Pular para o conteúdo principal

Sevilla Fútbol Club

Oficialmente, o Sevilla surgiu em 1905. Informalmente, porém, sabe-se que atletas da cidade já jogavam futebol, inclusive sob a nomenclatura de Sevilla Foot-Ball Club, desde 1890. Consta que, naquele período, o time disputava freqüentes partidas contra o Recreativo Huelva, criado em 1889 e conhecido como o clube mais antigo da Espanha.

A criação oficial da agremiação, porém, só aconteceria no início do século XX, quando os praticantes de futebol tomaram a iniciativa e fundaram o Sevilla Fot-Ball Club.
Com o advento da formalidade, a equipe recém-criada passou a disputar seus jogos em um mesmo campo. O primeiro foi o “Huerto de la Mariana”, e, posteriormente, o time mandaria suas partidas em San Sebastián.
Nos primeiros anos de sua existência, o Sevilla se ocupou disputando torneios amistosos pela região. Em 1914, fez pela primeira vez o clássico da cidade contra o Betis, e venceu o confronto por 3 a 0.
Aos poucos, o clube ia conseguindo títulos de menor importância, como Copas da Anadaluzia (região onde localiza-se a cidade de Sevilha). Só que, como a presença de público era cada vez maior, fazia-se necessário um novo estádio. Assim, em 1918, o time inaugurou o Reina Victoria.
Ao mesmo tempo, em campo, o Sevilla ia vencendo campeonatos regionais de maneira consecutiva. Entre 1918 e 1920, por exemplo, o time conseguiu o tricampeonato da Copa da Andaluzia.
No começo da década, o sucesso regional rendeu ao clube algumas viagens internacionais e confrontos consecutivos contra potências como o Real Madrid. Em 1922, por exemplo, o Sevilla conseguiu fazer 7 a 0 no Benfica, que na época já era campeão português.
Isso tudo, porém, não evitou que o clube disputasse a segunda divisão do Campeonato Espanhol em sua primeira edição, que aconteceu em 1929. Nos primeiros anos da competição, o time ficou fora da elite pelo regulamento. Depois de vencer seu campeonato, para confirmar o acesso, o Sevilla ainda precisava vencer o último colocado da primeira.
Apenas na temporada 1933/34 o clube conseguiu seu objetivo. Depois de ganhar a segunda divisão com sobras, o Sevilla garantiu vaga na elite graças à ampliação do número de clubes na mesma, que passou de dez para 12.
Em 1935, a equipe conquista o primeiro título de expressão: a Copa da Espanha. O troféu seria mais uma vez vencido em 1939.
O auge da história do clube, porém, aconteceria na temporada 1945/46, quando o Sevilla venceu seu primeiro e único título do Campeonato Espanhol. O troféu veio por apenas um ponto de diferença para o Barcelona, segundo colocado. Dois anos depois, em 1947/48, o time conseguiria sua terceira taça da Copa da Espanha.
Depois desse bom momento, o Sevilla deixou de ficar tanto entre os principais times da Espanha. O pior momento aconteceu na temporada 1967/68, quando deixou a elite do futebol nacional após ser o lanterna do campeonato.
A incursão à segunda divisão, porém, duraria pouco. Logo no ano seguinte, o time sobressaiu-se entre os rivais e conseguiu o acesso. Só que o clube não se recuperou, e voltou a cair em 1971/72. Desta vez, demoraria três temporadas para retornar.
Quando retornou, não caiu mais. Não conseguiu, no entanto, manter o nível de campanhas da década de 1940. Assim, passou os anos 1980 e 1990 sempre no meio da classificação, longe dos primeiros e relativamente próximo do rebaixamento.
E foi justamente um mau momento que reviveu o clube. No fim dos anos 1990, dois rebaixamentos e dois acessos fizeram que o Sevilla entrasse no século XXI mais atento.
Demorou quatro anos, mas o time ganhou uma base e conseguiu, na temporada 2005/06, o seu primeiro troféu continental. Foi a Copa da UEFA, vencida após uma vitória por 4 a 0 sobre o Middlesbrough, da Inglaterra.
O bom momento foi confirmado na temporada 2006/2007, quando o Sevilla repetiu o bom desempenho e venceu novamente a Copa da UEFA e a Copa do Rei, além de ter brigado pelo Campeonato Espanhol até a última temporada.

Títulos


Copa da UEFA: 2 (2005-06 e 2006-07)
Supercopa Européia: 1 (2006)
Campeonato Espanhol: 1 (1945-46)
Segunda Divisão Espanhola: 4 (1928-29, 1933-34, 1968-69 e 2000-01)
Copa do Rei: 5(1934-35, 1938-39, 1947-48, 2006-07 e 2009-10)
Supercopa da Espanha: 1(2007)

Estádio

O presidente do Sevilla, Ramón Sánchez Pizjuán, comprou em 1937 os terrenos sobre qual se edificaria o novo estádio. Em 1954 se realizou um concurso de projetos para construção do estádio, que foi gannho por Manuel Muñoz Monasterio, o mesmo arquiteto que desenhou o Estádio Santiago Bernabéu. Depois da morte de Sánchez Pizjuán, seu sucessor, Ramón de Carranza, começando a obra do estádio em 2 de dezembro de 1956.

Foi inaugurado em 7 de setembro de 1958 com um partida amistosa entre o Sevilla e o Real Jaén, que acabou com empate de 3 gols pra cada. A primera partida oficial disputada no estádio foi um Sevilla X Real Betis correspondente a 2ª rodada da temporada 58/59 da Primera Divisão, e que acabou com uma vitória visitante por 4x2


Hino

Cuentan las lenguas antiguas que un 14 de octubre nació una ilusión su madre fue Sevilla,

y le prestó su nombre y para defenderlo le dio a una afición…
Ejemplo de sevillanía familia roja y blanca del Sánchez Pizjuán mi corazón que late
gritando ¡Sevilla!, llevándolo en volandas por siempre a ganar…
Y es por eso que hoy vengo a verte, sevillista seré hasta la muerte , la Giralda presume
orgullosa de ver al Sevilla en el Sánchez Pizjuán.
Y Sevilla, Sevilla, Sevilla, aquí estamos contigo, Sevilla, compartiendo la gloria en tu
escudo, orgullo del fútbol de nuestra ciudad…
Dicen que nunca se rinde y el arte de su fútbol no tiene rival más de cien años lleva mi
equipo luchando y abanderando el nombre de nuestra ciudad…
Ejemplo de sevillanía, familia roja y blanca del Sánchez Pizjuán mi corazón que late
gritando ¡Sevilla! llevándolo en volandas por siempre a ganar…
Y es por eso que hoy vengo a verte, sevillista seré hasta la muerte, la Giralda presume
orgullosa de ver al Sevilla en el Sánchez Pizjuán.
Y Sevilla, Sevilla, Sevilla, aquí estamos contigo, Sevilla, compartiendo la gloria en tu
escudo, orgullo del fútbol de nuestra ciudad.

Alcunhas Nervionenses ;  Palanganas ;  Rojiblancos ; Sevillistas

Mascote


A mascote do Sevilla é um coração que se chama Locco. Foi uma iniciativa da diretoria no marketing do centenário do clube, comemorado em 2005. O coração é um apelo à força e à paixão do torcedor.
É também uma referência à cor majoritária do Sevilla.






Site

http://www.sevillafc.es/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância