Pular para o conteúdo principal

Clube Desportivo Trofense

A história do Clube Desportivo Trofense iniciou-se em 1927, época em que os jovens atletas da cidade praticavam o futebol no “Campo da Capela”, que hoje é conhecido como Parque da Nossa Senhora das Dores. O terreno começou a ser utilizado pelo Sporting Clube da Trofa, que fez sua primeira partida contra o Sporting Clube Tirense, em 1929, e venceu pelo placar de 6 a 3.
Apesar dos duelos que eram realizados no local, o Sporting Clube da Trofa não podia participar de partidas oficiais, já que não tinha um campo em condições de receber tais jogos. Com isso, no dia 12 de outubro de 1930 foi inaugurado o campo do Catulo e fundado o Clube Desportivo Trofense, com filiação na Associação Futebol do Porto.
No dia da tão sonhada inauguração do parque de jogos do Catulo, que significava o ingresso do time nas competições organizadas pela Associação do Porto, o Trofense fez sua partida de estréia em sua nova casa contra o Fluvial Vilacondense e venceu por 5 a 2. O treinador da equipe nesta partida foi Júlio Cardoso, que seria campeão do conselho de Santo Tirso no final da temporada 30/31, primeiro título do clube.
A partir de 1933, o Clube Trofense entrou em declínio e o futebol passou a não ser mais a prioridade dos associados. Assim, os jogadores perderam o compromisso com o time, que começou a ter número reduzido de atletas nos treinamentos e jogos.
Nos anos seguintes, a falta de dinheiro fez com que o clube perdesse o parque de jogos e suspendesse a prática do futebol. A partir de 1935, o Trofense passou a não inscrever sua equipe nos campeonatos do conselho. Mesmo assim, jovens jogadores continuaram a praticar o esporte e mantiveram vivo o sonho do clube de voltar a disputar partidas oficiais.
Na época de 1950/51, iniciou-se na disputa do campeonato distrital da 3.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto.
Em 1965/66 foi campeão da 3.ª Divisão distrital, ascendendo à 2.ª Divisão distrital em 1977/78 foi campeão da 2.ª Divisão distrital, ascendendo à 1.ª Divisão distrital.
Em 1983/84 subiu à 3.ª Divisão Nacional, para na época de 1985/86 subir à 2.ª Divisão Nacional. No ano de 1987 foi considerado pessoa colectiva de utilidade pública por decreto-lei 460/77 do Diário da República de 23 de Setembro.
Na época 1990/91 baixou à 3.ª Divisão Nacional, regressando à 2.ª Divisão B Zona Norte na época 1992/93 após conquistar o título de Campeão Nacional da 3.ª Divisão vencendo na final disputada em Mira de Aire o Olivais e Moscavide.
Foi atirado para a 3.ª Divisão Nacional em 1993/94 no que foi até à data o maior escândalo do Futebol Nacional (o caso Varzim).
Voltou à 2.ª Divisão B Zona Norte na época 1996/97, para conseguir as melhores classificações de sempre 3.º lugar em 1997/98 e 4.º em 1998/99.
Na época 2000/2001 desceu à 3.ª Divisão Nacional para na época 2002/2003, regressar novamente à 2.ª Divisão Nacional.
Na época 2005/2006, ano de comemoração dos 75 anos do Clube, conquistou o maior feito da sua história até então, a subida à 2ª Liga. Também em Iniciados, pela 1ª vez uma equipa de Formação ascendeu aos Campeonatos Nacionais, prenda Honrosa para as Bodas de Diamante.
Na época 2006/2007, na primeira e histórica participação na 2ª Liga, obteve um 11º lugar. 
Na época 2007/2008, o C.D.Trofense conseguiu o maior feito da sua história. De uma forma memorável, conseguiu terminar a 2ª Liga em primeiro lugar, conseguindo subir à 1ª Liga e tornar-se Campeão Nacional da 2ª Liga. Os Trofense jamais esquecerão esta época!
Na época 2008/2009, as expectativas para a primeira participação do C.D.Trofense na 1ª Liga, eram altas. Apesar dos resultados históricos (vitória com o Benfica 2 x 0, empate no Dragão 1 x 1, empate com Sporting 1 x 1, empate na Luz 2 x 2 e vitória em Guimarães 0 x 1), o C.D.Trofense terminou em 16º lugar e desceu em Paços de Ferreira na última jornada.
Depois de uma descida dramática à 2ª liga, a época 2009/2010 tornava-se vital para o Clube. Apesar de ser um dos mais fortes candidatos à subida de divisão, a época ficou marcada pelo um número invulgar de lesões e castigos que desiquilibraram a equipa. Reflexo disso, é a 6ª posição na tabela classificativa conseguida no final do campeonato.
 
Títulos
 
Campeonato Português da terceira divisão distrital:1965/66
Campeonato Português da segunda divisão distrital:1977/78
Campeonato Português da terceira divisão:1992/93
Campeonato Português da segunda divisão:2007/08
 
Estádio
O estádio Clube Desportivo Trofense é um estádio de futebol localizado na Trofa. É propriedade do Clube Desportivo Trofense, que aí normalmente joga os seu jogos em casa. Tem uma capacidade de 3.164 espectadores, todos sentados.
 
Site

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância