Pular para o conteúdo principal

Football Club de Nantes

 Em 1943 nascia o Football Club de Nantes. Neste período, a cidade local tinha cinco clubes de futebol, mas nenhum que levasse seu nome. Foi quando Marcel Saupin decidiu unir os cinco times da cidade e fundar o Nantes.

Saupin resolveu, então, migrar para Paris, onde o número de jogadores era maior e surgiam mais talentos. Foi na capital francesa que ele encontrou os primeiros jogadores da equipe, tornando-se presidente do Nantes em 1944.

A primeira partida oficial do Nantes foi contra o FC Paris, no estádio Olympique de Colombes, onde o time de Saupin venceu por 2 a 0. Porém, a primeira glória veio com uma fantástica goleada sobre o Sochaux, principal time da França na época, por 9 a 0.

A vaga para a primeira divisão veio em 1963. No entanto, algo que chocou os torcedores da época foi a morte de Marcel Saupin, que não chegou a ver seu time na elite do futebol francês. O Nantes ganharia seu primeiro título nacional em 1965.

Em 1973 e 1977 o clube saiu como vencedor máximo do futebol francês, liderado por Jean Vicent, que após encerrar sua carreira como jogador seguiu como gerente de futebol do clube até 1982.

Outro título especial conquistado pelo Nantes foi a Copa da França de 1979, em cima de outro grande time do país, o Auxerre. Mas foi na final de 1983, contra o Paris Saint-Germain, que nasceria um grande ídolo da agremiação. O time perdeu a final por 3 a 2, mas José Touré fez um gol antológico que lhe rendeu o apelido de “Brasileiro”. Touré ainda foi o principal destaque da equipe no título nacional no mesmo ano.

O período mais difícil da história do Nantes data de 1984 a 1991. Nesta época, o clube não conseguiu conquistar títulos e ainda foi rebaixado para a segunda divisão do futebol francês. Somente em 1992, quando o técnico Jean-Claude Suaudeau voltou à equipe, o time retornou à primeira divisão e começou a investir novamente em contratações e categorias de base.

Na temporada 1992-1993, a equipe fez um bom Campeonato Francês e revelou talentos como Patrice Loko, Claude Makelele e Christian Karembeu.

Entre 1995 e 1997, o Nantes voltaria a passar por sérios problemas na parte financeira. Em conseqüência desta crise, seus ídolos tiverem que abandonar o clube em busca de um futuro melhor para suas carreiras. Karembeu e Makelele, por exemplo, foram jogar no Real Madrid. Cansado de perder seus melhores jogadores, Suaudeau também abandonou o time.

Na temporada 1996-1997, o Nantes terminou o campeonato nacional em terceiro lugar, sem nenhuma derrota nas 30 rodadas. Porém, o time perdeu a vaga para a Liga dos Campeões da Europa para o Mônaco, o que acabou transformando a boa campanha em desapontamento.

Após isso, o Nantes não conseguiu boas participações nos próximos três Campeonatos. O time encerrou sempre na zona intermediária da tabela, não agradando nem de longe seus torcedores. Neste período viriam mais duas Copas da França de consolo: 1999 e 2001. O ano de 2001, por sinal, foi marcante. O time foi comprado por uma empresa chamada Group Dessalt, que designou o novo técnico da equipe: Gean-Luc Gripond.

Porém, o título nacional de 2001 conquistado depois de se integrar ao Group Dessalt, foi o último do clube. Na temporada 2003/04, a equipe foi derrotada pelo rival Sochaux. Além de ficar fora da briga pelo título, o clube também não alcançou a vaga na Liga dos Campeões.

Para se ter ideia da tradição do FC Nantes no Campeonato Francês, o clube ficou abaixo da 10º posição, de 1963 até 2000, apenas quatro vezes. Porém, nos anos 2000, com três campanhas ruins, foi rebaixado pela primeira vez em sua história, em 2006-07, quando ficou na última posição do certame nacional. Retornou no ano seguinte apenas para sucumbir mais uma vez, em 2008-09. Na temporada seguinte, não conseguiu acesso e disputará, em 2010-11, novamente a segunda divisão francesa.

Títulos
 
Campeonato Francês 1965, 1966, 1973, 1977, 1980, 1983, 1995 e 2001
Copa da França 1979, 1999 e 2000

Estádio

O Stade de la Beaujoire (Nome Oficial: Stade Louis Fonteneau) é um estádio localizado em Nantes, na França. É a casa do time de futebol francês FC Nantes Atlantique.
Inaugurado em 8 de Maio de 1984 num amistoso entre o FC Nantes Atlantique e a Seleção Romena de Futebol, tinha capacidade para 52.923 torcedores. Atualmente, a capacidade máxima é de 38.285 espectadores.
Em 1989 foi rebatizado para Stade Louis Fonteneau, em homenagem ao Presidente do clube de 1969 até 1986, mas a maioria dos torcedores ainda chama pela nome original.
Recebeu partidas da Eurocopa de 1984 e da Copa do Mundo de 1998 (entre elas, o jogo Brasil e Dinamarca pelas Quartas de Final).

Hino

Allez allez, allez Nantais jouez,
Tous avec vous les jaunes et verts
D'un seul élan et sur un seul air
Nous vous crions Nantais gagnez

Du nord au sud de la Loire
De la Bretagne à la Vendée
Nous sommes ici pour supporter
Les Canaris de la Beaujoir

FCNA tu peux compter
Sur le soutien de nos clameurs
Et de nos chants repris en coeur
Par la chorale des Nantais

Vous êtes pour nous des champions
Les magiciens du ballon rond
Portez bien haut notre fanion
La fierté de notre région

 
Apelido: Les Canaris (Os Canários) 

Site
http://www.fcna.fr/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância