Pular para o conteúdo principal

Association de la Jeunesse Auxerroise

Foi como uma reação à lei de divisão entre Igreja e Estado que Ernest Deschamps decidiu criar a Associação dos Jovens de Auxerre, em 29 de dezembro de 1905. De experiências anteriores, ele concluiu que o esporte era uma escola única para a formação do caráter em crianças e adolescentes. Seu objetivo com a nova instituição era, portanto, impedir que a juventude francesa se afastasse do caminho do bem e da religião.

O AJA (Association de la Jeunesse Auxerroise, em português Associação dos Jovens de Auxerre) era um clube poliesportivo, com seções de ginástica, de música, cavalaria, boxe e atletismo. Em 1906, foi criado o departamento do futebol do clube, com Ernest Deschamps como o principal organizador desta área da agremiação.

No mesmo ano, o Auxerre jogou sua primeira partida de futebol na história. A equipe venceu em sua estréia o Rupins de Bourgogne. Era raro o time ter adversários nesta época, já que era filiado a uma federação católica, à qual poucos clubes pertenciam.

O AJA então escolheu suas cores: azul e branco, como nas imagens da Virgem Maria. Muitos membros do clube foram para a Primeira Guerra Mundial, em 1918. Os mortos foram homenageados com um monumento em sua memória no pátio da sede da agremiação.

No fim dos anos 1910, o futebol francês começou a se estruturar. O AJA, então, se afiliou às federações local e nacional. A equipe foi uma das 48 a participar da primeira edição da Copa da França, em 1918, e foi eliminada na primeira fase pela Alliance Velo Sportive.

Depois de quase meio século jogando em nível regional, o Auxerre conseguiu o acesso à terceira divisão francesa em 1970. O time ficou quatro anos neste nível do futebol francês, até conseguir o acesso à segunda divisão. Em 1979, o maior momento da história do Auxerre até ali: a equipe chegou à final da Copa da França, mas perdeu para o Olympique.

Em 1980, o Auxerre foi campeão na segunda divisão e se classificou para a elite do futebol francês. Devido aos pré-requisitos para participar do escalão mais alto do esporte nacional, o clube foi obrigado a se profissionalizar. Em 24 de julho de 1980, o AJA jogou a sua primeira partida pela primeira divisão na história, contra o Bastia: uma derrota por 2 a 0.

Em 1983/1984, o Auxerre terminou em terceiro no Campeonato Francês e conseguiu sua primeira classificação para uma competição européia em sua história, mas acabou eliminado na Copa da Uefa pelo Sporting. Na temporada seguinte, o time derrotou o Milan por 3 a 1, mas acabou perdendo o segundo jogo por 3 a 0 e foi mais uma vez eliminado do torneio continental.

Em 1991, o Auxerre finalmente conseguiu chegar mais longe na Copa da Uefa. O clube acabou eliminado pelo Liverpool. Apesar de terem vencido por 2 a 0 em casa, os franceses foram derrotados por 3 a 0 na Inglaterra e deram adeus à competição.

Em 1994, a primeira grande conquista da história do clube. O Auxerre derrotou o Montpellier por 3 a 0 na final da Copa da França e levou a taça. Dois anos depois, o time foi campeão francês e voltou a ganhar a Copa da França com uma vitória por 2 a 1 sobre o Nimes.

Tendo vencido a primeira divisão, a equipe disputou pela primeira vez a Liga dos Campeões. Nesta primeira participação, o Auxerre chega até as quartas-de-final, quando foi eliminado com duas derrotas para o Borussia Dortmund.

Em 2003, o Auxerre ganhou pela terceira vez a Copa da França. A agremiação repetiria o feito dois anos depois, quando derrotou o Sedan por 2 a 1. Esta foi a última grande conquista da equipe, que se tornou uma doas grandes forças do futebol francês nos últimos 20 anos.
Títulos
Campeonato Francês 1995/1996 
Copa da França 1993/1994, 1995/1996, 2002/2003 e 2004/2005
Estádio


Estádio

O Stade l'Abbé-Deschamps  abriga jogos do clube AJ Auxerre. Sua capacidade é de 23.467 espectadores.
Construído em 1905, apenas foi inaugurado oficialmente em 1918. Passou por uma reformulação em 1994, o que deixou-o mais moderno, chegando a sediar dois jogos da Seleção Francesa, em 1996 e 2007.
O recorde de público do estádio foi em 1996 ( 22.500 torcedores) , na vitória do Auxerre por 2 a 1 sobre o Nantes.


Hino

Aj auxerre
on est la
on te soutiendra
on est tous derriere toi
allez auxerre

Aj auxerre
nous voila
nous croyons en toi
alors ne nous decois pas
allez auxerre

Aj auxerre
restera
a jamais dans nos coeur
nous sommes tes supporters
allez auxerre

Aj auxerre
etes vous la
on ne vous entends pas
chantez avec les ultras
allez auxerre 



Apelido: AJA

Mascote
A mascote do Auxerre é uma Raposa, que se veste com o uniforme do clube nos dias de jogos da equipe no Stade l’Abbé-Deschamps e anima os torcedores, sendo adorada pelas crianças.  
Site


Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância