Pular para o conteúdo principal

Futebol Clube de Penafiel

Futebol Clube de Penafiel foi fundado em 1951 por vontade dos habitantes da cidade, que desde 1949 não contavam com nenhuma equipa local. O FC Penafiel acabou por escolher as cores do extinto Sport Clube de Penafiel, camisola vermelha e calções pretos.
O Penafiel conquistou o seu primeiro título em 1954/55 ao vencer o campeonato distrital do Porto. Em 1963/64 ganhou o Distrital da I Divisão, o que lhe deu acesso aos campeonatos nacionais.
O FC Penafiel apenas em 1980 chegou à I Divisão Nacional e, logo na temporada de estreia, obteve a sua melhor classificação de sempre neste escalão, o 10.º lugar. A equipa era, na altura, orientada por Luís Miguel. Em 1980/81, o clube contou com o contributo do futebolista internacional António Oliveira, que acumulou as funções de jogador e treinador.
Em 1982, os penafidelenses desceram à II Divisão, para regressarem ao primeiro escalão em 1983, treinados por José Moniz. Durante três temporadas, a equipa aguentou-se na Primeira Divisão, mas viria de novo a ser despromovida em 1985/86. Contudo, nesta mesma época, a formação nortenha, treinada por Fernando Cabrita, conseguiu a sua melhor prestação na Taça de Portugal, já que só foi eliminada nas meias-finais pelo Benfica.
Em 1987/88, deu-se novo regresso à I Divisão, para mais uma vez atingir o décimo lugar. Desta vez o clube esteve cinco temporadas no escalão principal, mas não evitou nova descida em 1992.
Só em 2003/2004 o FC Penafiel conseguiu regressar à já então chamada Primeira Liga, sob a orientação técnica de Manuel Fernandes. O clube, presidido por António Oliveira (antigo jogador e seleccionador nacional), construiu um projecto ambicioso e contratou diversos jogadores conceituados como Folha, Drulovic e Clayton. Contudo a temporada 2005/06 correu bastante mal e o Penafiel ficou em último lugar e desceu de divisão.
Vasco, que representou o FC Penafiel na década de 80 e início dos anos 90, foi quem mais vezes alinhou na equipa na I Divisão: 195 jogos. Pelo clube também passaram jogadores como Jorge Costa, Sérgio Conceição, Pedro Emanuel e Secretário, todos com posteriores passagens pelo FC Porto.
O FC Penafiel aposta bastante na formação de jogadores e em 2004 tinha perto de 500 jogadores juvenis inscritos. Nesse ano, o jovem Nuno Morais foi contratado pelo Chelsea, de Inglaterra, treinado por José Mourinho.

 Títulos

Campeão Distrital da III Divisão 54/55
Campeão Distrital I Divisão 63/64

Estádio

O recinto do clube, pertencente à autarquia local, foi construído a 21 de Janeiro de 1934 com o nome de Estádio de Leiras, por estar situado na zona com o mesmo local.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, gerou-se, entre os adeptos penafidelenses, uma divisão quanto ao nome a ser atribuído ao Estádio.
Por um lado, existia uma facção de pessoas que pretendia iniciar uma nova etapa da vida do clube e propunha que o recinto passasse a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril e por outro, um grupo de adeptos que desejavam que o Estádio mantivesse o nome anterior.
Após alguns desentendimentos, realizou-se uma assembleia municipal, na qual ficou decidido que o recinto passaria a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril, em consonância com a data da revolução.
O Estádio tem uma capacidade para cerca de 6500 lugares e o Penafiel conta com sensivelmente 3 000 associados.

Alcunhas Rubro-Negros

Site

http://www.fcpenafiel.pt/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância