Pular para o conteúdo principal

Football Club Lorient-Bretagne Sud

O Football Club Lorient Bretagne Sud foi fundado em 1926, na cidade portuária homônima e juntou-se ao La Marée Sportive, criado um ano antes. Por conta disso, recebeu o apelido de Les Merlus, ou “Os Pescadas”. Os primeiros proprietários do clube foram Joseph Cuissard e sua mãe, que em três anos levaram a equipe à Liga de Honra – principal divisão da parte oeste da França naquele tempo.

Com um início espetacular, a agremiação conseguiu seu primeiro título regional em 1932, sob o comando do tcheco Jozef Lokay e venceu novamente em 1936, tornando-se um dos principais times da região oeste francesa.

A Segunda Guerra Mundial cessou o bom desempenho do time e as ambições da equipe de se tornar uma das melhores do país. Após o término dos conflitos, o irmão de Joseph, Antoine Cruissard, abandonou o Saint-Etienne, onde jogava e assumiu o Lorient, reestruturando o clube. A recuperação fez os Merlus voltarem à ascender no país e na temporada 1947/48 já disputaram o campeonato amador francês da primeira divisão.

Em 1967, alguns dirigentes se reuniram e pensaram em criar o departamento de futebol profissional. Durante dez anos permaneceram na segunda divisão, não subindo à primeira por pouco em 1975 e 1976.
Escudo antigo

Em 1977, o clube viveu um de seus piores momentos, quando acabou rebaixado para a terceira divisão. A queda parecia não ter fim e cinco anos mais tarde, em 1981/82, a equipe parou na divisão regional. Com a chegada do presidente Georges Guenoum, o time ascendeu à Divisão 2 na mesma velocidade em que caiu : cinco anos.

A volta ao segundo escalão, em 1985, devolveu a estabilidade ao Lorient, que em 1995 se profissionalizou, ganhando status de time profissional de futebol. A tão sonhada disputa da elite do futebol francês aconteceu pela primeira vez em 1998, mas durou pouco. A equipe não conseguiu bons resultados e acabou rebaixada no mesmo ano.

O técnico Christian Gourcuff manteve-se no cargo e mais uma vez a equipe subiu de divisão, em 2001. Na temporada seguinte, 2001/02, o clube conquistou seu primeiro título, a Copa da França, após derrotar o Bastia, por 1 a 0, no Stade de France. Mas, com a saída do treinador, acabou novamente voltando a Ligue 2 – o segundo escalão francês do esporte.

Com a conquista, o time disputou pela primeira e única vez uma competição européia em sua história, mas foi eliminado logo na primeira fase, após perder para o Denizli, da Turquia.

A volta de Gourcuff para o comando levou o Lorient mais uma vez à elite do futebol francês, em 2005/06, após três anos no escalão inferior. Na temporada seguinte, mesclando jovens jogadores e atletas “renegados” em outros times, o clube fez uma boa campanha no Campeonato Nacional e manteve-se pela primeira vez entre os melhores do país. Desde então, vem fazendo campanhas intermediárias no certame.

Títulos

Copa da França:  2001–02
Campeonato Francês - Terceira Divisão:  1994–95

Estádio

O Stade du Yves Allainmat, conhecido como Stade du Moustoir, é um estádio multi-uso localizado em Lorient, na França. Ele é atualmente mais usado para partidas de futebol e o time mandante é o FC Lorient. Sua capacidade é de 19.010 espectadores.
Construído em 1924 como um parque de esportes, foi inaugurado oficialmente como um estádio epenas em 1959.

Alcunhas Les Merlus ; Le FCL


Site

http://www.fclweb.fr/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância