Pular para o conteúdo principal

Lille Olympique Sporting Club Lille Métropole

O Lille Olympique Sporting Club Lille Métropole surgiu em 1944, da junção de duas equipes de futebol da época, o Olympique Lillois e o SC Fives. Com a união de dois times tradicionais, o novo clube não demorou a ganhar títulos e, logo em seu segundo ano de existência, conseguiu vencer o Campeonato Francês e a Copa da França, os dois mais importantes torneios do país.
A “dobradinha” aconteceu na temporada 1945/46, sob o comando do técnico George Berry, que era treinador do antecessor SC Fives. A equipe terminou o Campeonato Nacional com 19 vitórias, sete empates e oito derrotas, um ponto a mais que o segundo colocado. Na final da Copa francesa, o LOSC bateu o Red Star por 3 a 0, sagrando-se campeão.
SC Fives


Na temporada seguinte, o time não repetiu o bom resultado na Ligue 1 – como é chamada a primeira divisão francesa -, mas venceu novamente a Copa da França, derrotando desta vez o Strasbourg, por 2 a 0.

Em 1947/48, fez outra boa campanha, conquistando pela terceira vez consecutiva a copa, ao vencer o rival Lens por 3 a 2 e terminou o Campeonato Francês na segunda colocação, com um ponto a menos que o campeão Rennes.

Nas temporadas subseqüentes, o Lille manteve seus bons resultados, terminando o Campeonato na segunda colocação nos dois anos seguintes, 1949/50 e 1950/51. O clube voltou a vencer em 1952/53, ao erguer mais uma Copa da França, ganhando do Nancy por 2 a 1.
Olympique Lillois

Em 1953/54, o LOSC conquistou pela segunda vez o Campeonato Francês e teve como fator determinante sua defesa, que sofreu apenas 22 gols, em 34 jogos, a melhor da história no time na competição.

O último título dos franceses aconteceu em 1955, com mais uma conquista da Copa nacional, a quinta, após derrotar o Bordeaux, por 5 a 3. Na temporada seguinte, a equipe entrou em declínio e acabou rebaixada à Ligue 2 – segunda divisão do país -, encerrando a fase áurea do clube.

O Lille alternou seus resultados nas temporadas posteriores, o que culminou em seguidos descensos e ascensões. Em 1956/57, terminou o campeonato da L2 na terceira colocação e voltou à elite do futebol francês, o que não durou muito, voltando a cair dois anos mais tarde. A equipe só retornaria ao primeiro escalão em 1964, após conquistar a segunda divisão.

Uma crise financeira rebaixou mais uma vez a equipe francesa, na temporada 1967/68 e mergulhou o clube na pior fase desde sua fundação. Em 23 de junho de 1969, o time abandonou o status de associação profissional e retornou ao futebol amador. Mas em apenas quatro anos já estava novamente no primeiro escalão, após vencer o campeonato da segunda divisão.

Na segunda metade da década de 1970, o LOSC continuava a alternar seus resultados e, em 1976/77, voltou a ser rebaixado, mas ascendeu no ano seguinte, após mais um título da segunda divisão.

Em 1980, a equipe tornou-se SAEM (Sociedade Anônima de Economia Mista) e passou a ter colaboração da câmara municipal para se manter. Desde então, se estabilizou entre os melhores clubes do país.

A década de 1990 foi de transição no comando técnico da equipe. De 1990 a 1997, passaram sete treinadores pelo time - Jacques Santini (1989-1990); Bruno Metsu (1992-1993); Henry Kazperczak e Pedra Mankowski (1993-1994); Jean Fernandez (1994-1996); Jean-Michel Cavalli e Hervé Gauthier (1996-1997), o que resultou em mais uma queda de divisão, em 1997.

O Lille retornou ao primeiro escalão apenas em 2000, após vencer pela quarta vez a Ligue 2 e bater na trave na temporada anterior. O século XXI deu novo ânimo à equipe, que no ano seguinte se classificou à Liga dos Campeões da Europa, após terminar o Campeonato Nacional na terceira colocação, mas acabou eliminado na primeira eliminatória que participou.

A Copa da Uefa de 2001/02 foi ainda melhor para os franceses. O time alcançou as oitavas-de-final da competição, quando acabou desclassificado pelo Borussia Dortmund. Nos anos seguintes, o clube passou por grandes modificações e trocou de presidente, treinador e perdeu alguns importantes jogadores.

A temporada 2004/05 foi uma das mais formidáveis. O LOSC fez sua melhor campanha desde o título de 1953/54 e terminou o Campeonato Francês na segunda colocação, classificando-se diretamente para a fase de grupo do torneio mais importante da Europa: a Liga dos Campeões.

Em 2005/06, o Lille confirmou sua boa campanha do ano anterior e encerrou sua participação no Nacional na terceira colocação, garantindo participação em mais uma Liga dos Campeões. No torneio europeu, a equipe acabou eliminada na fase grupos, ficando em terceiro lugar, à frente do Manchester United, mas atrás de Villarreal – ESP e Benfica – POR.

Com a desclassificação, o clube passou a disputar a Copa da Uefa, mas foi eliminado mais uma vez nas oitavas de final, perdendo para o Sevilha – ESP, por 2 a 1, no placar agregado.

No século XXI, vem dando sinais de que seu sucesso está retornando, com três participações na Liga dos Campeões da UEFA e boas campanhas na Ligue 1.

Títulos

Campeonato Francês 1945/46 e 1953/54
Copa da França
  1945/46, 1946/47, 1947/48, 1952/53 e 1954/55 
Campeonato Francês – Segunda Divisão:  1963–64, 1973–74, 1977–78, 1999–00

Estádio 
  
O Stadium Nord ou Lille Metrópole é um estádio olímpico situado na cidade de Villeneuve-d'Ascq, região metropolitana de Lille, ao norte da França. Foi inaugurado em 1976.
Desde 2004, o estádio acolhe provisóriamente a equipe profissional de futebol de Lille, o Lille Olympique Sporting Club, ou LOSC, até a construção do novo estádio, o estádio acolhe todas as partidas do LOSC no Campeonato Francês e para todos os outros encontros.
O estádio é frequentemente criticado pelos amantes do futebol por sua falta de conforto. Sua pequena altura libera o acesso do vento, esfriando consideravelmente a temperatura nas suas arquibancadas e dificulta a visão da pista de atletismo . Somente duas das quatro tribunas são cobertas.
Em 2005, os comissários da UEFA visitaram o estádio para verificar as condições de jogo para a Liga dos Campeões e o estádio não foi aceito por falta de segurança, por falta de estacionamento e instalações médias para uma competição de grande porte.

 Apelidos : Les Dogues (The Mastiffs), LOSC

Site 

http://www.losc.fr/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.