sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Football Club Sochaux-Montbéliard

O Football Club Sochaux-Montbéliard foi criado em 1928, como Association Sportive Montbéliard, por operários de uma das fábricas de motores de carros da Peugeot, sob a idéia do d­ono, Jean-Pierre Peugeot. O fato ocorreu na vila de Sochaux, na cidade de Montbéliard.

No ano seguinte, o gerente de futebol do clube passou a procurar por jogadores da França ou estrangeiros europeus. O objetivo era fazer da agremiação a primeira de futebol profissional no país.

O resultado de tal ação de bastidores veio rápido. Após a formação da primeira Liga profissional, em 1932, o Sochaux conseguiu entrar na disputa mesmo sendo uma organização relativamente nova, com menos de dez anos, indo contra a vontade de muitos outros times de mais tradição. Para isso, teve que mudar de nome, e passou a ter a denominação que é a atual: FC Sochaux-Montbeliard.

Ousado, o time venceu o seu primeiro Campeonato Nacional em 1935. Faturou ainda a primeira Copa da França, em 1937, e no ano seguinte o segundo Campeonato Francês, em 1938. Nesse período, o grande jogador do clube foi Roger Courtois. Recordista até hoje, o atacante, nascido em Genebra, Suíça, naturalizou-se francês e foi o maior artilheiro da história do clube, com 239 gols.

Depois disso, o time teve uma pausa em suas atividades esportivas por causa da Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito, o Sochaux sofreu com a morte do diretor do departamento de esportes do clube, Auguste Bonal, assassinado por alemães em 21 de abril de 1945.

Após a guerra, no fim dos anos 1940, a agremiação revelou um grande craque: Jean-Jacques Marcel, meia que jogou de 1949 a 1954, marcando 11 gols em 116 partidas de Liga. Nos 1950, o clube chegou a uma final de Copa da França, mas acabou perdendo para Le Havre.

Já na década de 1960, a equipe não atravessou uma boa fase. Ainda assim, mostrou ao país mais um jogador de talento: Claude Quittet, defensor que jogou de 1962 a 1969. Outro zagueiro famoso foi o iugoslavo Dobroslav Krstic, que atuou pelo clube de 1962 a 1966. Além dele, o selecionável Bernard Bosquier esteve entre 1961 e 1966.

Nos anos 1970, o Sochaux participou de sua primeira Copa da Uefa, em 1972. Em 1974, o clube revelou mais jogadores, como Philippe Anziani, Yannick Stopyra, Bernard Genghini e Joël Bats, que posteriormente viriam a integrar a seleção francesa.

Nos anos 1980, no entanto, o clube viveu uma fase de declínio, vindo a cair para segunda divisão pela primeira vez em 1987/88. Ficou lá uma temporada apenas, subindo na seguinte.

Mas a queda foi extremamente prejudicial para o Sochaux. Com pouco dinheiro em caixa, o clube passou a figurar nas piores posições da tabela até a temporada 1994/95, quando sofreu novo rebaixamento. Ficou, então, cinco temporadas seguidas na segunda divisão, quando em 2000/01 conquistou o acesso e não desceu mais.

Em 2003, foi finalista da Copa da Liga Francesa, mas perdeu para o Monaco. Entretanto, venceu a competição no ano seguinte. Em 2007, faturou a Copa da França, voltando a alegrar os torcedores, que estavam carentes de conquistas.

Títulos

Campeonato Francês:1935, 1938
Copa da França: 1937, 2007
Copa da Liga Francesa: 2004  
Campeonato Francês - Segunda Divisão: 1946-47, 2000-01

Estádio
Stade Auguste Bonal é um estádio multi-uso em Montbéliard, França. É utilizado principalmente para jogos de futebol. É a casa do FC Sochaux-Montbéliard. O estádio é capaz de sustentar 20.025 pessoas e foi construído em 2000.


Apelido Les Lionceaux





Hino

La crinière du lion vous a donné le cœur
De figurer parmi les meilleurs
Quand vous apparaissez sur le tapis vert
Nous sommes tous convaincus au club des supporters
Que si certains vous trouvent un peu jojos
Oui le numéro un ce sera Sochaux

[Refrão]
Allez Sochaux
Allez, allez, allez, allez, allez Sochaux
Allez Sochaux
Allez, allez, allez, allez, allez Sochaux

De l'animal royal vous avez le sang bleu
Et les rois du football c'est vous c'est merveilleux
On vous a fait confiance, vous nous le rendez bien
Alors ce soir on tape dans nos mains
Pour vous remercier et vous encourager
Tous ensemble essayons de chanter

[Refrão x2]

Le lundi matin dans tous les quotidiens
On peut lire vos exploits dont ils sont les témoins
Dans le reflet des sports tout le monde est d'accord
Pour proclamer c'est Sochaux le plus fort
Équipe aux nerfs d'acier vous nous avez comblés
Par tant de matches que vous avez gagnés
Et jusqu'à la finale nous ferons le chemin
En chantant tous en cœur ce refrain

[Refrão x4] 

Site