Pular para o conteúdo principal

Football Club de Metz

O Metz foi fundado em 1919, como Círculo Atlético de Metz, sendo a grande alternativa em termos de prática desportiva da cidade homônima. Logo no início de sua história, o time foi ganhando seu espaço no futebol francês em torneios amistosos. Sofria, porém, com o mesmo problema das outras agremiações do país. Sem o profissionalismo, não havia campeonato organizado que pudesse avaliar a qualidade dos times. Isso só foi acontecer em 1932, quando o Metz participou da primeira edição do Campeonato Francês, mas na divisão inferior.
Na elite, a equipe fez sua estréia em 1935/36, logo depois de conquistar o título da série de acesso. Fazia, no entanto, apenas campanhas medianas no certame, alcançando, no máximo, um sétimo lugar em 1936/37. Seu grande momento naquela época foi na Copa da França.
Em 1937/38, o time foi à decisão contra o poderoso Olympique de Marselha, e deu trabalho. Depois de empate por 1 a 1, o Metz caiu na prorrogação e viu a chance do primeiro título escapar.
A seqüência seria quebrada no fim da década, com o começo da Segunda Guerra Mundial. No meio do conflito com a Alemanha, a região de Metz foi tomada pelo império germânico. Com isso, o clube passou por graves sanções. O regime nazista proibia que as agremiações pagassem os jogadores e os franceses tiveram de se adaptar.
A situação mudou apenas com o fim da guerra, quando a região foi novamente incorporada pela França. A volta à elite foi em 1945/46, quando o time iniciou uma grande seqüência entre os melhores do país. Ficou na primeira divisão até o fim da década de 1950, com apenas uma temporada na segunda divisão, em 1950/51.
É bem verdade que isso foi conquistado também com o auxílio da federação nacional. Logo após a reintegração, o Metz se encontrava em grave crise e precisava de apoio para crescer novamente. A solução encontrada pelos dirigentes foi impedi-lo de ser rebaixado por algum tempo da primeira divisão (privilégio também concedido ao Strasbourg). O clube, porém, abdicou dessa medida logo na terceira temporada.
No começo da década de 1960, porém, o Metz começou a viver o tormento da segunda divisão. Passou boa parte desse período buscando o acesso, sem conseguir, no entanto. Passou também por grandes vexames dentro dos gramados. Em 1960/61, por exemplo, foi derrotado de maneira recorde pelo RC Paris (11 a 2).
A fase negra durou até o fim daquela década. Isso porque, em 1966/67, o Metz conseguiu a sonhada vaga na primeira divisão depois de cinco anos longe dos melhores. Daquele momento até os dias atuais, o clube só não esteve entre os melhores em uma oportunidade.
O começo dessa época foi bom para a agremiação. Logo em 1968/69, o Metz terminou o ano na terceira colocação do Campeonato Francês, atrás apenas de Saint-Étienne e Bordeaux.
Aquele momento, porém, foi raro na história da equipe, que repetiria o desempenho em poucas oportunidades. Na década de 1970, por exemplo, apesar de alguns craques no time, o Metz não conseguiu mais que a quinta colocação de 1978/79. A salvação era a Copa da França, em que o time ia melhor, chegando às semifinais em 1975/76.
Só que a grande glória da história da equipe estava guardada para a década de 1980. Foi nesse período que o time venceu, pela primeira vez na sua história, um torneio nacional. Foi em 1983/84, quando superou o Monaco na decisão da Copa da França, conquistando o caneco. Repetiria a campanha em 1987/88, em vitória sobre o Sochaux.
Enquanto isso, no Campeonato Francês, o Metz seguia fazendo papel mediano. O panorama começou a ser alterado na década de 1990, quando a agremiação conseguiu recuperar-se de um período de descrédito da torcida.
Foi a melhor época da história do Metz, que foi semifinalista da Copa da França em 1994/95, campeão da Copa da Liga Francesa em 1995/96, e vice-campeão Nacional em 1997/98. Com a saída dos grandes destaques do time, a coisa degringolou e ele caiu de produção.
O resultado foi o rebaixamento de 2001/02, quando o time terminou o Campeonato Francês em 17º. Depois do acesso na temporada seguinte, o Metz voltaria a cair em 2005/06, desta vez como lanterna do certame. A vaga entre os melhores foi assegurada em 2006/07, com a conquista da segunda divisão.
Na temporada 2007/2008 o clube, porém, não foi bem e acabou sendo rebaixado. Em 2008/2009 o Metz disputa a segunda divisão do Campeonato Francês.

Títulos

Copa da França 1983/84 e 1987/88
Copa da Liga da França 1985/86 e 1995/96 
Campeonato Francês  2° divisão : 1935 e 2007

Estádio

Stade Municipal Saint-Symphorien é um estádio multi-uso em Metz, França. É utilizado principalmente para jogos de futebol pelo FC Metz. O estádio é capaz de sustentar 26.700 pessoas e foi construído em 1923.


Mascote

A mascote do Metz é um dragão conhecido como Graoully, que é também um dos símbolos da cidade homônima. Diz a lenda que, desde a Idade Média, as mães contam histórias do animal para amedrontar as crianças.

Apelidos

Les Grenats, Les Graoullys


 Site

http://www.fcmetz.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância