Pular para o conteúdo principal

Toulouse Football Club

O Toulouse Football Club foi fundado em 1970 pelo empresário Lílian Buzzichelli – primeiro presidente do clube - e por alguns empresários da cidade homônima, sob o nome de Union Sportive Toulouse. O time disputou pela primeira vez o campeonato da segunda divisão, na temporada 1970/71 e, para ajudar a nova equipe, a prefeitura disponibilizou o estádio municipal, onde até hoje o TFC manda seus jogos.

A entidade foi batizada definitivamente como Toulouse F.C. em 1977 e, neste mesmo ano, adotou o branco e o violeta como suas cores oficiais. O Téfécé alcançou a elite do futebol francês em 1981/82. Dois anos mais tarde disputava pela primeira vez uma competição européia, a Copa da Uefa.

No torneio europeu, o time fez boas campanhas nos anos 1980. Em 1986/87, sob o comando de Jacques Santini e tendo Daniel Jeandupeaux como principal jogador, a equipe fez sua melhor campanha da história. Eliminou o Napoli, de Diego Maradona, o melhor jogador em atividade na época e terminou em terceiro lugar, após perder para o Bayer Leverkusen na semifinal.

Com a saída de importantes jogadores e do técnico Santini, na década de 1990, o clube foi rebaixado para a Ligue 2 – como é chamado o segundo escalão do futebol francês -, em 1994. Com a queda, o time ficou com sua situação financeira instável, mas conseguiu ascender à primeira divisão em 1997. Dois anos mais tarde, em 1999, a equipe terminou o Campeonato Nacional na última posição e voltou a cair.

Na temporada 200/01, o TFC a segunda divisão em terceiro lugar e, com isso, retornou a Ligue 1. Na competição do ano seguinte, os problemas financeiros pioraram e os Pitchouns foram rebaixado pela DNCG (Direção Nacional de Controle de Gestão) da Federação Francesa e quase perderam o status de clube profissional.

Com a crise, o Toulouse transformou-se em Sociedade Anônima Desportiva e conseguiu salvar seu estatuto de equipe profissional e seu centro de treinamento. As mudanças surtiram efeito e, dois anos depois de quase extinto, o clube voltou à primeira divisão.

Recuperado do baque, o time estabilizou-se no Campeonato Francês e investiu em novos jogadores para voltar a disputar competições européias. Na temporada 2005/06, o investimento não gerou resultados e a equipe terminou a competição nacional em 16º, uma posição acima da zona de rebaixamento.

Em 2006/07, o francês Élie Baup assumiu o comando técnico e traçou a meta de classificar os franceses para competições internacionais. O resultado foi melhor do que o esperado e o clube terminou na terceira posição a Ligue 1. com isso, pela primeira na história teve o direito de disputar o maior torneio europeu: a Liga dos Campeões.

Contudo, a participação na competição continental durou pouco, mais precisamente duas partidas. Na terceira fase, os franceses enfrentaram os ingleses do Liverpool, finalista da edição anterior, e foram derrotados nos dois jogos (1 a 0 em casa e 4 a 0 na Inglaterra). ­

O sucesso temporada 2008-2009 foi inesperado para Toulouse. O clube terminou em quarto lugar na Ligue 1 da tabela com 64 pontos, e garantiu uma vaga na Liga Europa . A temporada não teve a dificuldade do ano anterior, qunado o clube se esforçou para se evitar o rebaixamento. A temporada 2008-2009 marcou o Surgimento do atacante Andre-Pierre Gignac, foi o artilheiro na Ligue 1 com 24 gols e foi premiado com uma convocação para a equipa nacional francesa.
  
Títulos
  
Ligue 2 : 1982, 2003




Estádio

Estádio Municipal de Toulouse é o estádio multiuso em Toulouse, França. Ele é o estádio sétimo maior em França. Atualmente é usado principalmente para jogos de futebol, principalmente as do Toulouse Football Club. Ele está localizado na Ilha do Ramler Perto do centro de Toulouse. É um futebol puro e não tem nenhuma pista de atletismo ao redor do campo. O Estádio é capaz de sustentar 35,472 pessoas.
O estádio foi construído em 1937 para a 1938 FIFA World Cup e foi submetido a extensas renovações Two, em 1949 e 1997.O estádio encenou seis jogos "durante a Copa do Mundo 1998 virada de ano em Inglaterra, incluindo a Roménia.


Apelidos : Téfécé, Le Tef', Les Pitchouns

Site

http://www.tfc.info/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.