Pular para o conteúdo principal

Grupo Desportivo Estoril-Praia

O Grupo Desportivo Estoril-Praia foi fundado a 17 de Maio de 1939 pela Sociedade Estoril Plage e, logo nesse ano, inaugurou o seu campo, que ainda hoje utiliza, o Estádio António Coimbra da Mota, também conhecido por Amoreiras, com capacidade para cinco mil espectadores.
O clube ficou conhecido por "canarinhos", dado que o equipamento utilizado é camisola amarela e calções azuis.
Em 1944, o Estoril-Praia alcançou o maior feito do seu historial ao atingir a final da Taça de Portugal. No entanto, no jogo decisivo, disputado no Campo das Salésias, perdeu 8-0 com o Benfica. Foi o resultado mais desnivelado de sempre de uma final de taça.
Ainda na década de 40, a formação do Estoril alcançou a sua melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional da I Divisão, ao ficar em quarto lugar na temporada 1947/1948.
Em 2003/2004, o Estoril-Praia regressou ao principal escalão do futebol português, depois de na temporada anterior ter sido campeão da II Liga. Conseguiu assim marcar presença pela 20.ª vez no principal campeonato português, depois de ter sido último em 1993/94. Em 2001/2002, o clube "canarinho" havia ganho o campeonato da II Divisão B. Neste período, o clube foi treinado por Ulisses Morais.
No seu historial, o Estoril-Praia conta ainda com cinco conquistas da II Divisão B e um triunfo na III Divisão.
Pelo Estoril-Praia já alinharam jogadores como Carlos Manuel, Mário Jorge (que depois regressou como treinador), Litos (também regressou para treinar o clube), Erwin Sanchez e Pauleta. O Estoril-Praia foi o clube onde Pauleta se destacou, numa temporada, 1995/96, em que o avançado marcou cerca de vinte golos na II Divisão B.
Alberto Jesus, jogador do clube nas décadas de 40 e 50, foi o futebolista que mais vezes representou o Estoril, na I Divisão, com 186 jogos. Mota e Lourenço, jogadores da mesma época, são os melhores goleadores de sempre do clube, cada um com oitenta tentos na I Divisão.
As escolas de formação do Estoril já formaram jogadores internacionais como Paulo Ferreira e Hugo Leal.
Ao longo do seu historial o Estoril-Praia foi treinado por técnicos como Mário Wilson (que tinha como adjunto Carlos Queiroz), ou Fernando Santos.

Títulos 

Campeonato da Liga de Honra 2003/2004.
Campeonatos da 2ª Divisão: 41/42; 43/44; 45/46; 74/75; 2002/2003
Estádio 

O Estádio António Coimbra da Mota, é um estádio com muita tradição foi inaugurado no dia 1 de Janeiro de 1939.   Recentemente a FPF anunciou que os últimos três treinos antes da partida de Portugal para o Mundial da África do Sul, serão efectuados no António Coimbra da Mota, sendo que o 1º seria aberto ao público. Capacidade 5.000




Alcunhas Canarinhos ;  Estorilistas ; Equipa da Linha

Site

http://estorilpraia.pt/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância