Pular para o conteúdo principal

Stade brestois 29

O início da história do Brest gera algumas discussões. Para uma ala, o clube foi fundado em 1950, quando cinco agremiações amadoras formadas por patronos de igrejas católicas (l'Armoricaine de Saint-Louis, l'Avenir de Saint-Martin, la Flamme du Pilier Rouge, la Milice de Saint-Michel et les Jeunes de Saint-Marc) se fundiram para criar o Brest. A própria direção do clube em seu site oficial coloca a temporada de 1950 como a primeira do Brest, o que fortalece essa posição sobre o verdadeiro ano de fundação da equipe.
Já outra ala acredita que o time assumiu o espólio do l’Armoricaine de Saint-Louis, clube fundado em 1903, pois entrou na vaga que seria dessa agremiação na 5ª divisão em 1950. Inclusive o estádio Francis Le Blé está localizado no terreno do primeiro campo do l’Armoricaine, inaugurado em 9 de fevereiro de 1923. O l’Armoricaine teve como principal resultado as oitavas de final da Copa da França em 1921 e 1927.


O clube francês se localiza em Brest, na região da Bretanha. A cidade é conhecida por seu porto, que abriga o arsenal da marinha francesa. O nome Brest vem do bretão, língua de origem céltica falada na zona ocidental da Bretanha, onde se situa a sede da equipe. No entanto o bretão não possui estatuto oficial e é cada vez menos falado, mesmo na Bretanha.
Em 1950, o Brest foi fundado com o nome Stade Brestois, mas sempre foi conhecido por Brest em detrimento da pronúncia em francês (Brestois). Em 1982, o presidente François Yvinec decidiu mudar o nome da equipe para retomar as origens e especificar mais sua localidade (região de Armorique na Bretanha). O clube passou a se chamar FC Brest Armorique.
Porém o FC Brest Armorique durou apenas até 1991, quando o clube decretou falência e teve de mudar seu nome para Stade Brestois 29. Estima-se que o clube devia cerca de 150 milhões de francos, o que o levou a disputar a terceira divisão francesa. O 29 do novo nome é uma referência ao departamento de Finistère, onde se encontra a cidade de Brest na França.


O Brest disputou apenas 11 vezes a 1ª divisão, contando a atual temporada. Nas décadas de 50, 60 e 70 figurou sempre em divisões inferiores. O auge do clube ocorreu na década de 80, quando só esteve ausente da elite nas temporadas 80/81 e 88/89. Na maior parte das vezes frequentou o meio da tabela, escapando do rebaixamento sem grandes sustos. Em 86/87, o time bretão teve sua melhor participação: 8º lugar. Nessa década se criaram alguns dos principais ídolos da torcida.
Paul Le Guen, técnico de Camarões na Copa de 2010, comandou a zaga entre as temporadas de 82 e 89 com 154 partidas com a camisa branca e vermelha. O atacante croata Drago Vabec marcou 60 gols em 118 jogos entre 79 e 83. Vabec participou de sete jogos com a camisa da antiga Iugoslávia na década de 70 e atuou com destaque no Dínamo Zagreb. Outro avante que se destacou foi Gerard Buscher, argelino naturalizado francês. Foram 57 gols nas quatro temporadas com o Brest (todas na 1ª divisão), contudo não teve o mesmo destaque em outros clubes maiores.
Também na década de 80, o argentino Jorge Higuaín disputou uma temporada pelo clube (87/88). Não se destacou muito, tanto que logo foi para o River Plate. Porém nessa curta passagem nasceu seu filho, Gonzalo Higuaín, atual atacante do Real Madrid e de longe o atleta da cidade de Brest mais famoso no momento.

Foram 19 anos longe da elite do futebol francês. A base da equipe que subiu foi mantida. Em compensação os reforços foram bem discretos, até porque o orçamento é curto.

Títulos

Campeonato Francês - Segunda Divisão: 1980-81

Estádio

O Stade Francis-Le Blé (até 1982, chamado de Stade de l'Armoricaine) é  a casa do Stade Brestois 29, e sua capacidade atual é de 10.228 lugares.
Construído em 1922, foi expandido nos anos 1980, com a ascensão do Stade Brestois.

Apelido : Les Ti' Zefs

Site
http://www.stade-brestois.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância