terça-feira, 9 de novembro de 2010

Le Havre Athletic Club Football Association

O Le Havre Athletic Club Football Association ou Havre Athletic Club é o clube de futebol mais velho da França. Fundada em 1872, a agremiação também dava muita importância ao rúgbi. Apenas em 1894 o futebol assumiu o posto de único esporte oficial. As cores da equipe, os tons de azul da cor do céu e da cor do mar, foram escolhidas por seus fundadores, um grupo de ingleses, em homenagem às faculdades mais importantes de seu país, Oxford e Cambridge.
Logo nos primeiros anos, o Le Havre mostrou sua força e, até 1919, já havia conquistado três Campeonatos Franceses, duas Copas Nacionais e nove Campeonatos da Normandia. Nesse período, mais especificamente em 1918, o clube estreou seu estádio - o Stade de la Cavée Verte, e lá permaneceu sediado por 52 anos, até transferir-se para sua atual casa, o estádio Jules-Deschaseaux.
Após as grandes conquistas, a agremiação entrou em declínio vertiginoso e as taças ficaram cada vez mais escassas.
O ponto mais terrível desta fase ocorreu na década de 1930, quando o clube, até então tricampeão francês, foi rebaixado para a Segunda Divisão Nacional. O Le Havre tentou uma recuperação rápida e, em 1938, venceu a divisão de acesso, mas nunca mais conseguiu repitir os grandes feitos de proporções nacionais.
A equipe sofreu o processo conhecido como "elevador", pois subiu e desceu pelas divisões do futebol francês por diversas vezes. A instabilidade da administração do clube talvez seja a explicação, já que dois estatutos foram adotados durante este período.
Em 1971 a situação começou a mudar. O estádio Jules-Deschaseaux foi inaugurado e um grande investimento nas categorias de base começou a ser feito.
Os resultados apareceram rapidamente. Títulos não surgiram, mas grandes nomes como Ibrahim Ba, Jean-Alain Boumsong, Lassana Diarra e Vikash Dhorasoo foram revelados e, com isso, o dinheiro investido foi sendo recuperado.
Durante a temporada 2007/08 a glória foi trazida de volta ao clube. Com uma ótima campanha na Segunda Divisão, o Le Havre conquistou 22 vitórias, marcou 66 gols e voltou para o lugar mais almejado pelos times franceses - a Primeira Divisão.

Títulos

Ligue 2 1938, 1959, 1985, 1991, 2008
Coupe de France 1959

Estádio

Stade Jules Deschaseaux
Capacidade 16,400
Construído em  1932

Apelidos  Le club doyen, Les Ciel et Marine

Site

http://www.hac-foot.com/