quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Boavista Futebol Clube

O Boavista Futebol Clube foi fundado em 1º de agosto de 1903, por um grupo de ingleses e portugueses que trabalhavam em uma fábrica na área do Porto. O primeiro nome do clube foi Boavista Footballers, mas, em 1910, foi rebatizado definitivamente para o atual.

O time foi para as mãos dos integrantes lusos, no mesmo ano, devido a um impasse para definir os dias de jogos da equipe. Os ingleses eram a favor de jogar aos sábados, pois seguiam os mandamentos da Igreja Anglicana, que pregava o descanso aos domingos. Já os portugueses preferiam as disputas no primeiro dia da semana, pois sábado era dia normal de trabalho no país.

Com isso, os britânicos abandonaram o comando. Neste mesmo ano, o time inaugurou seu campo de jogo, o Estádio do Bessa Século 21.

O Boavista foi a primeira agremiação a inserir o futebol entre suas modalidades esportivas no país e uma das primeiras a se tornar profissional, em 1933. Neste ano, o clube também escolheu definitivamente suas cores e seu escudo, após muitas mudanças. Surgia, então, um dos uniformes mais tradicionais da Europa, o axadrezado.

Com a paralizão dos campeonatos nacionais devido as duas Guerras Mundiais, o time português perdeu muitos jogadores, voltando apenas a se estabilizar no fim da década de 60, quando, em 1968/69, conseguiu alcançar a primeira divisão de Portugal, para não ser mais rebaixado.

O primeiro título alvinegro veio após cinco anos na elite. Em 1974/75, conquistou a Taça de Portugal, o segundo mais importante torneio do país. Na final, derrotou o Benfica, por 2 a 1.

No ano seguinte, mais uma vez sob o comando José Maria Pedroto, outra conquista. O bi-campeonato da Taça portuguesa, após um vitória por 2 a 1 contra o Vitória de Guimarães. Nesse período, o time fez boas campanhas no Campeonato Nacional e se tornou um dos mais importantes equipes do país.

Em 1978/79, o Boavista ergueu pela terceira vez em cinco anos o torneio nacional. Desta vez, o Sporting acabou derrotado por 1 a 0 na prorrogação, após empate sem gols no tempo normal. Ainda neste ano, o clube conquistou também a Supertaça Nacional pela primeira vez.

“Os Panteras”, como são chamados os jogadores do Boavista, passaram em branco na década de 1980, mas nos anos 1990 voltaram a vencer e levaram mais dois títulos da Taça e da Supertaça. Na temporada 1991/92, a dupla conquista se deu após duas vitórias sobre o Porto.

Cinco anos depois, em 1996/97, mais dois títulos foram conquistados no mesmo ano e novamente nos dois torneios secundários de Portugal. Na final da taça, triunfo sobre o Benfica. Na competição de menor expressão, novamente contra o Porto, mais um triunfo.

No início do século 21, o clube transformou-se em Sociedade Anônima e mudou a gerência de seu departamento profissional e de suas categorias de base. A transformação logo deu resultado e o Boavista venceu pela primeira vez o Campeonato Português, na temporada 2000/01, classificando-se para a disputa da Liga dos Campeões.

A melhor participação da agremiação em competições européias foi em 2002/03, quando alcançou às semifinais da Copa da Uefa, mas acabou eliminada pelo Celtic após um empate e uma derrota.
Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/08 e foi rebaixado. Na temporada 2008/09 o Boavista disputa a segunda divisão do Campeonato Português. Repete a péssima campanha e é rebaixado para a  II Divisão (3º escalão do futebol português).

Títulos

Campeonato Português 2000/01

Taça de Portugal 1974/75, 1975/76, 1978/79 1991/92 e 1996/97 
Supertaça de Portugal 1978/79, 1991/92 e 1996/97

Estádio 

O Estádio do Bessa Século XXI é o estádio oficial do Boavista Futebol Clube, situado na cidade do Porto, em Portugal.
Originalmente inaugurado em 1972, o Estádio do Bessa foi reconstruído no início do século XXI, tendo sido palco de três partidas do Euro 2004. O Estádio do Bessa Séc. XXI está situado junto à Avenida da Boavista, no centro da cidade do Porto, com óptimas acessibilidades e parques de estacionamento interiores e exteriores.
O Estádio do Bessa XXI de 30.000 lugares, acolheu 3 jogos do Euro2004. Está implantado numa zona urbana de referência da cidade do Porto e integra-se num complexo desportivo em desenvolvimento. Com uma área total de 100.000 metros quadrados, a estrutura do recinto é organizada em quatro bancadas, unidas por quatro torres localizadas nos seus extremos, que albergam os principais acessos verticais ao estádio e infra-estruturas de suporte.

Estes "torreões" e os corredores largos e funcionais das bancadas permitem esvaziar os 30.000 lugares do Bessa em apenas sete minutos, uma situação que muito agradou à comissão de acompanhamento das obras para o Europeu de 2004.

Mascote
A mascote do Boavista é uma Pantera Negra, pelo fato de o time ter no preto sua cor principal. O animal tem como principais características sua força e garra, qualidades essenciais para um time vencedor. Na sede social do clube existe uma escultura do bicho.


Hino 

Boavista, Boavista,
É do Porto muito amado;
Tem distintivo bairrista
Preto e branco axadrezado.
E no estádio a multidão,
Quando ele entra na pista,
Rompe nesta saudação:
Boavista! … Boavista! …
Luta sempre com vigor,
É brioso e é leal;
No prélio põe todo o ardor
De princípio até final;
No seu vibrar sempre amigo,
No seu porte sem igual,
Ama o estandarte querido,
Prestígio de Portugal!
Vamos em frente
Pela bandeira
Vê-la fulgente
E altaneira,
Ser desportista
Puro Ideal,
P' lo Boavista! … Arraial, arraial, arraial!

Apelido: Axadrezados e Panteras Negras

Site 

http://www.boavistafc.pt/