sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Clube Desportivo das Aves

O Clube Desportivo das Aves foi fundado a 12 de Novembro de 1930, na Vila das Aves, povoação do concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto. O equipamento do Aves, como é comummente conhecido o clube, consta de camisola com riscas verticais vermelhas e brancas e calções vermelhos.
O Clube Desportivo das Aves destacou-se essencialmente através do futebol, tendo chegado a participar na I Divisão do futebol profissional do nosso país. Em 1981 inaugurou o seu campo de jogos, chamado de Estádio do Clube Desportivo das Aves, com capacidade para 12 500 espectadores. E 2006/07 foram colocadas cadeiras para todos os espectadores, o que reduziu a lotação para nove mil pessoas. O clube dispõe ainda de um campo de treinos e de um pavilhão gimnodesportivo.
A equipa de futebol começou por participar em torneios do concelho de Santo Tirso, até que passou a destacar-se nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto.
Na temporada 1985/1986 o Desportivo das Aves atingiu o ponto alto do seu historial ao participar pela primeira vez na I Divisão do futebol nacional. Na época anterior, orientada pelo treinador Manuel Gonçalves Gomes, conhecido por Professor Neca, o Aves havia ganho a Zona Norte da II Divisão, subindo consequentemente ao escalão principal.
Na I Divisão, ainda sob o comando do Professor Neca, o Aves ficou em 13.º lugar, com 22 pontos, mas não evitou descer de novo à II Divisão. A equipa das Vila das Aves passou então catorze anos nos escalões secundários, até que em 2000/2001 voltou a participar na I Divisão, então com a designação I Liga, depois de um terceiro lugar na Divisão de Honra. O responsável pela subida foi de novo o Professor Neca que, também de novo, não conseguiu manter o Aves mais do que uma temporada no escalão máximo do futebol português. Em 2000/2001 o Aves fez 22 pontos e ficou no 17.º lugar, regressando por isso à II Liga.
Na temporada 2005/2006, de novo sob o comando técnico do Professor Neca, o Aves ficou em segundo lugar na II Liga e conquistou uma vaga na I Liga. Só que, em 2006/07, ao não passar do 17.º lugar, a equipa não conseguiu manter-se na liga principal, levando a que o treinador Neca abandonasse o clube.
Para além da equipa profissional, o Desportivo de Aves tem diversas equipas de futebol nos escalões de formação, assim com participa em torneio de futsal para várias idades.

Títulos

Campeão Nacional da 2ª Divisão Nacional 84/85

Hino 

Gente moça, desportistas
Das lindas margens do Ave,
Recolhe em puras conquistas
O pendão da mocidade.
Que o desporto em nossas almas
Como relíquias doutr´ora
Espalhe mundos em fora
A bravura e lealdade.
 (Refrão)
Conservaremos
Doces lembranças
Da nossa Equipe
Vitoriosa.
Que de futuro
Nossa bandeira
Seja a primeira
E a mais formosa.
O "Desportivo das Aves"
Que jamais esmoreceu
Não conhecendo entraves
Sua terra engrandeceu.
Sua flâmula de glória,
Rubro.branca, linda cor,
Foi assim com o seu esplendor
Que nos levou à Vitória.
 (Refrão)
Conservaremos
Doces lembranças
Da nossa Equipe
Vitoriosa.
Que de futuro
Nossa bandeira
Seja a primeira
E a mais formosa.
Saudemos pois, a nossa Bandeira
Em toda a parte, sempre a primeira!
Hip! Hip! Hip! Hurra!

Estádio

Estádio do Clube Desportivo das Aves
O Desportivo das Aves joga no seu estádio, o "Estádio do Clube Desportivo das Aves". Inaugurado há pouco mais de 20 anos, este estádio tem sido continuamente restaurado. Os balneários datam de 2000. As bancadas centrais foram totalmente encadeiradas na época 06/07. O Estádio tem também uma pista de atletismo. Com a colocação de cadeiras a lotação terá caído para cerca de 9000 lugares.

Site
http://www.cdaves.pt/