segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Grupo Desportivo Estoril-Praia

O Grupo Desportivo Estoril-Praia foi fundado a 17 de Maio de 1939 pela Sociedade Estoril Plage e, logo nesse ano, inaugurou o seu campo, que ainda hoje utiliza, o Estádio António Coimbra da Mota, também conhecido por Amoreiras, com capacidade para cinco mil espectadores.
O clube ficou conhecido por "canarinhos", dado que o equipamento utilizado é camisola amarela e calções azuis.
Em 1944, o Estoril-Praia alcançou o maior feito do seu historial ao atingir a final da Taça de Portugal. No entanto, no jogo decisivo, disputado no Campo das Salésias, perdeu 8-0 com o Benfica. Foi o resultado mais desnivelado de sempre de uma final de taça.
Ainda na década de 40, a formação do Estoril alcançou a sua melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional da I Divisão, ao ficar em quarto lugar na temporada 1947/1948.
Em 2003/2004, o Estoril-Praia regressou ao principal escalão do futebol português, depois de na temporada anterior ter sido campeão da II Liga. Conseguiu assim marcar presença pela 20.ª vez no principal campeonato português, depois de ter sido último em 1993/94. Em 2001/2002, o clube "canarinho" havia ganho o campeonato da II Divisão B. Neste período, o clube foi treinado por Ulisses Morais.
No seu historial, o Estoril-Praia conta ainda com cinco conquistas da II Divisão B e um triunfo na III Divisão.
Pelo Estoril-Praia já alinharam jogadores como Carlos Manuel, Mário Jorge (que depois regressou como treinador), Litos (também regressou para treinar o clube), Erwin Sanchez e Pauleta. O Estoril-Praia foi o clube onde Pauleta se destacou, numa temporada, 1995/96, em que o avançado marcou cerca de vinte golos na II Divisão B.
Alberto Jesus, jogador do clube nas décadas de 40 e 50, foi o futebolista que mais vezes representou o Estoril, na I Divisão, com 186 jogos. Mota e Lourenço, jogadores da mesma época, são os melhores goleadores de sempre do clube, cada um com oitenta tentos na I Divisão.
As escolas de formação do Estoril já formaram jogadores internacionais como Paulo Ferreira e Hugo Leal.
Ao longo do seu historial o Estoril-Praia foi treinado por técnicos como Mário Wilson (que tinha como adjunto Carlos Queiroz), ou Fernando Santos.

Títulos 

Campeonato da Liga de Honra 2003/2004.
Campeonatos da 2ª Divisão: 41/42; 43/44; 45/46; 74/75; 2002/2003
Estádio 

O Estádio António Coimbra da Mota, é um estádio com muita tradição foi inaugurado no dia 1 de Janeiro de 1939.   Recentemente a FPF anunciou que os últimos três treinos antes da partida de Portugal para o Mundial da África do Sul, serão efectuados no António Coimbra da Mota, sendo que o 1º seria aberto ao público. Capacidade 5.000




Alcunhas Canarinhos ;  Estorilistas ; Equipa da Linha

Site

http://estorilpraia.pt/