Pular para o conteúdo principal

Sport Clube Beira-Mar

O Sport Clube Beira-Mar foi fundado em Aveiro no dia 1 de Janeiro de 1922, com Luís da Rocha Leonardo como o primeiro presidente da direcção.
Já em 1918, um grupo de jovens da zona da beira-mar aveirense concretizou a ideia da criação de uma associação de futebol. Mas foi em 1921 que o Beira-Mar sofreu o seu impulso definitivo, graças à acção de alguns emigrantes chegados dos Estados Unidos da América que se juntaram para fundar o Sport Clube Beira-Mar. João da Cruz Moreira foi o sócio número 1 do clube.
Num dia de Natal, a 25 de Dezembro de 1921, realizou-se no campo do Rossio o primeiro desafio disputado pelo SC Beira-Mar, contra o Clube Mário Duarte, que venceu os principiantes por 3-2. No dia de Ano Novo, 1 de Janeiro de 1922, teve então lugar a cerimónia oficial de fundação do clube.
A primeira Assembleia Geral de sócios realizou-se no dia 6 de Janeiro de 1924, tendo ficado aprovados os estatutos do clube. Logo na altura se definia o Beira-Mar como uma agremiação desportiva, cultural e recreativa, com o fim de promover o desenvolvimento da educação física e também proporcionar meios de cultura e entretenimento.
Escudo Antigo
O reconhecimento oficial da existência da colectividade deu-se a 23 de Maio de 1924, pelo Governo Civil de Aveiro. Na época de 1928/29, o Beira-Mar conseguiu o seu primeiro título regional da I Divisão. Em 24 de Junho de 1928, os aveirenses deslocaram-se a La Guardia, na Galiza (Espanha), onde realizaram a sua estreia internacional, perdendo frente ao Deportivo Guardez, por 4-1.
Desde início, o Beira-Mar alargou a sua actividade a outras modalidades, como o pólo aquático, em 1924, ou o basquetebol, em 1932.
O primeiro título nacional surgiu na época de 1958/59, com a conquista do título de campeão da III Divisão. Nas épocas de 1960/61, 1964/65 e 1970/71, o clube venceu o campeonato nacional da II Divisão, ascendendo à I Divisão. No escalão principal do futebol português, a melhor classificação obtida pelo SC Beira-Mar foi o sexto lugar, na época de 1990/91. Foi também em 1991 que o Beira-Mar chegou, pela primeira vez no seu historial, à final da Taça de Portugal, onde perdeu com o Futebol Clube do Porto por 3-1.
Contudo, a 19 de Junho de 1999, o Sport Clube Beira-Mar alcançou o seu maior feito, vencendo dessa vez a Taça de Portugal, por 1-0, frente ao Campomaiorense. O golo da vitória foi marcado por Ricardo Sousa, filho do treinador do clube, António Sousa.
Durante a época 2003/04, o Beira-Mar passou a usufruir das instalações do novo Estádio Municipal de Aveiro, inaugurado a 15 de Novembro de 2003. Na inauguração foi disputado um jogo amigável entre Portugal e a Grécia. É de salientar que este estádio fez parte do rol de escolhidos para o Euro 2004.
Na temporada de 2009-2010 voltou a sagrar-se Campeão Nacional da Liga Vitalis o que lhe permitiu ascender, na próxima época desportiva, à principal liga do futebol português.

Títulos

Campeonatos Nacionais da 2ª Divisão em 1960/61, 1964/65 e 1970/71
Campeonato Nacional da 3.ª Divisão em 1958/59
Taça de Portugal em 1998/99
Campeonatos da Liga de Honra em 2005/06 e 2009/10

Estádio

O Estádio Municipal de Aveiro ou Estádio Municipal Mário Duarte, foi inaugurado a 15 de Novembro de 2003 com o jogo amigável entre as selecções de Portugal e da Grécia. Foi projectado pelo arquiteto português Tomás Taveira. Está localizado nos arredores da cidade de Aveiro. O estádio é propriedade da EMA, EM, empresa municipal detida a 100% pela Câmara Municipal de Aveiro e é utilizado pelo Sport Clube Beira Mar.Foi um dos 10 estádios usados durante o Euro2004.
Em 2009 várias vozes em Aveiro defendem que a Câmara Municipal deve equacionar a destruição, por implosão do estádio, e a sua substituição por um mais pequeno.
É o 5º maior estádio de Portugal.

Hino

Nasceste na beira Ria
Beira-Mar, Beira-Mar
Apadrinhado pelo mar
Beira-Mar, Beira-Mar
Herdaste-lhe a valentia
Beira-Mar, Beira-Mar
Que o teu lema é triunfar
Beira-Mar, Beira-Mar

A cor da tua bandeira
Beira-Mar, Beira-Mar
E o sol que nos aquece
Beira-Mar, Beira-Mar
Com vontade verdadeira
Beira-Mar, Beira-Mar
A esperança nunca perece

Beira-Mar, Beira-Mar
Glória de Aveiro
Sempre o primeiro
A triunfar
Beira-Mar, Beira-Mar
Um coração
De campeão
A palpitar.

Beira-Mar, Beira-Mar
Glória de Aveiro
Sempre o primeiro
A triunfar
Beira-Mar, Beira-Mar
Um coração
De campeão
A palpitar!

Não só fama, mas valor
Beira-Mar, Beira-Mar
Ostentas na tua história
Beira-Mar, Beira-Mar
Conquistado com fulgor
Beira-Mar, Beira-Mar
Vitória sobre vitória
Beira-Mar, Beira-Mar

Tens um nome a defender
Beira-Mar, Beira-Mar
Uma cidade p´ra honrar
Beira-Mar, Beira-Mar
Para a frente sem tremer
Beira, Beira, Beira-Mar.
Apelido : Auri-Negros, Beiramarenses

Site

http://www.beiramar.pt/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância