Pular para o conteúdo principal

Vitória Futebol Clube

O Vitória Futebol Clube é um dos mais representativos times do sul de Portugal. Localizado na cidade de Setúbal, na região de Lisboa, o clube foi fundado em 20 de novembro de 1910, pelos amigos Joaquim Venâncio, Henrique Santos e Manuel Gregório, após desentendimentos com outros integrantes do Bomfim Foot-ball Club, uma das poucas agremiações a praticar o esporte na época, .

A equipe foi batizada inicialmente como Sport Vitória, mas como o único objetivo do clube era vencer, posteriormente foi decidido em definitivo, durante uma assembléia-geral, que o nome seria Victória Foot-ball Club.

Como não havia campeonato nacional na época, a única alternativa dos verdes e brancos – cores oficiais – era se deslocar a Lisboa para disputar a competição regional. As categorias amadoras venceram o torneio em 1916/17 e o resultado incentivou a disputa em um patamar superior, a primeira divisão.

Nas temporadas 1923/24 e 1926/27 o clube venceu o Campeonato de Lisboa, batendo equipes tradicionais do país como Benfica, Sporting e Belenenses. Com isso, ganhou reputação no cenário nacional e aumentou seu número de torcedores e sócios.

No início dos anos 1930, o time já contava com outros departamentos esportivos, como: handebol, natação, atletismo entre outros e aumentava sua expressão em Portugal, não apenas com o futebol, mas também em outras modalidades.

Na mesma década, o Vitória abandonou o Campeonato de Lisboa e junto com outras equipes fundou a Associação de Futebol de Setúbal. Com o passar do tempo, o time foi estabilizando-se e, em 1943/44, disputou sua primeira final de competições nacionais, a Taça de Portugal, criada em 1938, mas acabou sendo derrotado por 5 a 1 pelo Benfica.

Mesmo com a o revés, os torcedores setubalenses comemoraram pelas ruas da cidade e ficaram esperançosos quanto ao futuro do time. Onze anos mais tarde, em 1954, o clube chegou a mais uma final do segundo maior campeonato do país e mais uma vez perdeu a chance de conquistar seu primeiro título, após perder por 3 a 2 para o Sporting.

Com a ascensão, os Sadinos - como são chamados os habitantes da cidade banhada pelo Rio Sado – decidiram fundar, em 1962, seu estádio, para poderem atuar perante sua torcida e assim batizam o local como Estádio do Bonfim.

A nova “casa” não demorou a ajudar o clube em suas conquistas e, após três anos, na temporada 1964/65, o time ganhou seu primeiro título, a Taça de Portugal, ao vencer o rival Benfica por 3 a 1. Dois anos mais tarde, em 1967, mais uma conquista e novamente na taça portuguesa, desta vez contra o Acadêmica de Coimbra, pelo placar de 3 a 2 na prorrogação.

A equipe formada por João Jacinto, o “Pérola Negra do Sado” e um dos maiores ídolos do clube, Matine, Carlos Cardoso, José Maria e Vítor Batista encantava o país e a Europa. Comandados por José Pedroto, o Vitória faz sua melhor campanha no Campeonato Português em 1971/72 e terminou a competição na segunda colocação.

Nas temporadas de 1969/70, 1972/73 e 1973/74, a equipe encerrou sua participação em 3º lugar e garantiu classificação em competições européias em todos os anos. Na Taça entre Cidades – uma das antecessoras da Copa da Uefa – o time chegou às quartas-de-final em quatro oportunidades e venceu fortes equipes como: Internazionale de Milão, Fiorentina, Leeds e Lyon.

No entanto, após as décadas de ouro em 1960 e 1970, o Vitória perdeu força no país e não voltou a repetir os bons resultados, alternando rebaixamentos e acessos à primeira divisão durante os anos 1980 e 1990. A última ascensão se deu em 2004, após cair para o segundo escalão um ano antes.

A falta de dinheiro obriga os Sadinos a contratar jogadores de baixo custo, muitos deles brasileiros e africanos, e apostar em suas categorias de base, como forma de revelar talentos e formar boas equipes para as competições portuguesas.

Na temporada 2004/05, após 38 anos de jejum, o clube voltou a vencer uma competição nacional, a Taça de Portugal pela terceira vez em sua história em dez finais disputadas, depois de derrotar o Benfica por 2 a 1, com gols de Manuel José e Meyong.

Títulos

Taça de Portugal
  1964/65, 1966/67 e 2004/05 
Taça da Liga 2007/08

Estádio

O Estádio do Bonfim é um estádio de futebol onde habitualmente joga o Vitória de Setúbal e localiza-se em Setúbal, no centro da cidade. Foi inaugurado a 16 de Setembro de 1962 e pode contar com 18.694 espectadores. O Estádio está situado no Parque do Bonfim e já teve capacidade para cerca de 30.000 espectadores. Após a colocação de cadeiras individuais visando um maior conforto dos espectadores viu reduzida a sua lotação oficial para cerca de 21.000 lugares, sendo que actualmente, o número oficial deste recinto cifra-se em 18.694 lugares em virtude do encerramento de uma das bancadas do topo.

Foi inaugurado no dia 16 de Setembro de 1962 e desde lá para cá foi palco de inúmeros acontecimentos desportivos de onde se destaca obviamente os jogos do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão e da Taça de Portugal, bem como alguns jogos internacionais não só da equipa setubalense mas também da própria Selecção Nacional de Portugal que ali jogou algumas vezes. Era naquela época uma das mais modernas infraestruturais desportivas em Portugal tornando-se, ao longo do tempo, um dos mais tradicionais estádios do futebol português.
Todavia é uma obra que esta a ficar degrada e desactualizada, mesmo ao nível da iluminação para jogos oficiais. De resto, a Uefa não credenciou aquele recinto para provas internacionais razão pela qual o Vitoria de Setúbal teve que disputar a Taça Uefa na sua ultima participação no Estádio José de Alvalade em Lisboa.

Incluido no novo projecto da cidade de Setúbal, Nova Setúbal na zona do Vale da Rosa, foi apresentado o projecto de construção de um novo estádio para a equipa local. Trata-se de um recinto com bancadas totalmente cobertas e com capacidade para receber 15.500 espectadores, com um custo estimado de 11.000 milhões de euros.


Alcunhas Sadinos, Vitorianos, Senhor Vitória

Mascote "Sadinho" Roaz Corvineiro (golfinho do Rio Sado)

Site 
http://www.vfc.pt/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância