terça-feira, 28 de dezembro de 2010

União Desportiva de Leiria

O União Desportiva de Leiria foi formado na cidade de Leiria no ano de 1966, sendo o clube mais novo da primeira divisão do futebol português. O Lis, como é chamado em referência ao rio que corta a pequena cidade, conseguiu participar da terceira divisão portuguesa no ano seguinte, em 1967. Depois, entrou na segunda divisão nacional, a chamada Liga de Honra, pela primeira vez na temporada 1970/71.

Nas duas primeiras temporadas na segunda divisão, o clube ficou na terceira colocação. Depois, realizou algumas campanhas piores, mas sem correr o risco de queda. Até que em 1978/79 venceu a Liga e subiu pela primeira vez à primeira divisão.

Porém, o desempenho do time foi fraco, ficando em 13º lugar e sendo rebaixado. Retornou à elite no ano seguinte, mas de novo vez fez péssima campanha e voltou ao segundo escalão.

O Leiria, então, disputou durante anos a segunda divisão. Somente em 1994 a equipe conseguiu o acesso novamente. Desta vez, durou mais tempo entre os melhores, permanecendo por três temporadas, até sofrer nova queda em 1997.

Contudo, conquistou o título da segunda divisão no ano seguinte e mais uma vez voltou para a elite do futebol português, onde se mantém até hoje.
Escudo tradicional

No início do século 21, realizou algumas boas campanhas. Em 2002/03, chegou à final da Copa de Portugal e, com isso, assegurou vaga na Copa da Uefa do ano seguinte. Foi o primeiro torneio internacional do time em sua história.

Entretanto, a temporada que começou de forma animadora para a agremiação, terminou de um jeito melancólico: o time foi eliminado na última fase eliminatória da Copa da Uefa (anterior à fase de grupos) e ficou em décimo lugar na Liga Nacional.

Depois disso, apenas teve desempenho mediano no Campeonato Nacional e, somente em mais uma oportunidade conseguiu uma vaga para a Copa da UEFA, sendo eliminado outra vez antes da fase de grupos do torneio.
Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/08 e acabou sendo rebaixado.
Na epóca 2008/09 participou na Liga Vitalis onde fez uma reviravolta extraordinária, em 19 jogos subiu da 15º posição ao 2º, e consequentemente e subiu de divisão. Atualmente o clube disputa a 1º Liga.

Títulos

Campeão da 2ª Divisão Honra - 1980/1981
Campeão da 2ª Liga (Liga Vitalis) - 1997/1998

Estádio

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa é um estádio construído em 2003 para a realização do Euro 2004, que foi projectado pelo arquitecto Tomás Taveira. Actualmente os jogos da União de Leiria são realizados neste estádio.
 A remodelação do estádio municipal de Leiria teve o propósito não só de dotar a cidade de uma importante infra-estrutura desportiva, como também acolher o para o Euro 2004. O estádio possui uma capacidade de 23 835 lugares, totalmente cobertos, tendo sido criada uma bancada provisória para o Euro 2004 com mais 5478 lugares.
O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa foi objecto de obras de remodelação e ampliação realizadas.
A inauguração desta profunda intervenção ocorreu a 19 de Novembro de 2003, com o jogo Portugal versus Kuwait, que Portugal venceu por memoráveis 8-0, seguido por um espectáculo multimédia.
O estádio original tinha sido construído na década de 60 por iniciativa do então Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Manuel Magalhães Pessoa. Foi o primeiro passo para a constituição, nesta zona da cidade, de um parque desportivo. Em reconhecimento do seu contributo para o desporto no Concelho, o município de Leiria atribuiu, já no início dos anos 70, o seu nome ao estádio que fez nascer.

Hino

Vamos União
Bandeira na mão
Todos a cantar Leiria
Todos juntos de alegria
Só queremos ganhaaaaar

LEIRIAAAA….LEIRIAAAA…

Estádio a puxar
Bandeiras no ar
Todos juntos a cantar
Queremos ganhar, queremos vibrar
Vamos, vamos lá marcar

Ninguém vai perder a fé
Nem deixar de acreditar
Ninguém vai arredar pé
Eu sei, eu sei que o golo da vitória vai chegar

Vamos União
Bandeira na mão
Todos a cantar Leiria
Todos juntos de alegria
Só queremos ganhaaaaar

Vamos União de alma e coração
Procurar a nossa glória
Todos juntos na vitória

LEIRIAAAAA


Alcunhas Lis e UDL

Site 
http://www.uniaodeleiria.pt/