Pular para o conteúdo principal

Boavista Futebol Clube

O Boavista Futebol Clube foi fundado em 1º de agosto de 1903, por um grupo de ingleses e portugueses que trabalhavam em uma fábrica na área do Porto. O primeiro nome do clube foi Boavista Footballers, mas, em 1910, foi rebatizado definitivamente para o atual.

O time foi para as mãos dos integrantes lusos, no mesmo ano, devido a um impasse para definir os dias de jogos da equipe. Os ingleses eram a favor de jogar aos sábados, pois seguiam os mandamentos da Igreja Anglicana, que pregava o descanso aos domingos. Já os portugueses preferiam as disputas no primeiro dia da semana, pois sábado era dia normal de trabalho no país.

Com isso, os britânicos abandonaram o comando. Neste mesmo ano, o time inaugurou seu campo de jogo, o Estádio do Bessa Século 21.

O Boavista foi a primeira agremiação a inserir o futebol entre suas modalidades esportivas no país e uma das primeiras a se tornar profissional, em 1933. Neste ano, o clube também escolheu definitivamente suas cores e seu escudo, após muitas mudanças. Surgia, então, um dos uniformes mais tradicionais da Europa, o axadrezado.

Com a paralizão dos campeonatos nacionais devido as duas Guerras Mundiais, o time português perdeu muitos jogadores, voltando apenas a se estabilizar no fim da década de 60, quando, em 1968/69, conseguiu alcançar a primeira divisão de Portugal, para não ser mais rebaixado.

O primeiro título alvinegro veio após cinco anos na elite. Em 1974/75, conquistou a Taça de Portugal, o segundo mais importante torneio do país. Na final, derrotou o Benfica, por 2 a 1.

No ano seguinte, mais uma vez sob o comando José Maria Pedroto, outra conquista. O bi-campeonato da Taça portuguesa, após um vitória por 2 a 1 contra o Vitória de Guimarães. Nesse período, o time fez boas campanhas no Campeonato Nacional e se tornou um dos mais importantes equipes do país.

Em 1978/79, o Boavista ergueu pela terceira vez em cinco anos o torneio nacional. Desta vez, o Sporting acabou derrotado por 1 a 0 na prorrogação, após empate sem gols no tempo normal. Ainda neste ano, o clube conquistou também a Supertaça Nacional pela primeira vez.

“Os Panteras”, como são chamados os jogadores do Boavista, passaram em branco na década de 1980, mas nos anos 1990 voltaram a vencer e levaram mais dois títulos da Taça e da Supertaça. Na temporada 1991/92, a dupla conquista se deu após duas vitórias sobre o Porto.

Cinco anos depois, em 1996/97, mais dois títulos foram conquistados no mesmo ano e novamente nos dois torneios secundários de Portugal. Na final da taça, triunfo sobre o Benfica. Na competição de menor expressão, novamente contra o Porto, mais um triunfo.

No início do século 21, o clube transformou-se em Sociedade Anônima e mudou a gerência de seu departamento profissional e de suas categorias de base. A transformação logo deu resultado e o Boavista venceu pela primeira vez o Campeonato Português, na temporada 2000/01, classificando-se para a disputa da Liga dos Campeões.

A melhor participação da agremiação em competições européias foi em 2002/03, quando alcançou às semifinais da Copa da Uefa, mas acabou eliminada pelo Celtic após um empate e uma derrota.
Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/08 e foi rebaixado. Na temporada 2008/09 o Boavista disputa a segunda divisão do Campeonato Português. Repete a péssima campanha e é rebaixado para a  II Divisão (3º escalão do futebol português).

Títulos

Campeonato Português 2000/01

Taça de Portugal 1974/75, 1975/76, 1978/79 1991/92 e 1996/97 
Supertaça de Portugal 1978/79, 1991/92 e 1996/97

Estádio 

O Estádio do Bessa Século XXI é o estádio oficial do Boavista Futebol Clube, situado na cidade do Porto, em Portugal.
Originalmente inaugurado em 1972, o Estádio do Bessa foi reconstruído no início do século XXI, tendo sido palco de três partidas do Euro 2004. O Estádio do Bessa Séc. XXI está situado junto à Avenida da Boavista, no centro da cidade do Porto, com óptimas acessibilidades e parques de estacionamento interiores e exteriores.
O Estádio do Bessa XXI de 30.000 lugares, acolheu 3 jogos do Euro2004. Está implantado numa zona urbana de referência da cidade do Porto e integra-se num complexo desportivo em desenvolvimento. Com uma área total de 100.000 metros quadrados, a estrutura do recinto é organizada em quatro bancadas, unidas por quatro torres localizadas nos seus extremos, que albergam os principais acessos verticais ao estádio e infra-estruturas de suporte.

Estes "torreões" e os corredores largos e funcionais das bancadas permitem esvaziar os 30.000 lugares do Bessa em apenas sete minutos, uma situação que muito agradou à comissão de acompanhamento das obras para o Europeu de 2004.

Mascote
A mascote do Boavista é uma Pantera Negra, pelo fato de o time ter no preto sua cor principal. O animal tem como principais características sua força e garra, qualidades essenciais para um time vencedor. Na sede social do clube existe uma escultura do bicho.


Hino 

Boavista, Boavista,
É do Porto muito amado;
Tem distintivo bairrista
Preto e branco axadrezado.
E no estádio a multidão,
Quando ele entra na pista,
Rompe nesta saudação:
Boavista! … Boavista! …
Luta sempre com vigor,
É brioso e é leal;
No prélio põe todo o ardor
De princípio até final;
No seu vibrar sempre amigo,
No seu porte sem igual,
Ama o estandarte querido,
Prestígio de Portugal!
Vamos em frente
Pela bandeira
Vê-la fulgente
E altaneira,
Ser desportista
Puro Ideal,
P' lo Boavista! … Arraial, arraial, arraial!

Apelido: Axadrezados e Panteras Negras

Site 

http://www.boavistafc.pt/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância