrán olvidar,
vencedor por los campos de España
otra vez volverás a triunfar.

Aúpa Real Sporting,
equipo legendario,
que tanto has luchado para poder triunfar.

Revive tus laureles y siempre hacia delante,
tu fe nunca decaiga, no debes desmayar.
Sporting a la lucha batalla sin cesar.
¡Aúpa; Real Sporting! de ti esperamos más.

Alcunhas Rojiblancos

Site
http://www.realsporting.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância