Pular para o conteúdo principal

Clube Desportivo das Aves

O Clube Desportivo das Aves foi fundado a 12 de Novembro de 1930, na Vila das Aves, povoação do concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto. O equipamento do Aves, como é comummente conhecido o clube, consta de camisola com riscas verticais vermelhas e brancas e calções vermelhos.
O Clube Desportivo das Aves destacou-se essencialmente através do futebol, tendo chegado a participar na I Divisão do futebol profissional do nosso país. Em 1981 inaugurou o seu campo de jogos, chamado de Estádio do Clube Desportivo das Aves, com capacidade para 12 500 espectadores. E 2006/07 foram colocadas cadeiras para todos os espectadores, o que reduziu a lotação para nove mil pessoas. O clube dispõe ainda de um campo de treinos e de um pavilhão gimnodesportivo.
A equipa de futebol começou por participar em torneios do concelho de Santo Tirso, até que passou a destacar-se nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto.
Na temporada 1985/1986 o Desportivo das Aves atingiu o ponto alto do seu historial ao participar pela primeira vez na I Divisão do futebol nacional. Na época anterior, orientada pelo treinador Manuel Gonçalves Gomes, conhecido por Professor Neca, o Aves havia ganho a Zona Norte da II Divisão, subindo consequentemente ao escalão principal.
Na I Divisão, ainda sob o comando do Professor Neca, o Aves ficou em 13.º lugar, com 22 pontos, mas não evitou descer de novo à II Divisão. A equipa das Vila das Aves passou então catorze anos nos escalões secundários, até que em 2000/2001 voltou a participar na I Divisão, então com a designação I Liga, depois de um terceiro lugar na Divisão de Honra. O responsável pela subida foi de novo o Professor Neca que, também de novo, não conseguiu manter o Aves mais do que uma temporada no escalão máximo do futebol português. Em 2000/2001 o Aves fez 22 pontos e ficou no 17.º lugar, regressando por isso à II Liga.
Na temporada 2005/2006, de novo sob o comando técnico do Professor Neca, o Aves ficou em segundo lugar na II Liga e conquistou uma vaga na I Liga. Só que, em 2006/07, ao não passar do 17.º lugar, a equipa não conseguiu manter-se na liga principal, levando a que o treinador Neca abandonasse o clube.
Para além da equipa profissional, o Desportivo de Aves tem diversas equipas de futebol nos escalões de formação, assim com participa em torneio de futsal para várias idades.

Títulos

Campeão Nacional da 2ª Divisão Nacional 84/85

Hino 

Gente moça, desportistas
Das lindas margens do Ave,
Recolhe em puras conquistas
O pendão da mocidade.
Que o desporto em nossas almas
Como relíquias doutr´ora
Espalhe mundos em fora
A bravura e lealdade.
 (Refrão)
Conservaremos
Doces lembranças
Da nossa Equipe
Vitoriosa.
Que de futuro
Nossa bandeira
Seja a primeira
E a mais formosa.
O "Desportivo das Aves"
Que jamais esmoreceu
Não conhecendo entraves
Sua terra engrandeceu.
Sua flâmula de glória,
Rubro.branca, linda cor,
Foi assim com o seu esplendor
Que nos levou à Vitória.
 (Refrão)
Conservaremos
Doces lembranças
Da nossa Equipe
Vitoriosa.
Que de futuro
Nossa bandeira
Seja a primeira
E a mais formosa.
Saudemos pois, a nossa Bandeira
Em toda a parte, sempre a primeira!
Hip! Hip! Hip! Hurra!

Estádio

Estádio do Clube Desportivo das Aves
O Desportivo das Aves joga no seu estádio, o "Estádio do Clube Desportivo das Aves". Inaugurado há pouco mais de 20 anos, este estádio tem sido continuamente restaurado. Os balneários datam de 2000. As bancadas centrais foram totalmente encadeiradas na época 06/07. O Estádio tem também uma pista de atletismo. Com a colocação de cadeiras a lotação terá caído para cerca de 9000 lugares.

Site
http://www.cdaves.pt/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância