Pular para o conteúdo principal

Olympique Gymnaste Club de Nice Côte d'Azur

O Nice é um dos clubes mais antigos da história da França, tendo sido fundado em 1904. Na época, porém, não era voltado para a prática do futebol. Pelo contrário. Até pelo nome (Olympique Gimnastic Nice), tinha a ginástica e os exercícios de academia como principais motes.

O futebol só foi ganhar seu espaço em 1908, quando a agremiação abriu um departamento específico para a modalidade, que manteve o nome original. Os outros esportes passaram a fazer parte do Clube de Ginástica Amadora de Nice.

Assim como acontecia com todos os clubes contemporâneos no futebol francês na época do amadorismo, o Nice se ocupava de torneios regionais para se manter em atividade, sem regularidade definida. O clube foi, porém, um dos que fizeram valer seu prestígio para mudar a situação.

Isso porque o Nice foi um dos que organizaram o primeiro Campeonato Francês profissional da história, que surgiu em 1932. Só que a permanência da equipe entre os melhores não durou muito.

No ano seguinte, a recém-criada federação decidiu que os clubes da região Sul (como o Nice) não participariam mais do certame. Isso porque as viagens eram, para os nortistas, muito dispendiosas. Com isso, o clube teve de voltar ao amadorismo, disputando partidas amistosas ao longo dos anos subseqüentes.

A situação só iria ser modificada no ano de 1948/49, quando o time participou da primeira divisão do Campeonato Francês mais uma vez, após uma mudança burocrática no comando do esporte nacional.

Logo nos primeiros anos, o Nice mostrou que vinha para ficar. Conseguiu bons resultados de cara, como o quinto lugar de 1949/50. O primeiro título veio logo no ano seguinte, e de maneira história. No fim do ano, o time ficou empatado com o Lille com 41 pontos, e só garantiu a taça pelos critérios de desempate.

Na temporada seguinte, repetiu a façanha e assegurou o bicampeonato nacional. Mais uma vez, o troféu veio de maneira suada, com apenas um ponto a mais que o vice Bordeaux e dois que o terceiro colocado Lille.

Depois dessa nova taça, o Nice ficaria em “jejum” apenas até a temporada 1955/56. Nesta oportunidade, fez um ano quase perfeito, ficando na primeira colocação durante boa parte do certame. Mesmo assim, no fim, tinha apenas um ponto a mais que o Lens.

A quarta e última conquista viria ainda no fim dos anos 1950. Foi em 1958/59, quando, depois de dois anos medianos, o Nice emplacou uma boa temporada e ganhou o caneco com três pontos de vantagem para o segundo colocado Nimes.

Depois desse título o Nice entraria em declínio. A equipe perdeu a força nos anos 1960 e voltou a figurar próxima à zona do rebaixamento do Campeonato Francês. O primeiro grande tropeço veio em 1963/64, quando o time terminou o ano no 18º lugar e caiu para a segunda divisão.

Quando retornou, passou por alguns anos de incertezas, chegando a brigar para não cair, mas também surpreendeu. Em 1967/68, por exemplo, foi vice-campeão, apesar de ter ficado 11 pontos atrás do vencedor Saint-Etiénne. A alternância de boas temporadas e outras ruins, porém, era a única constante.

Prova disso é que em 1968/69, apenas um ano depois do vice, o time foi rebaixado novamente. O retorno seria logo na seqüência. Só que a década de 1970 seria vivida com o mesmo espírito. Ora entre os melhores, com dois vice-campeonatos, ora na parte inferior da tabela.

Na década de 1980, mais uma vez a coisa degringolou. Em 1981/82, a equipe ficou no penúltimo lugar e caiu novamente. Desta vez, o período de ausência na elite seria maior. O Nice só conseguiria o acesso em 1984/85.

Nesse momento, parecia ter conseguido encontrar a estabilidade perdida na década de 1950. Teve a seqüência interrompida, porém, por problemas financeiros no início dos anos 1990. Por isso, foi afastado da competição e teve de ser fundado novamente para evitar a falência.

Só voltaria, então, à primeira divisão na temporada em 1994/95. Com um elenco ruim e pouco dinheiro em caixa, repetiu campanhas medíocres e voltou a cair em 1996/97. Seria o início do maior período de permanência na série de acesso. O retorno só aconteceria em 2002/03. Desde então, o clube se mantém na elite, mas sempre muito próxima da zona do descenso.
  
Títulos

Campeonato Francês: 1950-51, 1951-52, 1955-56 e 1958-59
Segunda Divisão Francêsa: 1947-48, 1964-65, 1969-70 e 1993-94
Terceira Divisão Francêsa: 1984-1985 e 1988-1989
Copa da França: 1952, 1954 e 1997

Estádio

O Stade du Ray é um estádio localizado em Nice, na França. Utilizado predominantemente para partidas de futebol, é a casa do OGC Nice, e sua capacidade atual é de 17.415 lugares.
Foi inaugurado em 1927 e já passou por diversas restaurações e hoje há planos para substituí-lo por outro estádio mais moderno, que servirá para competições europeias.

Alcunhas Les AiglonsLe GymI'OGCN



Mascote

A mascote do Nice é uma ave conhecida como Aiglon na França, que é uma espécie de águia, que também é o símbolo da cidade homônima. Ela está presente também no escudo da agremiação.

Site

http://www.ogcnice.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância