Pular para o conteúdo principal

Málaga Club de Fútbol

A cidade de Málaga contou com diversos clubes ao longo da história. Mudanças de nome e fusões foram freqüentes durante mais de um século, mas o Málaga Club de Fútbol, nome atual da equipe, é o sucessor direto do Club Deportivo Málaga, fundado em 1941.

Desde seu nascimento, o C.D. Málaga adotou o azul e o branco no uniforme, mas apenas na temporada de 1941/42 a camisa azul com listras brancas e o calção azul foram oficialmente apresentados como as cores oficiais do clube.
As glórias da agremiação não demoraram a aparecer. Apenas oito anos após sua fundação, o time da Andaluzia garantiu o acesso à divisão de elite do futebol espanhol ao ficar em segundo lugar no campeonato. Na época, o time contava com o goleador Pedro Bazán, artilheiro da competição com 26 gols.
Os anos seguintes foram marcados por descensos e subidas consecutivas, com destaque apenas para a goleada aplicada sobre o Real Madrid na temporada 1952/53. O Málaga venceu os merengues por 6 a 0, sem dar chances ao adversário.
Muitas temporadas se passaram até que os anos 70 chegaram - a famosa década de ouro para o time da Andaluzia. Neste período, a agremiação conseguiu permanecer por cinco anos seguidos na elite do futebol, além de obter seus melhores resultados na história: dois sétimos lugares e uma semifinal da Copa do Rey.
Após a década de ouro, o C.D. Málaga passou por muitas dificuldades financeiras, até que, em 1992, fechou suas portas.O Málaga deixou a vaga de equipe da cidade para sua filial, o Club Atlético Malagueño, que foi fundado em 1948 para apoiar a equipe principal.
O C.A. Malagueño jogou com esse nome por dois anos, até passar por problemas econômicos, assim como seu sucessor. Então, um referendo com os sócios do clube, realizado em 1993, decretou a mudança do nome para Málaga Club de Fútbol, como é conhecido até os dias atuais.
Apenas quatro anos depois da adoção da nova nomenclatura, o Málaga C.F. conseguiu o acesso para a primeira divisão e lá permaneceu por sete anos, um recorde em sua história.
Destaque especial para Catanha, Darío Silva e Fernando Sanz, peças importantes desta boa fase e, os dois últimos, responsáveis pelo principal título da agremiação, a Copa Intertoto da temporada 2002/03.
Atualmente, o ex-capitão Fernando Sanz é o presidente do clube, que, graças ao vice-campeonato da segunda divisão subiu para disputar a temporada 2008/09.

Estádio

O clube tem seu mando de campo no Estadio La Rosaleda de 33 mil lugares, em Málaga.

Títulos

Copa Intertoto da UEFA (1): 2002
Segunda Divisão Espanhola (4): 1951-1952, 1966-1967, 1987-1988, 1998-1999.
Segunda División B (1): 1997-1998
Tercera División Grupo de Andalucia Oriental (6): 1932-1933, 1943-1944, 1959-1960, 1963-1964, 1992-1993, 1994-1995.

Hino

Málaga "la bombonera"

flor de la costa del sol
tiene equipo de primera
en el fútbol español.

Vamos a La Rosaleda
que es campo internacional
la afición nunca se queda
con nosotros no hay quien pueda
el Málaga va a jugar.

Colores blanquiazules
jugando con tesón,
poner en el partido
coraje y corazón.

Luchando con firmeza
serás el triunfador
por eso con sus gritos
te anima la afición.

MA - LA - GA!

Sin orgullo cuando gana
cuando pierde sin rencor
entre la afición más sana
el Málaga es campeón.

Adelante jugadores
por el triunfo frente al gol
del deporte defensores
malagueños y señores
en el fútbol español.

Alcunhas Boquerones

Site
http://www.malagacf.es/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância