quarta-feira, 28 de julho de 2010

Deportivo Alavés

Deportivo Alavés nasceu do amor de futebol, o nome foi adotado, em princípio, Sport Friends embora a 23 de janeiro de 1921 mudou o nome pelo qual conhecemos hoje. Desde o dia de sua criação até hoje não algumas datas inesquecíveis para os fãs da equipe albiazul. O clube tem o apelido de Glorioso.
Assim, Alavés começou na temporada 1920-1921, em que jogou na segunda divisão. No ano seguinte, e ficou famoso com os serviços dos gostos de Ciriaco, Quincoces, Antero, Roberto Modesto e internacionais que foram o primeiro clube a ser convidados a participar nos Jogos Olímpicos de Amesterdão. Seu primeiro presidente foi Hilario Dorado.
Na temporada 1929-1930 começou a promoção prevista para a Divisão de ouro, se tornando a primeira equipe que conseguiu em toda a história, essa ilusão só durou três temporadas e anos mais tarde, ele se demitiu da Segunda Divisão, sendo que cerca de desaparecem várias vezes.
Este clube de futebol na temporada 1989/90 é um ponto de viragem em tomar as rédeas de um novo grupo de empresários, após uma campanha em que ele correu um risco real de desaparecer. Com Juan Garay Arregui como presidente, e após a disputa por cinco temporadas consecutivas de play off de promoção à Segunda Divisão, consegue Jaén em 21 de junho de 1995 comandado por Jesus Aranguren, apesar de perder por 3-1. Três anos depois, em 03 de maio de 1998, depois de quebrar o recorde de pontos na segunda divisão espanhola (82 pontos) ao vencer a promoção para a Primeira Divisão em Mendizorrotza e no Rayo Vallecano, 42 anos depois de sair dela.

A recompensa por um trabalho consistente e duro feito durante o ano, onde conseguiu vencer o Barcelona (1-0 e 0-1 Mendizorroza no Camp Nou, os dois gols de Nan Bank) ou em Valência no Mestalla (0-2) . Alavés torna-se uma das equipas mais interessantes para os jogadores, dado o seu pagamento em dinheiro e excelentes resultados. Alavés obter qualificação para o UEFA, pela primeira vez em sua história.
Na temporada 2000/01, os homens vêm e Ivan Alonso Ivan Tomic. O rival turco Gaziantepspor foi o primeiro europeu a ver como a organização ofereceu-lhe a honra de fazer parceria com uma equipe vestindo camisetas com os nomes dos assinantes albiazules.
Em uma primeira etapa sem gols, parecia complicar a classificação, mas o Alavés equipa venceu por 4-3. Deportivo Alavés caminhada final através da Europa, elimina o Lillestrøm noruegueses (1-3 e 2-2) e Rosenborg (1-1 e 1-2), o todo-poderoso Inter de Milão 0-2 em seu estádio em 22 de fevereiro 2001, depois de amarrar três em Vitória, depois de vencer o Rayo Vallecano Vitoria 3-0 e 2-1 em Vallecas, Kaiserslautern e da Alemanha nas semifinais (5-1 e Vitoria 1-4 no estádio alemão) e chegou à final da Taça UEFA, onde elas caem contra o Liverpool FC (5-4 com um gol de ouro na prorrogação) em 16 de maio de 2001, no Westfalenstadion, em Dortmund (Alemanha), que já é considerado o melhor do história dos jogos desta competição e 10 na história.
Note o grande desempenho de Javi Moreno, para o sucesso desta temporada Alavés ambos no campeonato, onde conseguiu 33 gols, como na UEFA. Alaves ainda é o time que conseguiu maior número de gols em uma temporada na história da Taça UEFA, com 36, é também a primeira equipa a jogar uma final da Taça UEFA em seu ano de estréia. Por outro lado, recebeu o prêmio de Melhor Hobby na Europa em 2001 nas mãos da UEFA.
O ano de 2002/2003 é triste memória para o albiazul freguesia, como a equipe após a adesão dos homens a qualidade Dutruel, Abelardo e Luis Helguera, cai no Round 2 contra o turco Beşiktaş JK e para baixo, depois de perder para o Betis Mendizorroza.
O primeiro ano na segunda divisão, com Pepe Mel, no banco da equipe mostra irregular, mas vem com opções de avanço para o dia final. O Alavés jogou em Eibar, ganha o jogo, mas a vitória do Getafe em Tenerife faz Alavés não vai subir. Alavés, após boato muito, muda de mãos: Gonzalo Antón, herdeiro Arregui, vendeu 51% de Dmitry Piterman.
Depois de subir e passar um ano na Primeira Divisão , o Alavés por categoria, depois de estrelar em escândalos, com todos eles Piterman. Na segunda divisão começa a se mover para o Deportivo Alavés em que os aspectos extra-desportivos afecta o grupo que recebe apenas 30 dos 63 pontos possíveis no primeiro turno. A multidão grita que o líder da equipe de Vitória vão, vácuo Mendizorroza com uma média de 4.500 espectadores e é jogado contra a parte da Ucrânia para a festa. , jovem e velho amador tier "Sports" ignorada cercas que áreas separadas do estádio e jogar no banco albiazul três dias consecutivos partido Mendizorroza. Dmitry Piterman descarta Chuchi Cos,  e treinadores a dança começa: Fabriciano González "Fabri", Mario Luna, Quique Yagüe . Alavés alcança a sua salvação, e carrega em uma nova mudança de mãos.
Depois de algumas negociações complicadas no verão de 2007, Ortiz de Zarate Fernando torna-se presidente do Deportivo Alavés.  O clube carrega sérios problemas económicos devido à má gestão de Dmitry Piterman, que o clube entra em uma Lei de Falências , o que resulta em intervenção judicial. Estar na Lei de Insolvência, o clube deve poupar dinheiro, limitando as transferências e muitos jogadores estão com sede em Vitória. Durante a temporada 2007/2008, o clube de contratar jogadores jovens e treinador Josu Uribe, a fim de manter a categoria. O mau desempenho e falta de consistência que a equipe mostra fora de casa, Josu Uribe torna cessado. O cartão do clube José María Salmerón albiazul como o novo treinador, que chega a permanecer no time da segunda divisão no último dia, após o retorno histórico contra o Real Sociedad (3-2, 94 minutos), (Toni Moral objetivo é e um dos momentos de maior prazer no albiazul história) e Celta de Vigo (2-3). Isto permitiu que o clube não desaparecer, como o declínio da B 2, o clube seria economicamente inviável. Na temporada 2008/09, depois de passar vários dias na zona de rebaixamento, até a Segunda División B. Mas a temporada 10/09 começa com ter alcançado um grande começo em 13 dias terceiro colocado, com 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No entanto, o Alavés terminou a temporada em quinto lugar depois de perder contra o Pontevedra CF no último dia, no estádio Mendizorroza si, que fez o Alavés não poderia entrar no play-off de promoção à Segunda Divisão Espanha.


Títulos 
  
Segunda Divisão : 1929-30, 1953-54 e1997-98
  
Estádio

Mendizorroza

O Estádio de Mendizorroza inaugurado em 27 de abril de 1924. Está situado em Paseo Cervantes, ao lado das piscinas municipais e da Fundación Estadio. O estádio tem sofrido várias modificações, sendo a última e de mais importancia na temporada 1998/99 depois de ter conquistado o  acesso a Primeira Divisão.
Capacidade: 19.981 espectadores.

Hino

Bravo equipo albiazul
que resurges potente otra vez,
recordando la gloria
de aquel gran DEPORTIVO ALAVÉS.

Vitoria ha puesto en ti
su esperanza y su gran ilusión,
de que llegues a ser
de tu grupo algún día campeón.

Ánimo pues, valiente Deportivo.
Ánimo pues, con entusiasmo hay que luchar
para lograr de nuevo aquellos triunfos
que dieron gloria al equipo y la ciudad.
Ánimo pues, valiente Deportivo,
poned coraje y nobleza al pelear.
Vitoria entera te aplaude y te acompaña
para poder el gran triunfo alcanzar.

Apelidos : Babazorros, El Glorioso

Site

http://www.alaves.com/