Pular para o conteúdo principal

Moreirense Futebol Clube

O Moreirense Futebol Clube, colectividade portuguesa de Moreira de Cónegos, foi oficialmente fundado a 1 de Novembro de 1938 por um grupo de pessoas que habitualmente se reunia para jogar futebol. No entanto, o clube já se tinha apresentado aos adeptos no dia 1 de Setembro desse mesmo ano.
A primeira participação numa prova oficial aconteceu na temporada 1939/40 com a presença no Campeonato Concelhio de Guimarães, que viria a vencer. Qualificou-se então para os campeonatos distritais, onde também se sagrou campeão.
Em 1941/42, o Moreirense disputou o campeonato da II Divisão da Associação de Futebol de Braga, que venceu, tal como fez na época seguinte.
No entanto, entre 1943 e 1970, o clube, apesar de continuar filiado na AF Braga, não disputou provas oficiais devido a dificuldades financeiras, que surgiram com o início da Segunda Guerra Mundial. Apenas realizou jogos particulares. Durante este período o Moreirense não tinha um recinto de jogos próprio e teve de se socorrer de terrenos emprestados, desde escolas a campos de cultivo.
Em 1970, graças ao esforço feito por pessoas de Moreira de Cónegos, foi inaugurado um recinto de jogos, que viria a ser substituído, em 1974, pelo Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, que ainda hoje é utilizado.
O Moreirense regressou às competições em 1970/71, alinhando na II Divisão da AF Braga. Aos poucos a equipa foi subindo de escalão, até que na época 1984/85 se sagrou vice-campeã da Série A da III Divisão Nacional, o mesmo sucedendo em 1986/87. Finalmente, em 87/88 triunfou na sua série e ascendeu à II Divisão B.
Em 1994/1995, o Moreirense sagrou-se campeão da II Divisão B e ascendeu à II Divisão de Honra, onde se manteve até ao ano 2000.
Em 2000/2001, o Moreirense venceu de novo o campeonato da II B e subiu à II Liga, da qual se sagrou campeão logo em 2001/2002, numa altura em que era treinado por Manuel Machado. Foi com este treinador, oriundo do Vitória de Guimarães, de onde trouxe vários jogadores jovens para Moreira de Cónegos, que o Moreirense se estreou na I Liga em 2002/2003, ficando na 12.ª posição.
Nestas últimas épocas, o Moreirense registou a 1ª participação na 2ª Liga, e após uma queda na 2ª Divisão B, alcançou duas subidas consecutivas, que permitiram ao clube subir ao escalão principal, e manter-se por lá durante três épocas, tendo registado com melhor classificação, um 9º lugar, sucesso ao qual esteve ligado o treinador Manuel Machado. Aí, o Moreirense registou duas descidas consecutivas, estando actualmente a militar na 2ª Divisão B.

Estádio

Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida foi remodelado e reinaugurado a 20 de Outubro de 2002, contando com uma lotação para 6000 espectadores.

Títulos

Campeão Nacional da 2ª Divisão B (1994-1995; 2000-2001)
Campeão Nacional da 2ª Liga (2001-2002)

Hino

O verde da esperança
A quem pertence, a quem pertence
Ao Moreirense, ao Moreirense

O branco da pureza
A quem pertence, a quem pertence
Ao Moreirense, ao Moreirense

Em 1938, em Novembro dia 1
Nasceu o pequeno Moreirense
Que igual não há nenhum

Nasceu pequenino mas valente
Pelo bem e contra o mal
Ganhou asas, voou alto e foi em frente
Hoje é grande em Portugal

Também fazes nossa Vila conhecida
Quando perdes ou quando vences
Em todos os momentos desportivos da tua vida
Somos sempre Moreirense

O verde da esperança
A quem pertence, a quem pertence
Ao Moreirense, ao Moreirense

O branco da pureza
A quem pertence, a quem pertence
Ao Moreirense, ao Moreirense

Em 1938, em Novembro dia 1
Nasceu o pequeno Moreirense
Que igual não há nenhum

Nasceu pequenino mas valente
Pelo bem e contra o mal
Ganhou asas, voou alto e foi em frente
Hoje é grande em Portugal

Também fazes nossa Vila conhecida
Quando perdes ou quando vences
Em todos os momentos desportivos da tua vida
Somos sempre Moreirense

O verde da esperança
A quem pertence, a quem pertence
Ao Moreirense, ao Moreirense

O branco da pureza
A quem pertence, a quem pertence
Ao Moreirense, ao Moreirense

Refrão (x6)


Site
http://www.moreirensefc.pt/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...