Pular para o conteúdo principal

Paris Saint-Germain Football Club

O Paris Saint-Germain Football Club foi fundado no ano de 1970, após a fusão de dois clubes da capital francesa: o FC Paris e o Stade Saint-Germain, equipes que não dispunham de muito sucesso na Liga Francesa. A intenção da fusão era recolocar um time da capital em evidência, após as quedas de RC Paris, Estrela Vermelha Paris e Stade Francais, além de outros menos famosos até então.

A agremiação começou suas atividades no futebol no ano de sua fundação, quando entrou na Nationale, a segunda divisão francesa, para disputar a temporada 1970/71. Contando com grandes jogadores, venceu a competição na primeira temporada e, em 1971/72, já estava na primeira divisão. Nessa temporada, terminou o campeonato no 16º lugar.

Depois disso, a cidade de Paris fez uma grande pressão na diretoria do novo clube para tirar a referência ‘Saint-Germain’. A parte profissional do clube se separou então e se juntou ao C.A. Montreuil. Como Paris FC, voltou à primeira divisão nacional.

Já o Paris Saint-Germain, ainda como amador, disputou então a terceira divisão e logo subiu de liga quando venceu a competição. Na temporada seguinte, foi vice da segunda divisão, subindo para a elite. O clube passou então a mandar suas partidas no mesmo estádio do Paris FC, o Parc des Princes, onde joga até hoje.

O time então iniciou a sua caminhada na primeira divisão francesa a partir de 1973. Dois anos depois, tornou-se profissional e contou com jogadores como Jean-Pierre Dogliani, Mustapha Dahleb e François M’Pelé.

Em 1975, o clube inaugurou o Centro de Treinamento Camp des Loges, que é o CT do PSG até hoje. Em janeiro de 1978, o presidente Daniel Hechter foi deposto do seu cargo após escândalo de venda de ingressos, entrando em seu lugar Francis Borelli.

Borelli ajudou o clube a vencer duas Copas da França (1982 e 1983) e o Campeonato Francês de 1985/86, com destaque para os jogadores Carlos Bianchi, Dominique Baratelli, Luis Fernandez, Dominique Bathenay e Dominique Rocheteau.

Depois, nos anos 1990, o clube foi arrendado pela emissora de TV Canal +, com o objetivo de se tornar competitivo e fazer frente ao Olympique de Marselha, maior campeão da época.

O PSG conseguiu o seu objetivo em 1994, quando venceu a Liga novamente, após a derrocada do Olympique, que estava envolvido em escândalos financeiros. O time, então, venceu a Copa da França em 1993, 1995 e 1998, e disputou a sua primeira Liga dos Campeões.

Nesse período, envergaram a camisa parisiense Bernard Lama, Alain Roche, David Ginola, George Weah e Youri Djorkaeff, além dos brasileiros Ricardo Gomes, Valdo e Raí. Os técnicos foram Artur Jorge e Luís Fernandez.

Em 1997, o Canal + passou a investir mais. Apesar de não ter conseguido segurar o atacante Nicolas Anelka em 1997, trouxe talentos como Jay Jay Okocha e Ronaldinho Gaúcho - este último teve muitos problemas com o técnico Luis Fernandez.

Mesmo que o clube continua a perder força na Liga (com seis derrotas, dois empates e uma vitória em nove liga através de passeios mar-abr, acabou terminando dia 16, apenas três pontos acima despromoção zona), fez ainda assim vencer a Taça da Liga 2008 , e chegou a Copa final. A pontuação foi de 1-0 para Ligue 1 Lyon campeões. Paris Saint-Germain Lyon rasgou a defesa áspero para a maioria do jogo e tinha um objectivo incorretamente deliberou off-side. Foi pontuada por Sylvain Armand. Realizada em Lyon para 0-0 após 90 minutos e venceu o jogo em tempo extra.
Nas últimas temporadas, Paris Saint-Germain tem a forma de uma escorregou posição 9o lugar em 2004-05 e em 2005-06. Em 2006-07, Paris Saint-Germain não impressionar depois que eles nem sequer chegar à final em ambos os copos e veio 15. Na liga, apenas três lugares de despromoção.
Em 2007-08, PSG acabado um lugar atrás de onde terminou a última temporada (2006-07). PSG sábado na zona de despromoção da maior parte da temporada, mas esquivou fora da zona despromoção, quando ganhou dois dos seus últimos dois jogos.

Títulos
 
Campeonato Francês: 1986, 1994
Recopa Europeia 1996
Copa da França: 1982, 1983, 1993, 1995, 1998, 2004 e 2006
Copa da Liga: 1995, 1998 
Campeonato Francês - Segunda Divisão 1970-71

Estádio
O Parc des Princes é o estádio do PSG desde Julho de 1974, sendo o principal local de jogo do clube. As novas instalações, inauguradas em 25 de Maio de 1972, foram utilizadas pela primeira vez pelo PSG em 10 de Novembro de 1973, em um jogo do campeonato francês Divisão 2 (atual Ligue 2) para enfrentar o Estrela Vermelha de Saint-Ouen, quando o resultado foi de 3 a 1 para o clube da capital.
O PSG compartilhou o estádio com outros clubes de futebol (FC Paris, em 1978-1979 e Matra Racing 1984-1990) e as equipes nacionais de futebol e rugby até 15 de Fevereiro de 1998, data da abertura do Stade de France. A transferência do PSG para o Stade de France foi por um tempo mencionada, mas acabou esquecida. As cores dos assentos do estádio, azul, vermelho ou amarelo desde 1972, estão em azul ou vermelho desde 1998.

Alcunhas PSG  ; Paris SG

Site
http://www.psg.fr/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância