sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Football Club Lorient-Bretagne Sud

O Football Club Lorient Bretagne Sud foi fundado em 1926, na cidade portuária homônima e juntou-se ao La Marée Sportive, criado um ano antes. Por conta disso, recebeu o apelido de Les Merlus, ou “Os Pescadas”. Os primeiros proprietários do clube foram Joseph Cuissard e sua mãe, que em três anos levaram a equipe à Liga de Honra – principal divisão da parte oeste da França naquele tempo.

Com um início espetacular, a agremiação conseguiu seu primeiro título regional em 1932, sob o comando do tcheco Jozef Lokay e venceu novamente em 1936, tornando-se um dos principais times da região oeste francesa.

A Segunda Guerra Mundial cessou o bom desempenho do time e as ambições da equipe de se tornar uma das melhores do país. Após o término dos conflitos, o irmão de Joseph, Antoine Cruissard, abandonou o Saint-Etienne, onde jogava e assumiu o Lorient, reestruturando o clube. A recuperação fez os Merlus voltarem à ascender no país e na temporada 1947/48 já disputaram o campeonato amador francês da primeira divisão.

Em 1967, alguns dirigentes se reuniram e pensaram em criar o departamento de futebol profissional. Durante dez anos permaneceram na segunda divisão, não subindo à primeira por pouco em 1975 e 1976.
Escudo antigo

Em 1977, o clube viveu um de seus piores momentos, quando acabou rebaixado para a terceira divisão. A queda parecia não ter fim e cinco anos mais tarde, em 1981/82, a equipe parou na divisão regional. Com a chegada do presidente Georges Guenoum, o time ascendeu à Divisão 2 na mesma velocidade em que caiu : cinco anos.

A volta ao segundo escalão, em 1985, devolveu a estabilidade ao Lorient, que em 1995 se profissionalizou, ganhando status de time profissional de futebol. A tão sonhada disputa da elite do futebol francês aconteceu pela primeira vez em 1998, mas durou pouco. A equipe não conseguiu bons resultados e acabou rebaixada no mesmo ano.

O técnico Christian Gourcuff manteve-se no cargo e mais uma vez a equipe subiu de divisão, em 2001. Na temporada seguinte, 2001/02, o clube conquistou seu primeiro título, a Copa da França, após derrotar o Bastia, por 1 a 0, no Stade de France. Mas, com a saída do treinador, acabou novamente voltando a Ligue 2 – o segundo escalão francês do esporte.

Com a conquista, o time disputou pela primeira e única vez uma competição européia em sua história, mas foi eliminado logo na primeira fase, após perder para o Denizli, da Turquia.

A volta de Gourcuff para o comando levou o Lorient mais uma vez à elite do futebol francês, em 2005/06, após três anos no escalão inferior. Na temporada seguinte, mesclando jovens jogadores e atletas “renegados” em outros times, o clube fez uma boa campanha no Campeonato Nacional e manteve-se pela primeira vez entre os melhores do país. Desde então, vem fazendo campanhas intermediárias no certame.

Títulos

Copa da França:  2001–02
Campeonato Francês - Terceira Divisão:  1994–95

Estádio

O Stade du Yves Allainmat, conhecido como Stade du Moustoir, é um estádio multi-uso localizado em Lorient, na França. Ele é atualmente mais usado para partidas de futebol e o time mandante é o FC Lorient. Sua capacidade é de 19.010 espectadores.
Construído em 1924 como um parque de esportes, foi inaugurado oficialmente como um estádio epenas em 1959.

Alcunhas Les Merlus ; Le FCL


Site

http://www.fclweb.fr/